Executando verificação de segurança...
7

Programo a 4 anos e sinto que "não sei nada".

Não sei se muda a opinião na leitura mas atualmente tenho 23 anos e sou autista.

Comecei a programar em 2019 por puro hobby e sempre quis aprender apenas o que eu tivesse interesse e ponto. Durante a maior parte isso não era nenhum problema, meu intuito sempre foi apenas poder criar (ou editar) codigos para servidores privados de certos jogos (Minecraft, Tibia, MTA...) e criar bot de Discord.

Sendo assim nunca me interessei por fazer algum curso, ou aprender programação de maneiras 'convencionais', nunca estudei sobre logica de programação e tudo que aprendi foi na tentativa e erro.

Das linguagens que usei durante esse tempo, foquei mais em Javascript especificamente em Node (obrigado discord.js)

Mas vamos ao problema, em meados de 2023 decidi mudar de hobby para profissão e me vi perdido em algumas.

Conhecimento(?)

Esse é um dos fatores o qual me incomoda mais, eu sinto que não sou um um total novato, mas nem me considero junior.

Nunca criei projetos de soluções relevantes no backend e nunca mexi com front end (ou desenvolvimento web em geral)

Com soluções relevantes quero dizer a qual são mais utilizadas ou que se aprende inicialmente como CRUD's e Database, embora já tenha utilizado MongoDB.

Então me vejo perdido em um limbo
Não saber Nada | (??)EU(??) | Saber o basico para trabalhar

Area

Outro problema que venho enfrentado é qual area escolher para iniciar no mercado.

Não me acho bom o suficiente em back end visto nunca ter tentado criar algum projeto e não saber ao certo o que preciso estudar

E sempre tive certa repulsa por desenvolvimento web principalmente o front end ${insira aqui um meme sobre centralizar div}

Autosabotagem

Eu imagino que se eu pegar pra estudar uma area e focar alguns meses num curso eu realmente consigo inicar como junior em alguma empresa, não tenho nenhuma pretenção salarial de inicio então até mesmo entrar como estagiario seria de boa.

Mas eu sempre fico pensando que não sou bom pra isso, que qualquer pessoa com o mesmo tempo de aprendizado seria melhor e que não vai ter pq alguem me contratar e isso é muito complicado, não tenho conseguido lidar com esse fator.

Tentei ler e reler o maximo para corrigir e não ter erros no texto ou coisas muitos confusas mas não sei se ficou bom!

Carregando publicação patrocinada...
4

Caro Elder!

De cara posso te falar que 2 passos importantíssimos você já deu. Que é reconhecer que precisa avançar. E segundo, coragem para expor seus anseios publicamente.

Acredite, como alguns colegas já te responderam aqui, isso é normal, para a maioria de nós. Sócrates, o filósofo grego, costumava dizer que não sabia nada.

Se posso contribuir de alguma forma, te sugiro algo que funcionou pra mim no início da minha carreira. Pegue um problema real, de alguma empresa (pode ser a lojinha do seu Zé, do seu bairro), de preferência de alguém que você tenha contato e tenha fácil acesso e liberdade para perguntar. Diga que quer se propor a resolver uma "dor" do negócio dela "de graça" (isso é muito importante). Pronto, você já terá um desafio real diante de você.

Arrume o problema, e a solução você irá descobrir. Não saia de início já tentando desenvolver. Pense 80% do tempo a respeito do problema que pretende resolver, e escreva código nos outros 20%, se necessário. Você vai perceber que, muitas vezes, a solução para um problema não necessariamente requer o desenvolvimento de um software inteiro, às vezes é mudar processo, ou conectar coisas que já existem. Pesquise muito sobre APIs. Será muito útil.

Se entender que precisa desenvolver, materialize, mesmo que num papel, o que precisa ser feito, pelo menos até onde você entendeu. Valide com o "cliente" se o seu entendimento a respeito da dor dele está correto. Feito isso, defina o que deve ser feito, e volte com ele novamente, perguntando se o que você está pensando, o ajudaria.

Feito isso, fatie o elefante. Quebre o objetivo em pequenos pedaços e vá fazendo etapa por etapa. Sem pressa. Cada pedacinho que conseguir fazer, vai te gerar mais auto-confiança. Vá mostrando pra ele. Isso deu muito certo pra mim. Acredite.

Você já é um cara diferenciado, só de ter postado sua dúvida aqui.

Te desejo todo sucesso!

Abraço!

1

Pelo seu relato acredito que você tenha capacidade para atuar com backend sim, já ter mexido com servidores de jogos e bot de discord já te deu algum nível de conhecimento em redes. Dê uma olhada nas vagas da sua região, alise o que é pedido e vai estudando esse tópicos.

1

Conhecimento tu tem, tu só precisa focar em algo que agregue conhecimentos para as entrevistas e etc que tu possa fazer.

Escolhe uma área, web, mobile, desktop etc... e estude sobre....

Quando peguei meu primeiro estágio em T.I foi na área de suporte de uma hospedagem de sites, e na época eu não tinha experiência de trabalho, e o processo seletivo tinham 3 etapas, que envolviam prova técnica e lógica... Enfim, segundo o lider técnico que me avaliou, oque chamou a atenção dele em mim foi o fato de eu ser um dos poucos que responderam as questões de linux, e a maioria dos caras nem tentaram responder e deixaram as questões de linux em branco... tudo por que em 2014 eu comecei a assistir os videos do Diolinux, e quiz me aventurar a usar.

Finalizando aqui, queria te dizer que tudo oque tu aprendeu até agora pode te ajudar sim!!

1

Amigo, obrigado por compartilhar o relato, mas você pode obter experiência sem precisar estar em um emprego formal, voce pode criar projetos e torná-los operacionais gastando pouco ou até nenhum dinheiro.

Se tu juntar um repo no github + 2000 minutos free de github actions mês + free tier (AWS ou OCI) você tem uma infra (minima) 100% free e na cloud.

Sobre estudar para uma vaga, o que me diz de aplicar para uma(s) vaga(s) usando as habilidades que você já tem?
Pelo seu relato, acredito que você já possui skills para exercer funções formais.

E para concluir, muitas vezes nossos maiores críticos são nós mesmos e isso é algo que deve ser trabalhado e aceito, TODO mundo passa por isso profissionalmente e/ou em muitos outros aspectos... Então simplesmente continue aprendendo, lembre-se que ninguém está preparado até que seja necessário.

1

Isso é uma constante na vida para nós, de TI.
Programo há mais de 20 anos e continuo com a sensação de que não sei nada.
Diversas tecnologias que envolvem o mundo dos microserviços que vou tomando conhecimento "en passant". É uma corrida que você sempre está atrás.
Por isso sempre sou sincero comigo mesmo e com os colegas que não sei mas estou disposto a aprender.

1

Fala Elder! Eu so queria acrescentar que a partir do momento que vc decidiu que ia deixar de virar hobby para virar profissão, você vai ter que fazer uma das coisas mais difíceis,, aprender.. e dependendo do caso, aprender a aprender.. uma glera vai falar pra vc aprender a Fundação, e até que é verdade, mas voce pode fazer isso em paralelo à linguagem que você quer se especializar. No mais desejo todo sucesso mano!!

1

tenho 41 anos, comecei a programar com 17, fazia sites usando tabelas pra formatar o layout e hospedava no Geocities. sempre senti que não sei nada... você se acostuma com a ideia. se até Sócrates sabia que não sabia nada... quem sou eu pra reclamar, talvez reconhecer a própria ignorância seja o que te faça se destacar... se você quer programar profissionalmente, vai fundo, mergulha de cabeça, você é jovem e a hora pra errar é essa...

1

Me identifiquei com você, 22 anos e passando por algo similar... até tentei entrar no mercado direto para ver se destravava mas só me deu um Burnout, apesar de ter pessoas incriveis do meu lado.

Voltei pros estudos mais focado em uma area que eu pelo menos tenha interesse genuíno, estou tentando um projeto pessoal (talvez siga o conselho do @bbranjoss).

Ver essa publicação e os comentários me deu uma animada, sou grato.

1
0