Executando verificação de segurança...
2

Como vocês decidiram qual área ou qual linguagem de programação se "especializar"?

Saudações!

Antes de começar a me aprofundar na área de tecnologia me formei Técnico em Administração e a primeira coisa que percebi de diferente é como a área de tecnologia é vasta e consegue ser interessante e divertida em todas as variações. Óbvio que isso é excelente, mas também tem o lado negativo.

Acredito que devido a isso muitos iniciantes podem ficar confusos em decidir qual área deveriam focar ou até mesmo em que linguagem começar.Foi o que aconteceu comigo e até hoje eu me questiono se eu fiz a escolha certa de começar a me especializar em segurança. Um outro fator que também dificulta para os iniciantes seria a questão de vagas e pagamentos, já que todas elas tem uma demanda boa e um salário bom.

Ou seja, fica difícil escolher onde se especializar já que tudo consegue ser interessante, ter uma demanda alta e ainda pagar bem. O que me ocorreu foi que eu acabei experienciando cada área e acabei ficando na que eu mais achei interessante; mas isso levou um tempo que se eu tivesse focado logo no inicio, já estaria muito mais avançado.

Como foi essa escolha pra vocês? Já entraram na área sabendo o que fazer, se decidiram rápido ou foram sommeliers de áreas como eu fui?

Carregando publicação patrocinada...
2

Olá. No início fiz uma série de tentativas. Tive contato com C#, VB6, C++, Java e PHP durante o curso técnico e não sabia qual escolher. Acabei conseguindo uma oportunidade com VB6 e depois C# mas não com desenvolvimento Web.

Então, com a popularidade do desenvolvimento web, escolhi a tecnologia que eu tinha mais facilidade mas que mesmo assim, entregava o que era popular. No caso, tinha ASP e PHP e acabei optando por PHP.

PHP hoje em dia é considerado menos usual e por algumas pessoas desenvolvedoras, uma linguagem que não deve ser utilizada mas foi a linguagem que há 10 anos atrás me abriu portas e me fez crescer na carreira.

Acredito que antes de escolher qual área ou linguagem de programação se especializar, temos que decidir qual tipo de produto ou serviço que desejamos nos especializar a desenvolver e então jogar na mesa as tecnologias, desde que seja alguma não legada. A linguagem de programação pode ser escolhida depois de escolher o que desejamos criar.

2

Eu comecei minha carreira fazendo um curso técnico em informática, onde comecei aprendendo várias linguagens, e aproveitei para fazer o máximo de projetinhos que eu podia. Quando efetivamente entrei no mercado de trabalho, optei pela primeira opção que me apareceu, afinal, eu tinha que pagar minhas contas. Na época, eu comecei com C++, mas em poucos meses a empresa em que eu trabalhava percebeu que eu tinha facilidade para aprender e me colocou num projeto novo, de pesquisa e desenvolvimento, onde novamente, tive oportunidades pra aprender novas linhguagens e ferramentas. No final das contas, eu fui vendo o que eu gostava mais, e fui aprofundando meus conhecimentos nesses pontos. Por muito tempo eu fui dev FullStack, e só recentemente comecei a realmente me especializar (tenho um total de 10 anos de experiencia, 12 desde que comecei meu técnico).

Dessa minha carreira, até o momento, eu aprendi que a gente é mais eficiente em fazer o que a gente realmente gosta, e que no inicio, nós temos muito mais energia para aprender, e é muito importante aproveitar essa energia, pois vai chegar um ponto que você não vai mais querer passar teu tempo de lazer programando qualquer coisa, com o tempo você será naturalmente mais seletivo com o que faz nos horários de lazer. E aprender várias linguagens, frameworks ou ferramentas diversas não é um problema, mas sim um ponto que soma na tua capacidade de solução de problemas, pois terás um repertório de conhecimento e experiências muito mais abrangente. Claro que fazer isso tem um ponto negativo, o fato de você abranger muito o teu conhecimento no inicio para várias coisas diferentes, sem se especializar nelas, fará com que você receba menos "promoções" do que devs que aprendem em profundidade sobre apenas um assunto. Mas no futuro, com a experiência em vários contextos, você será capaz de resolver mais problemas, pois conseguirá "pensar fora da caixa", e isso conta bastante.

Em resumo, o que eu te aconselharia, seria aproveitar a energia que tens no inico o máximo possível e, maratonar os videos no youtube de outros devs, ou mesmo conversar com os que você conhece, pois você poderá aprender muita coisa com a experiência dos outros.

1

Decidir qual área ou qual linguagem de programação se "especializar" pode ser um desafio, especialmente no início de sua carreira como desenvolvedor. É compreensível que você possa se sentir confuso ou indeciso sobre onde começar, já que a área de tecnologia é vasta e oferece muitas opções interessantes.

Uma coisa que pode ajudar é experimentar diferentes áreas e linguagens de programação para ver o que mais lhe interessa. Isso pode incluir participar de projetos voluntários, fazer cursos online ou simplesmente brincar com diferentes tecnologias em seu tempo livre. Assim, você pode descobrir o que mais lhe interessa e se concentrar em se especializar nessa área.

Outra coisa que pode ajudar é conversar com profissionais experientes em diferentes áreas da tecnologia. Eles podem compartilhar sua experiência e dar-lhe uma ideia do que é trabalhar em diferentes áreas. Isso pode ajudá-lo a entender os desafios e recompensas de cada área e ajudá-lo a tomar uma decisão informada sobre onde se especializar.

No final, a escolha de onde se especializar é sua e deve ser baseada em suas próprias interesses e metas. O importante é continuar aprendendo e experimentando diferentes áreas para encontrar aquela que lhe dá satisfação e realização em seu trabalho.

Este comentário foi gerado por uma inteligência artificial. Para saber mais, leia esta publicação.

1

No meu caso foi basicamente testando, na faculdade eu tive aulas com C, C++ e Java, fora da faculdade eu testei C#, PHP, Python.
Meu primeiro trabalho foi com Java e eu nunca fui muito adepto dessa linguagem, nada contra quem gosta mas eu n curtia muito, entao dentre meus testes eu procurei a linguagem q mais me agradava e nesse caso foi Python, hoje eu trabalho com Python.
Mas ainda sim eu n deixei de testar outras linguagens, hoje eu estudo Rust e Javascript, eu gosto de ter varias opcoes, saber q eu consigo me virar com cada linguagem, estou me especializando em Python mas sem deixar de lado todo o resto, afinal Python n eh a bala de prata da programacao.

1

Bom dia, meu nobre.

Qual a área que o amigo trabalha com Python? Vi Python na faculdade, fiz algumas aplicações para fins de estudo, mas sem muitas pretensões.

1

Brabissimo, eu estou estudando python também (por conta própria, pela faculdade é C++), depois eu pretendo ir pro Java justamente pelo o que tu falou, não só o Python como nenhuma outra linguagem é uma bala de prata.

1

Basicamente fui testando, tive o primeiro contato na alura com javascript. Depois disso iniciei a faculdade e lá tive contato com python, C++ e java. Hoje a linguagem que mais tenho dedicado meu tempo (inclusive extra-faculdade) é o Java e nela que pretendo focar antes de partir para outra.

1

Comigo foi a mesma coisa, meu primeiro contato com código de verdade foi na imersão da Alura. Só que eu não curto muito fazer design e acabei desistindo do Front. Aprendi um pouco C++ na faculdade mas ainda vou ter mais matérias com ela, além de Java e PHP. Por enquanto estou no Python, mas a próxima que eu quero e vou aprender é Java.

1

E outra coisa que reparei também, não sei se foi seu caso, eu comecei a perceber melhor a lógica de programação quando me identifiquei mais com a linguagem que estava estudando no momento. Acho que isso vai até acabar me beneficiando nos estudos futuros.

1

No meu caso, eu tava odiando html e css, até que eu comecei a estudar mais so pra aprender kkkk, ai quando dominei o js eu me apaixonei vei, e entao comecei a buscar vagas e hj sou tech lead de front-end, mas no começo dos meus estudos eu estudava bastante back-end e so dps fui estudar front, aos poucos foi me consquistando.

resumindo, acho que uma dica de ouro pra geral que começa é não colocar muita pressão na hora de aprender alguma stack, porque pra mim isso foi o que mais me frustou e tomou meu tempo, quando eu tirei a pressão e foquei em portfólio minha carreira decolou.

1

Brabissimo, eu comecei com html, css e js na imersão da Alura no começo do ano, antes disso não sabia de nada. Eu achei legal, mas eu tenho senso horrível pra design, aí desanimei e comecei com Python, fiquei meio na dúvida e fui pra Java, desanimei de Java por um tempo e vi que Python era usado bastante em seg...voltei pro Python, agora vamos ver no que dá. Obrigado pelas dicas meu nobre, sucesso!

1

Essa realmente é uma questão que pega no começo da carreira de todo mundo. Deve ser umas das dúvidas mais frequêntes e a mais dificil de responder, pois não há uma resposta correta.

Minha reflexão sobre isso é em cima do fator experiência. Um iniciante, por mais bem acessorado que seja, ainda não tem experiência pra saber o que ele gosta ou não.
Provar um pouco de cada coisa é uma boa opção e o tempo dedicado a isso não é perdido. Hora ou outra você vai usar esse conhecimento pra alguma coisa, seja pra resolver um problema ou mesmo pra conversar no mesmo nível com pessoas de outras áreas.

Uma vez que você experimentou e gostou de alguma área ou assunto, aí sim é hora de partir para uma especialização, sempre dando pinceladas com outras áreas. Afinal a ciência por trás disso é uma só.

1

No inicio eu comecei com Java, nem sabia que existia front-end e back-end, fiquei assim toda faculdade, até que um dia me pediram para fazer o site da empresa(Eu era analista de redes na epoca).

Com isso eu comecei a estudar Front-end, fiquei uns 2 anos pulando de agência em agência e percebi que o que eu mais gostava era front-end.

Hoje eu estudo de tudo, Design, back-end, cloud mas meu foco principal de estudo sempre vai ser o Front-end.

Mas respondendo sua pergunta, assim que toquei no front-end já percebi que era isso que eu iria fazer para o resto da minha carreira.

0

Olha eu admito que escolhi TS após entender que era onde eu tinha a maior demanda no meu primeiro momento de carreira. No início eu tava aprendendo PHP, JAVA e JS tudo ao mesmo tempo. Até que vi que era necessário focar em uma. Primeiramente para focar no meu aprendizado olhei somente o front com a tríade CSS + HTML + JS. Quando notei que estava com os conceitos do JS bem consolidados, foi no momento que migrei para o backend, que sempre foi a área que quis.

A partir desse momento comecei a me focar nos detalhes do JS, entender o porque usar tipagem e migrei pro TS. Acabou que no meu caso foi uma decisão que coincidiu com as oportunidades da carreira. Meu primeiro projeto profissional foi com Node, comecei a ministrar cursos também com JS/TS e os projetos de freelancer que apareceram sempre envolveram TS.

Isso obviamente acabou forçando o meu foco para essa linguagem. Hoje, dois anos depois do início da jornada, me sinto tranquila com qualquer ambiente TS, mas antes da linguagem foi importante consolidar os princípios básicos: lógica, POO, estrutura de dados. Agora vou precisar migrar de linguagem, me preparando pra entender e conhecer um novo ecossistema, mas o fato da base estar consolidada já facilita esse novo momento.

Voltando à questão original, minha escolha no momento veio em virtude da necessidade e o que fazia sentido para a carreira. Coincidentemente as oportunidades de mercado ajudaram. Uma coisa que sempre recomendo, se você está procurando a tua primeira oportunidade, acho que o melhor caminho é JS e JAVA, são as duas linguagens com maior demanda e chances de entrada no mercado.

Depois que se consolidar, pode ser o momento de arriscar, expandir o conhecimento. E lembrando sempre, todo dia é uma nova oportunidade para aprender.