O mito da produtividade
Sabe aquela frase "trabalhe enquanto eles dormem"? Spoiler: não faça isso!
Um dos maiores aprendizados que eu tive no ambiente de trabalho é que não é possível ser 100% produtivo o tempo todo, nós somos seres inconstantes e principalmente em nosso ramo, a tecnologia, isso fica cada vez mais claro.
Um computador tem toda a capacidade de ser 100% produtivo, mas não somos máquinas e precisamos de descanso, inclusive pois nós somos aqueles que ensinam as máquinas a serem produtivas.
O resultado do nosso trabalho deve ser produtivo
O mito da produtividade é representado pela produção excessiva de trabalho, onde as pessoas colocam que estar ocupado e realizando tarefas pelo maior tempo possível é ser produtivo.
Porém, o corpo humano nunca foi dessa forma, por milhares de anos nós não recebíamos a quantidade extrema de estímulos que convivemos hoje em dia, e trabalhar o dia todo, desde os trabalhos convencionais até "trabalhar para redes sociais" é extremamente cansativo.
Não sei se tu já pensou nisso, mas a 50 anos atrás, as pessoas desligavam as luzes, deitavam na cama e dormiam. Enquanto hoje em dia a gente passa pelo menos 5 minutos na frente do celular antes de virar para o outro lado e fechar os olhos.
Isso tem um impacto direto na nossa mente e no nosso corpo, essa cobrança de ser cada vez melhos acaba nos tornando cada vez pior.
E nessa de ficar 100% ocupado o tempo todo, nos esquecemos de fazer o que realmente importa: manter a saúde e entregar impacto, o produto do nosso trabalho tem que ter a maior qualidade possível, e só seremos capazes de chegar a isso, se cuidarmos da nossa mente.
Produção excessiva só vai te dar um burnout
É importante estipular pausas, entender o processo de evolução de si próprio e conseguir ter inteligência emocional para lidar com isso.
Como Desenvolvedores de Software, nosso trabalho é cansativo e quase artístico, a produtividade extrema pode até ser prejudicial, já que nosso trabalho não é (ou não deveria ser) contabilizado pela quantidade de linhas que conseguimos escrever por minuto.
Imagine tentar ser "mais produtivo" ao ler uma documentação e compreender um fluxo, isso é extremamente difícil e apenas funcionará conforme o tempo de experiência.
Resolver problemas e tomar decisões não é um trabalho que em muitas vezes não é linear, logo, em alguns dias resolveremos mais problemas e em outro tomaremos mais decisões, mas isso não significa que nosso dia foi mais ou menos eficiente por conta disso.
Demonstrar seu trabalho e fazer suas atividades com qualidade são as maiores provas de que você está sendo produtivo. Acolher colegas e ajudá-los com suas questões é ser produtivo. Resolver problemas que impactam o dia a dia da empresa é ser produtivo. Ficar desesperado para escrever código e demonstrar serviço pelo quão ocupado você é, não é produtivo.
Para lidar com esse problema, é necessário parar um pouco.
Converse com sua liderança e colegas e alinhe expectativas, nada vale um burnout então é importante que todos os pontos dessa conversa saibam que você está se esforçando para fazer um bom trabalho mas que isso não pode impactar as outras partes da sua vida.
Durma o suficiente.
Pratique exercícios, eles vão te ajudar em muito mais do que simplesmente modificar seu corpo.
Aprenda a descansar, de verdade, "desligar" a cabeça de vez em quando, não só de noite.
Abraço, amigos.
Fiquem bem!