É, tem vezes que a gente cai no papo de "vestir a camisa" e fica pensando em como vai usar o banco de horas no futuro (que nunca chega).
Cara, aqui é contalibilizada cada hora referente as resoluções das taks, não é levado em consideração pausa pra banheiro, tomar um ar, ler uma doc sobre a lib e etc... todo dia tem que justificar 8,5 horas de códigos nas atividades, as vezes tem dia que não bato ponto porque não consegui fazer a atividade dentro do prazo e pra não ser cobrado pela justificativa do tempo em excesso eu prefiro ficar negativado no banco de dados trabalhando sem bater o ponto quando isso acontece, sei que estou errado, mas, como vejo os colegas conseguindo dar conta, fico com vergonha de demorar mais que os outros em alguma atividade, mesmo eu sendo júnior e eles sênios.
É, nem sempre esse é o melhor jeito de medir.
A maior parte do nosso trabalho é entendendo o problema (conversando com outras pessoas para pedir detalhes, o que inclui reuniões, etc), analisando as soluções (muitas vezes discutindo com o time), lendo código alheio (pra saber onde e o que mudar), e só depois escreve-se o código. Depois ainda vai gastar tempo testando, corrigindo os erros que encontrar (e talvez tenha que conversar de novo com o time, pois esbarrou em um problema bizarro, etc) e por aí vai.
Escrever código é só uma pequena parte do trabalho. Por mais contraditório que pareça...
ótimo ponto, cara, código é tipo 20% do nosso trabalho, mas 100% do nosso trabalho é resolver problemas e tomar decisões, se tu tem que conversar com pessoas e até mesmo fazer uma pausa pra poder realizar essa tarefa, vc está sendo produtivo à sua maneira!