Executando verificação de segurança...
3

saindo do desenvolvimento web

Fala turma !!

sou um iniciante em programacao e atualmente estou pensando em sair do desenvolvimento web
com HTML CSS e JS (ainda nao aprendi nenhum framework)
e eu sinceramente estou pensando em começar java ou C para fazer apps ou algo do tipo

tenho 16 anos e sou bem iniciante ainda poderiam deixar a opinião de vcs ?

obrigado turma !!!

Carregando publicação patrocinada...
3

Garoto, você está tentando se separar, sem ter se casado ainda. Continue o namoro, com HTML, CSS, JAVASCRIPT. É salutar que conheça outras garotas também, PYTHON, C, Rust, etc.
Mas procure entender os fundamentos de um relacionamento, isto vai ajudar bastante e vai te ajudar a entender as coisas.
Estou falando de Lógica de programação, algoritmos e estruturas de dados, habilidade de solução de problemas e muita prática e experiência

Enfim, você não esta na idade de largar nada, mas sim de somar e ir aprendendo, seja na internet, com amigos, no colégio, sei lá onde, enfim....

E um detalhe, saber um pouquinho de cada coisa, não torna ninguém especialista em nada.

É o tempo e nosso esforço que vai moldar nossa vida profissional.

Boa sorte.

1

Vamos supor que você vá para Java.
Estão exigindo Angular e Typescript.
A boa notícia é que vai aprender fácil Typescript se já conhece Javascript.
Má notícia, você se for criar componentes em Angular, vai ter que saber HTML e CSS.

1

Fala jovem, tudo bem ?
Bom vou deixar minha opinião aqui, eu indico você pensar se deseja focar em BackEnd, FrontEnt ou até mesmo FullStack.
Falo isso porque assim você consegue traçar uma rota de aprendizagem para você e até não perdendo tempo estudando algo que não vá usar, o momento é para você conseguir criar uma base de conhecimento, nada impede de você mudar em um futuro... Até porque o que mais escuto hoje é você é Desenvolvedor, não importa a linguagem, se é front ou back.. rsrs

Porém o que mais te indico, Estude os FUNDAMENTOS primeiro de tudo, isso é primordial para o seu crescimento, vejo muitas pessoas que estão começando indo direto para Framework, linguagem e até já colocando a mão na massa, sem saber os fundamentos.

Veja bem, não quero dizer que não precise treinar, porque é na pratica que você vai evoluir, mas sem uma base... fica bem dificil..

Aproveito até para deixar o um dos artigos do Tabnew Caro programador iniciante, fundamentos!
onde ele explica o problema de não conhecer os fundamentos...

Porque com esses fundamentos para você a linguagem vai ficar abstrata, caso pegue uma para treinar e aprender sobre ela.. mas no final.. os conceitos na maioria dos casos são iguais, sendo necessário só aprofundar na sintaxe.
Mas é só minha opinião, desejo muito sucesso nessa carreira!

1
1

Fala meu querido beleza? Cara eu também sou iniciante kkk, mas estudo back-end.
Tem um canal no youtube muito bom chamado DevDojo.
Ele ensina banco de dados, java, springboot....
Tudo para você se tornar uma dev back-end, e o melhor de tudo é que está gratuito rsrs.
Eles possuem discord onde ajudam os alunos. São bem atenciosos.
Qualquer coisa estamos ai! Abraços e boa sorte em sua jornada

1

Vamos ser realistas, você tem 16 anos, está falando em largar o desenvolvimento web, mas mal começou, ainda não sabe nenhuma framework, diria que não sabe nem um terço do que o javascript pode te oferecer.

Você é jovem, tem tempo (certamente 6 a 8 horas livres por dia), não precisa botar dinheiro em casa. Estude mais o web, é um bom fundamento para você conhecer.

Depois você pode derivar para NodeJS, entender um pouco de backend, terminal, Linux.

É a area em maior expansão hoje em dia. com o conhecimento web você desenvolve para praticamente qualquer plataforma.

1

Olá! O interessante é você não abrir mão, mas sim migrar para o que quer somando com a sua bagagem. Trate o tempo que dedicou como investimento, se for para java ou C pense em uma forma de sua bagagem "html,css e js" somar. Nesse processo crie pojetos mescladno tudo para destacar suas skills e estimular novas ideias.

1

Já está trabalhando? Está bem na área? Tem certeza que quer sair dela? Por que? Sem nem ter tentado já sabe que não é o que quer?

Eu gosto da ideia de alguém que prefere sair da web porque é um recurso muito abusado, existe vida fora dela, e costuma entregar produtos melhores para os usuários, mas o gosto dos desenvolvedores têm se sobreposto à necessidade dos usuários. Tudo tem solução, e melhor em aplicações nativas. Só que muita gente não sabe como fazer.

Quem bom que não aprendeu frameworks. Pelo menos se resolveu fazer na mão, por um tempo, assim aprende do jeito mais correto, para depois buscar a produtividade. parece que gosta de safios, isso parece promissor.

Com apenas 16 anos e sem uma bagagem, tem a chance de escolher seu caminho, mas também pode ser mais difícil decidir, falta informação e experiência para traçar até mesmo qual seu objetivo de vida e o que quer na profissão. Até para confiar em pessoas aleatórias na internet. QUer entender mais? Eu já postei diversas vezes aqui mesmo no Tabnews, e em algumas outras plataformas também. Verá aqui um monte de opinião muito diferente e não saberá em quem coinfiar. tenderá ir para quem falar um pouco melhor ou o que você quer ouvir. Todo cuidado é pouco.

De qualquer forma, a solução é se expor a tudo, e não deixar de lado o que já aprendeu. Manter a mente aberta para tudo é extremamente saudável.

Se quer carreira em aplicações comerciais/administrativas, que chamamos de LOB (Line of Business) Java pode ser uma boa. Eu prefiro Kotlin que é muito próximo. Seria legal até aprender ambas. Tem menos oportunidades com Kotlin e você não vai convencer um empregador a usá-lo com apenas 16 anos, mas pode ir abrindo portas mais pra frente, e sabe Java que tem oportunidades mais claras.

Não deixe de avaliar C#. que é parecido com Java, mas uma plataforma diferente, então não aproveita tanto assim o aprendizado, a não ser no básico que vale para quase qualquer linguagem. Foi minha escolha. O marketing dela não é dos melhores, mas ela tem uma formação e uma capacidade de atingir quase todos os nichos com eficiência e produtividade do desenvolvedor que você se surpreenderia e não tem nada que se aproxime em equilíbrio.

C, ou C++ ou Rust, ou agora Carbon é para quem vai desenvolver sistemas, ou seja, algo de mais baixo nível, aplicações que precisa de extrema eficiência, economizadora de recursos, acesso ao hardware, controle estrito dos recursos, inclusive para tempo real. São linguagens em um nicho mais estrito. É bem bacana, se gostar será uma ótima jornada, mas precisa se preparar extremamente bem. Tem mercado mas ele é pequeno. Mercados pequenos costumam ter menos concorrência, mas ela costuma ser mais qualificada na média. Obviamente os mercados mais procurados é onde está todo mundo, muita gente e com todo tipo de qualificação, alguns muito bons, mas a maioria com qualificação inferior, é mais fácil se inseriir no começo.

Nela muito mais que as outras, aprender os fundamentos da computação e engenharia de software, além de já estar bem na matemática, comunicação e expressão e ciências, junto com ter atenção aos detalhes, é muito importante para ter uma carreira em nível elevado. Saia da zona de conforto, não vá para a gratificação instantânea. O caminho mais difícil dá recompensas melhores. Tenha esse parágrafo como o mais importante deste texto.

Pesquise muito mais, comece a fazer um pouco, vai se acostumando com coisas novas, e devagar vai evoluindo para achar o que for melhor para você. Você tem tempo para trocar quantas vezes precisar.

Espero que te ajude a tomar uma decisão por conta própria e trilhar um caminho de sucesso.

Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Cara, eu não diria para largar a web, mas também não digo para não aprender novos horizontes.

Aprender a desenvolver em Java, C, Delphi, Etc, como aprender qualquer coisa, sempre vai ser válido, e se tu tem interesse, tem mais que estudar mesmo.

Mas EU particularmente acho a web uma puta entrada, pois é muito mais fácil e prático de se praticar. No console do teu navegador tu consegue brincar. Tu cria um arquivo html, chama o js e Magic, tá pronto teu Hello world. Em ambientes embarcados geralmente é tudo mais engessado e mais difícil. Por vezes se desiste na preparação do ambiente, na compilação do arquivo, ou na semântica da linguagem.

Hoje eu não troco os estudos na web por nada. Abraço!

1

Pow 16 anos eu tava terminando o terceirão sem saber que faculdade ainda iria fazer, e no fim foi Ciência da Computação, hoje tenho 25 anos, atualmente trabalhando com front end na maior parte do tempo, mas fazendo alguns trabalho em backend e mobile com react native.

Você tem muito tempo ainda, para pensar, estudar, vai dar certo, vai devagar e constante!

1

Bom dia!

Java ou C é uma boa, mas a curva de apredizado pode ser um pouco grande, poderia então pegar alguma liguagem não compilada e de mais fácio abrendizagem e que em sua maioria tem framworks que são fullstack.

Com isso a minha sugestão seria comecar com python e ai você pode usar com fastAPI para contruir de forma simples APIs, com flask ou django para aplicacões web fullstack assim como APIs.

Ou poderia comecar com ruby daí utilizar rails que é o framwork mais famoso que também é fullstack ou com sinatra que te ajuda a criat apps de forma rápida.

O importante é escolher um framwork e ficar com nele, e posteriormente conforme a necessidade estudar outras coisas para ajudar a contruir app ou partes delas, pois nem todo framwork vai te dar tudo que precisa.

É muito importante estudar banco de dados, comecando pelos relacionais e depois partindo para os não relacionais e NoSQL, não esquecendo também do funcionamento da web como os metodos http, respostas, entre outros.

Para desenvolvimento offline, desktop não vejo o mercado muito forte nisso, mas seria bom aprender só pra ver como funciona, mas não com um foco muito grande.

1

Olá, colega. Beleza pura?
Espero que sim.

Eu sou um cara com um pouco mais de tempo de vida que você, e iniciante em desenvolvimento front-end também. Tenho cerca de 1 ano e 10 meses, ou 2 anos, com estudo e desenvolvimento front-end.

Mas, ao que me parece, você está meio perdido quanto ao que deseja fazer.
Vejo que quer ser programador (muito bom isso - saber o que quer!), mas noto que você não se decidiu ainda se quer ser Front-end, Back-end, ou outra coisa. E está tudo bem pra você! Você tem 16 anos, e é uma idade boa para decisões (eu migrei para programação aos 30...).

Sugiro você parar um momento e procurar, dentro de você, a resposta para:

  • "O que eu quero da minha vida?"

Depois que você chegar em uma resposta, sugiro:

  • "Qual é a melhor ferramenta para isso?"

Assim você chegará em uma lugar melhor para tomar uma decisão.
Mas, não desmerecendo o que os colegas disseram acima, continue estudando lógica, algoritmos, que são a base para tudo! Tenha uma base sólida, que o mais é folhagem.

Acredito que Javascript seja uma boa linguagem para se trabalhar, com uma vasta documentação e uma boa comunidade, mas Ruby, Python e Javão (como brincamos na empresa quando à Java) também acha alguma coisa procurando na rede.

Acho que, entendendo bem a base com Javascritp (que você já começou a aprender), não terá muita dificuldade para migrar para uma outra linguagem - será mais a sintaxe do que outra coisa.

Torço para que você encontre as respostas para os teus questionamentos. 16 anos é uma idade de muita mudança mesmo, e nossa cabeça muda quase que diariamente.

Boa sorte!