Como lidar com novos trainees?
Olá, hoje estou aqui para comentar sobre algumas dificuldades que enfrentei com novos trainees na Empresa Júnior em que participei.
Contexto
A empresa júnior (EJ) da qual eu fazia parte realiza projetos de diversas engenharias (elétrica, civil, computação, química, etc.), por ter sido fundada em uma escola politécnica de engenharia.
Atualmente, o núcleo de computação realiza apenas um serviço:
- Criação de websites.
A maioria dos novos membros são dos períodos iniciais da faculdade, do 1º ao 3º período, sendo assim, muitos deles apresentam conhecimento superficial de desenvolvimento web, ou melhor, conhecimento superficial de computação/programação como um todo. Com isso, existe a necessidade de capacitá-los do "zero" a cada processo seletivo.
Coisas que você precisa ter em mente
- A rotatividade de membros em uma EJ é muito alta; a cada 2 anos, pode-se dizer que a empresa é composta por uma equipe completamente nova.
- O tempo médio de estágio em uma EJ é de 1 a 2 semestres (no caso da EJ que participei).
- A EJ está em crise, saindo de um ano excelente (2022, ano em que fui membro) para um ano em que apresenta muita dificuldade de fechar projetos (2023).
- Os membros não possuem salário.
Com isso, vamos às principais dores da EJ:
1. Desengajamento geral
Atualmente, a empresa enfrenta um problema muito sério de desengajamento dos membros efetivos, desestimulando os novos trainees.
A EJ em questão não está conseguindo dar o "puxão de orelha" de forma efetiva. Ou seja, os membros têm a sensação de que, independentemente de seu comportamento, nunca serão punidos e, por isso, não buscam melhorar ou alcançar as metas.
Outra coisa que a empresa não consegue fazer é reconhecer o progresso/conquista do membro e bonificá-los. Existem "prêmios" como projetista do mês, porém, em alguns casos, parece não haver critério algum na escolha, desestimulando quem realmente mereceria essa posição de destaque.
Obs: Como no Movimento Empresa Júnior, os membros não podem receber recompensas em dinheiro; um tipo de bonificação seria a compra de um livro/curso.
Desengajamento no núcleo de computação
Neste cenário, o núcleo possui diversos projetos em atraso e sem perspectiva de resolução, onde os membros aparentam não ligar se o projeto vai ser concluído ou não.
Alguns projetos bem antigos às vezes voltam à tona (nunca entendi como essa dinâmica funcionava). E muitos deles não tem documentação, sendo este outro fator que desestimula bastante os membros (acho que desestimularia qualquer um 😂) que muitas vezes ficam perdidos no projeto.
2. Capacitação
Como falei anteriormente, a maioria dos trainees tem um conhecimento muito básico de computação no geral, e por isso sempre temos que capacitá-los do zero.
Porém, ao menos no núcleo de computação, não existe um processo bem definido para esta capacitação. Sempre escutei perguntas como:
- O que eles devem estudar?
- Qual ordem de conteúdos eles devem seguir?
- Quem deve estudar o que?
- Com que tarefas posso fazer uma avaliação?
Apenas uma coisa não varia: os trainees que estão em capacitação fazem apenas isso. Ou seja, o trainee que está em processo de aprendizagem fica distante dos projetos. Isso, em minha opinião, apenas colabora para o cenário de desengajamento dos membros, haja vista que todo o conhecimento que está sendo absorvido não está sendo utilizado em um projeto real, tirando a sensação de estar participando/fazendo a diferença na empresa.
Enfim, existem várias outras questões que poderiam ser discutidas, mas prefiro focar nas que falei.
Questionamentos
- Como engajar membros novos e antigos?
- Como valorizar o progresso dos membros/trainees e recompensá-los?
- Como fazer com que os membros/trainees levem a sério os "puxões de orelha"?
- Quais os passos para a definição de um plano de capacitação bem estruturado?
- A capacitação deve ocorrer antes da entrada em um projeto ou pode ocorrer de forma simultânea?
Se você julgar que precisa de mais alguma informação para responder a essas questões, basta perguntar. Ficarei feliz em responder.
Caso você tenha identificado outro problema, sinta-se livre para destacá-lo e propor alguma solução.
Desde já agradeço!