Olá, colega. Beleza pura?
Espero que sim.
Eu sou um cara com um pouco mais de tempo de vida que você, e iniciante em desenvolvimento front-end também. Tenho cerca de 1 ano e 10 meses, ou 2 anos, com estudo e desenvolvimento front-end.
Mas, ao que me parece, você está meio perdido quanto ao que deseja fazer.
Vejo que quer ser programador (muito bom isso - saber o que quer!), mas noto que você não se decidiu ainda se quer ser Front-end, Back-end, ou outra coisa. E está tudo bem pra você! Você tem 16 anos, e é uma idade boa para decisões (eu migrei para programação aos 30...).
Sugiro você parar um momento e procurar, dentro de você, a resposta para:
- "O que eu quero da minha vida?"
Depois que você chegar em uma resposta, sugiro:
- "Qual é a melhor ferramenta para isso?"
Assim você chegará em uma lugar melhor para tomar uma decisão.
Mas, não desmerecendo o que os colegas disseram acima, continue estudando lógica, algoritmos, que são a base para tudo! Tenha uma base sólida, que o mais é folhagem.
Acredito que Javascript seja uma boa linguagem para se trabalhar, com uma vasta documentação e uma boa comunidade, mas Ruby, Python e Javão (como brincamos na empresa quando à Java) também acha alguma coisa procurando na rede.
Acho que, entendendo bem a base com Javascritp (que você já começou a aprender), não terá muita dificuldade para migrar para uma outra linguagem - será mais a sintaxe do que outra coisa.
Torço para que você encontre as respostas para os teus questionamentos. 16 anos é uma idade de muita mudança mesmo, e nossa cabeça muda quase que diariamente.
Boa sorte!