Empresa de tecnologia sem foco em tecnologia. Como melhorar?
Boa tarde pessoal, trabalho numa empresa no interior de minas gerais, ela nasceu em uma incubadora de startups com base tecnológica. Nosso produto é um sistema web que foi inicialmente programado pelos sócios fundadores e depois foi mantido por um desenvolvedor júnior e agora é mantido por um pleno e dois juniors.
A empresa cresce bem, tem uma boa penetração no mercado, porém o foco da empresa sempre foi na parte comercial e acabamos com um sistema legado e muitas coisas feitas "por fora" sem seguir necessariamente um padrão, fazendo com que a digitalização dos processos fique complexa dado a quantidade de exceções a regra que existem.
Eu tenho tido bastante críticas em relação a estruturação do setor de desenvolvimento pois é o único que não possui supervisão e uma liderança tecnica. Seguimos, na minha opinião, um scrum psicológico que tentamos manter um ritmo de entrega de tarefas sem um valor concreto para a empresa, sem planejamento adequado e sem uma organização dos fluxos de trabalho antes da cobrança de uma velocidade de desenvolvimento.
Tentamos defender uma refatoração do sistema para atualizar tecnologias, padronizar as regras de negócios que não estão mapeadas em nenhum lugar e estruturar a base do projeto principal da empresa para poder receber novos projetos que a empresa pretende criar.
Na minha visão, como uma empresa de tecnologia, o setor de desenvolvimento deve participar de toda parte estratégica da empresa, para poder projetar soluções internas e externas que vão deixar a empresa mais dinâmica, eficiente e competitiva.
O desafio é, como uma equipe pequena e sem liderança tecnica pode mostrar para a diretoria a necessidade dessa mudança não só de estrutura na empresa como de mentalidade, trazendo a tecnologia como ferramenta principal do negócio?