Executando verificação de segurança...
2

Aprender Programação : livros ou cursos ?

Turma, eu vejo poucas referências a livros de programação e tantas (muitas mesmo) referências a cursos online. Eu nao tenho nada contra curso algum, mas pra mim os livros funcionam muito melhor. Há de se ter em mente que um curso enfrenta tantas barreiras para ser bom que é difícil que ele valha nosso dinheiro. O curso pode estar mal organizado, o professor pode, por vezes, carecer da didática necessária, ao passo que os livros (pelo menos os que eu tenho e continuo sempre comprando novos) sao extremamente mais detalhados e você sente realmente que é mão na massa. Vocês, no entanto, preferem um curso de javascript ou um livro que trata do mesmo assunto ?
Eu comecei a aprender programação em Abril e escrevo isso pq me sinto muito satisfeito com o meu progresso e quero que você também se sinta com o seu. Eu recomendo os livros da O'Reily (no Brasil pela Novatec).

Carregando publicação patrocinada...
1

Na minha experiência se o seu objetivo é aprender uma linguagem ou framework, nada substitui a documentação oficial somado a muita prática. Um curso pode ajudar a trilhar um caminho mais rápido, mas acho que ele vem só como um auxiliar para você saber o que estudar ainda mais após terminar.

Para aprender padrões que são sugeridos por grandes nomes da área, acho que o livro com certeza se sobressai, afinal se você está estudando sobre a proposta de alguém nada melhor do se orientar com as próprias palavras do autor.

Acho que no fim varia do quanto você quer se aprofundar no assunto, acho cursos uma boa maneira de ter uma visão rápida do assunto (se encontrar um bom curso, o que geralmente pode ser encontrado gratuitamento no YouTube mesmo), mas vai avançar mais se continuar praticando e lendo sobre o assunto.

Só para deixar meus 5 centavos aqui. Recomendo para qualquer programador, experiente ou iniciante, o famoso (e talvez já clichê) Clean Code.

1
1

Não sei se eu concordo, pois até sair o livro, provavelmente a ferramenta já teve updates e não tem como o autor fazer a atualização de forma rápida.

Acredito que o livro seja bom pra usar como uma biblioteca da ferramenta, talvez um MDN em folhas, mas também não vejo vantagens. Alguns livros que vejo vantagens é quando se trata de patterns, ou metodologias ágeis por exemplo, pois foge do conteúdo mais técnico.

Eu ainda prefiro aprender com cursos, e cursos específicos, onde construimos um projeto do zero, que seja um To Do List pra aprender o CRUD de uma linguagem, pois prefiro aprender fazendo.

1

Cursos ficam defasados muito rápido. O que eu prefiro, já tendo uma base sólida sobre programação e computação é:

  • Aprender frameworks/bibliotecas/linguagens com documentação e pesquisar as lacunas que não entendi, pois a documentação (em teoria) é constantemente atualizada.
  • Aprender padrões de projeto, arquitetura de software e temas relacionados em livros ou artigos, pois esse tipo de assunto quase não muda e você consegue excelentes referências em livros de mais de 20 anos de idade.

Para quem não tem uma base sólida, acho importante aprender isso de alguma maneira formal. Eu aprendi no curso técnico e na faculdade. Somando, foram cinco anos e meio de estudo, é impossível comparar isso com um curso de 40 horas.

1

Cara, ambos são instrumentos legais de aprendeizagem. Existem também os blogs, fóruns, tutoriais e as documentações de cada ferramenta e de cada linguagem. Eu aconselho começar com um bom curso introdutório e aos poucos ir se aprofundando com todas essas ferramentas. Assim que você entrar em seu primeiro projeto (mesmo que de teste) notará que um curso por melhor que seja deixa muitas questões a serem respondidas.

1

Um pouco de tudo.

Calma, não estou dizendo para ir consumindo qualquer tipo de conteúdo de forma não deliberada mas, consumir programação tanto em vídeo quanto em leitura é essencial.

Videos são bons para entender um assunto.

Videos são ótimos pois a maioria das vezes há um planejamento por trás que tem como objetivo melhor entendimento do ouvinte, a didática também é um forte quando você encontra aquela pessoa que ensina de uma maneira que parece flertar com a maneira que você aprende.

Leitura é bom para se aprofundar em um assunto.

Leitura é essencial para os detalhes, os vídeos por mais bons que sejam, dificilmente vão abordar cem porcento do assunto que está sendo passado então, consumir seja documentações, artigos ou livros são sempre bons para passar uma lupa naquilo que está sendo aprendido no momento.

No começo pode ser dificil consumir conteúdos direto da fonte pois, sempre existirão siglas, nomes, pretextos que podem parecer confusos mas, o melhor investimento que você pode fazer realmente é aprender a aprender a partir de conteúdos como documentações pois, no futuro você irá conseguir absorver literalmente qualquer coisa apenas lendo o digamos, manual de quem desenvolveu a stack.

Organização é tudo.

Enfim, o ideal é saber se organizar para sempre está em contato tanto com um quanto com o outro.
O que eu recomendo é sempre depois de uma aula seja de um curso ou até um vídeo no youtube, dar uma lida na documentação da stack que está sendo aprendida pois eu posso garantir que sempre surgirar algo novo e, você sempre estará um passo a frente de quem só seguiu aulas após aulas.

1

Para mim, o que mais ajudou em Python, foram livros:
Livros que utilizei:

Os 4 principais na minha opinião:
1- Eric Matthes - Curso Intensivo de Python
2- John Zelle - Python Programming
3- Python e Orientação a Objetos -> https://www.alura.com.br/apostila-python-orientacao-a-objetos/
4- https://engsoftmoderna.info/ (este livro é disponibilizado em vários formatos, inclusive gratuitamente em HTML para ter uma boa noção da engenharia de software, recomendo demais)

Para muito mais livros, artigos, etc... segue esse repo disponibilizado por Eric Hellman no GitHub:
https://github.com/EbookFoundation/free-programming-books/blob/main/books/free-programming-books-pt_BR.md#engenharia-de-software

Tamo junto, boa sorte dev 👨🏻‍💻

2