Executando verificação de segurança...
4
zane
1 min de leitura ·

Você aceitaria ganhar menos do que merece como Junior?

Pelo que sei, há muitos juniores e iniciantes nesta plataforma buscando oportunidades na área. No entanto, minha dúvida é a seguinte: digamos que você realmente valha o que o mercado diz, ou seja, algo em torno de mais de 3000 reais.

Além disso, você estudou bastante por quase um ano e possui vários projetos, considerando-se bom e talvez até acima da média.

Você aceitaria ganhar um salário mínimo ou menos em sua primeira oportunidade?

E também, você aceitaria trabalhar em um ambiente que utiliza tecnologias ultrapassadas, sem organização, com um chefe bastante desagradável?

Quanto tempo você acredita que duraria em uma empresa assim?

Carregando publicação patrocinada...
4

Aceitar um salário baixo por um período curto, com a perspectiva de crescimento, pode ser aceitável, mas não deve ser uma situação permanente.

Quanto ao ambiente de trabalho, é vital considerar seu bem-estar e saúde mental sempre.
Se o ambiente for tóxico, tenta aguentar e procurar oportunidades melhores assim que possível.

0
1

Se a pessoa não tem experiência, não tem muito pra onde correr não amigão (pelo menos no primeiro caso), é aceitar a proposta e quando tiver maduro o suficiente, pode buscar novas oportunidades. É o que muitos fazem.

Quanto a questão de um ambiente tóxico, chefe desagradável, blablabla, cara... eu digo que isto tu vai inevitavelmente passar ao longo de sua carreira, seja ganhando pouco ou ganhando muito, tendo bons ou péssimos benefícios, más ou boas condições de trabalho. Então acho que nessa parte não tem muito o que fazer mesmo rsrs. Mas se eu tivesse a oportunidade de "escolher" a oportunidade, obviamente eu escolheria a melhor né? assim como a empresa iria querer pegar um junior com 2 anos de experiência e que soubesse entregar o que eles precisam.

1

Depende, como tecnologia ultrapassada, seria algo legado que eu tenho um pouco de conhecimento ou teria que aprender do zero? sem organização, mas qual seria minha responsabilidade, então? chefe desagradável é relativo, acredito que isso é mais comum do parece, Em minha situação atual, eu estaria com uma certa tendência a aceitar, mas claro que não iria de embarcar em algo que só iria me trazer dor de cabeça e nada mais

1

Necessidade!

Necessidade é uma coisa que faz qualquer profissional se sujeitar a trabalhar com o que você disse: "tecnologias ultrapassadas, sem organização, com um chefe bastante desagradável"

Há momentos na vida que simplesmente não podemos ter o privilégio de escolha.

Sobre os pontos:

  • tecnologias ultrapassadas
  • sem organização

É algo que você pode ser o vetor de transformação na empresa, é difícil, requer habilidades além das hard skills como escrever códigos. Certamente é um aprendizado, mas não é para qualquer pessoa.


Para quem tem a possibilidade de escolha, o salário pode até ser o que mais pesa na decisão, mas não pode ser o único elemento da conta. Outras coisas fazem bastante diferença no longo prazo:

  • ambiente da empresa
  • benefícios como VR, VA, convênio de saúde
  • suporte da empresa (equipamentos, auxílio home-office, cursos)
  • desafios na carreiras (novas tecnologias, metodologias e etc)

Então se é uma boa empresa, eu aceitaria sim receber menos do que receber um salário bom mas em uma empresa tóxica que vai consumir minha saúde mental.


Valor do salário

Na conta do valor oferecido como salário, tem alguns elementos envolvidos:

  • A média do mercado
  • O ramo da empresa
  • O quanto a empresa está disposta a pagar
  • O quanto o funcionário acha que vale
  • A previsão/potencial de entrega de valor do funcionário para a empresa

O ramo da empresa é bem importante nesse cenário, em uma empresa de software os programadores são os rock stars, deveriam ser bastante valorizados, já em uma indústria química que possui um departamento de TI com programadores, as estrelas serão os químicos e os programadores nesse caso são custo e não lucro.

Além disso, a não ser que a empresa precise muito, ela vai jogar o salário o mais próximo possível que o mínimo que o sindicato permite. E vai aumentar a oferta apenas se não estiver conseguindo preencher a vaga, isso é normal e faz parte da administração da empresa reduzir custos.

Sobre o valor gerado pelo empregado, na maioria das vezes um iniciante gera muito mais custo do que retorno para uma empresa. Além de meses para ser treinado, as entregas normalmente são demoradas e em demandas que entregam pouco valor. É por isso que é mais fácil encontrar vagas como pleno do que como júnior, as empresas não querem perder esse tempo de amadurecimento, é melhor pagar mais para um profissional de nível mais alto mas que vai entregar mais valor em menos tempo.

A "popularidade" da área de tech, faz muitos se acostumarem com os altos salários, não é estranho encontrar um iniciante no primeiro ano ganhando algo próximo a 3k mensais. Mas a realidade fora dessa bolha é outra, profissões altamente necessárias para a sociedade como trabalhadores da saúde, saneamento, e etc chegam nesse valor muitas vezes no auge da carreira, depois de ter trabalhado e estudado por muito tempo. Agora em época de baixa no mercado, os profissionais de TI começam a sentir a realidade do sistema.

1

Uma coisa é fato. A empresa sempre vai achar que você merece ganhar menos e você sempre vai sempre achar que merece ganhar mais.

Vamos levar em conta o salário de 3000. Para empresa seu custo será pelo menos algo em torno de 4.500. ( Para mais ou para menos dependendo dos benefícios )

No fim do dia a conta que tem que ser ter em mente é.

  • Qual é o ticket médio do produto que estou desenvolvendo ?

  • Qual é meu custo mensal para empresa? Quantas "licenças" desse produto devem ser vendidas só pra me custear?

  • Quanto de valor eu realmente agrego para a empresa?

Além disso, você estudou bastante por quase um ano e possui vários projetos, considerando-se bom e talvez até acima da média.

Nenhum projeto de estudo em ambiente controlado se equipara a um projeto que está em produção e já passou pelas mãos de outras dezenas de desenvolvedores. Por mais que você saiba tudo sobre a teoria tenha desbravado conhecimentos importantes, quando for pôr a mão na massa vai ver que tudo que se ensina academicamente ou em cursos é mera utopia. O dia a dia é cruel.

E também, você aceitaria trabalhar em um ambiente que utiliza tecnologias ultrapassadas, sem organização, com um chefe bastante desagradável?

Isso depende do momento e situação. Normalmente existe o tempo de experiência para avaliar tudo isso. Já passei por lugares assim e sai inclusive. Porém hoje mais velho vejo que perdi uma oportunidade de tentar propor melhorias. Quanto a chefe desagradável nem Jesus agradou todos imagina um "chefe".

Quanto tempo você acredita que duraria em uma empresa assim?

Isso é muito questionável. 3 meses, 6 meses o tempo que for necessário. Isso é muito variável.

1

Sim, aceitaria, e foi isso que fiz quando entrei na área, eu tinha amigo ganhando 3.9k 4.4k
Eu aceitei a vaga recebendo 1.2k, nesse momento de entrar no mercado de trabalho eu não tava ligando para salário não, eu so queria a oportunidade de aprender como era trabalhar em equipe, ganhar experiência para mudar de emprego.

Foi o pior projeto da minha vida, mas aprendi tudo que jamais deveria fazer em outro projeto

7 meses depois mudei de emprego, nesse eu fui ganhar 4k. Eu não conseguiria passar nesse processo se eu não tivesse trabalhado 7 meses em outra empresa

pra mim era mais valido ganhar qualquer valor e ganhar experiência do que continuar sem experiência e sem grana

1

Minha resposta é sim. Uma coisa importante pra um DEV é trabalho em equipe, então ter alguma experiencia como DEV, mesmo sendo em tecnologias antigas vai ser util.
Eu iniciaria, e depois do primeiro mes já procuraria outra oportunidade. O melhor é que você terá a justificativa para os entrevistadores(as) que a tecnlogia é antiga e você está querendo trabalhar com tecnologias mais novas.
Eu iniciei como faz tudo, suporte, formatação, assistente de rede(vulgo passador de cabo) e programador. Mas foi de um aprendizardo imenso.

1

Apesar das empresas exigirem um funcionário super atualizado, quase todas as empresas possuem softwares defasados, isso é normal, dificilmente você vai achar uma empresa com softwares de ponta.
"Chefe bastante desagradável", não dá saber o que você quis dizer exatamente com isso, é o cheiro dele? Ele grita? Fica muito em cima?...
Sim, se estivesse começando a carreira ficaria uns 2 anos para ganhar experiência e depois enviaria currículo, é mais fácil achar emprego estando empregado do quê desempregado.

1

Cara respondendo com sinceridade uma experiência que tive foi a seguinte.

Troquei um emprego onde recebia bem mais por um onde iria receber bem menos mas onde tinha liberdade, então para mim até certo ponto valeu a pena. Fiquei 1 ano trabalhando e estudando, apliquei tudo que estudava no trabalho, isso para mim foi muito bom pois tive muito crescimento tecnologico nesse periodo. Em contrapartida as contas apertaram bastante então sempre tem que por isso na balança.

Recomendo mesmo se for aceitar um trablho que te pague menos, que você entenda como e qual tipo de trabalho você terá que fazer antes de aceita-lo pois talvez você irá receber menos e ter que trabalhar 2x mais e realmente com isso não compensa em nenhum sentido.

1

Eu aceitaria, até porque provavelmente eu valho menos do que eu acho. Estudar muito e fazer projetos próprios não é grande coisa, é o básico. Achar que vale 3 mil só por conta de algumas to do lists, landing pages e pokedex é o suprassumo do complexo de superioridade.

No meu caso nem faculdade na área de tecnologia eu faço, então como iria valer tudo isso? A única vantagem que eu poderia ter em relação a alunos de cursos como ADS e Ciências da Computação seria entrar rapidamente no mercado de trabalho, por isso aceitaria uma oportunidade sem pensar duas vezes. A bagagem de um aluno de qualquer universidade no segundo ou terceiro semestre já é muito maior do que a minha de 3 anos de estudo e prática de programação autodidata.

Talvez realmente não fosse um local bom para se estar, mas dificilmente alguém fica muito tempo no primeiro emprego. Sempre existem riscos, mas é melhor ter que aturar um chefe ruim e ter dinheiro caindo na conta do que ficar escolhendo demais uma vaga e se manter desempregado.

1

Sim.

Eu sempre parto da seguinte premissa, é sempre mais fácil conseguir emprego quando você já está empregado. Então prefiro trabalhar num lugar que acho um ambiente ruim e ficar procurando outros empregos do que ficar desempregado e ter menos chance de conseguir outros empregos.

1

Não sei como você chegou a esta conclusão, mas dificilmente um junior irá ganhar em torno de 3 mil reais. E por mais que um junior se ache acima da média, vale a pena ganhar menos em troca de experiência. A experiência só se ganha praticando e batendo cabeça.

Não é bom encarar um emprego em que o ambiente não o faça você evoluir, tanto pessoal, como profissionalmente. todos os quesitos citados acima não são aconselháveis nem para programadores mais experientes, quem dirá pra quem está começando.

1

Então, depende da minha situação

Se eu estivesse morando com os meus pais e ganhando menos no meu atual emprego, eu aceitaria.
Se eu estivesse buscando vaga já a bastante tempo e não encontrado nada

Caso uma dessas condições fossem verdadeiras eu aceitaria, mas ficaria por pouco tempo nessa vaga, o suficiente para pegar um pouco de experiência, depois já iria para outra que pagasse melhor.

da para criar uma função com essas informações acima kkk
if (morando na casa dos pais && ganhando menos no emprego atual) {
return 'aceitar por pouco tempo'
}
else if (buscando vaga há muito tempo) {
return 'aceitar por pouco tempo'
}
else {
return 'não aceitar'
}

Criei uma plataforma para divulgar vagas para iniciantes na área da programação, caso queira dar uma olhada, pode ser útil:
https://seekjobs.site/

1

Cara sem dúvida alguma, novatos precisam de experiência por mais ruins que sejam ou pareçam é necessário as ter, então eu aceitaria de bom grado.

1

Acredito que no começo de carreira você pode aceitar qualquer abacaxi para descascar pois toda experiência conta. Quanto ao tempo, isso vai de cada um, mas uma experiência que sirva para contar pra alguma coisa precisa ser maior que 6 meses, talvez 1 ano. Mas vai depender do nível de inferno que é trabalhar nesta empresa.

1
1

acredito que ninguem recebe o quanto vale, mas sim o quanto sabe negociar.
Existem pessoas nas empresas que ganham muito para o pouco que entregam e vice-versa.

por isso que o importante, pelo menos eu penso assim, é saber negociar..

Talvez a empresa nao lhe pague muito, mas vc pode conseguir que ela invista num curso para você etc

1

Cara eu acredito que todo trabalho é uma experiencia pra gente crescer e melhorar mais ainda, agora sobre a questão salarial voce tem que ver suas necessidades, se não é por necessidade e sim por orgulho acredito que está analisando pelo lado totalmente errado da questão, pois uma pessoa quando ela é boa e se dedica no que faz o crescimento profissional e salarial naturalmente cresce.

Agora noto que está se vangloriando demais pra sua primeira oportunidade, se é tão bom assim, porque sua primeira oportunidade está sendo em um ambiente desses? Estudou menos de 1 ano? os projetos que desenvolveu foi dos cursinhos com copiar colar? O que você tem que realmente vai entregar VALOR a empresa? Qual sua experiencia alem de cursinhos que pra um PRIMEIRO EMPREGO vale tanto assim? O que voce entende sobre o negocio da empresa?

Qual é a região da empresa? porque se for nordeste um salario minimo pra um junior sem nenhuma experiencia e projetos de cursinho ta mais do que o suficiente pra iniciar.

Acho que pessoal junior tem que diminuir um pouco a bola ai e para de ver esse videos de youtubers que criam essa bolha dev dos intocaveis, pois a realidade não é bem essa não.

1

Me encontro em uma situação semelhante, como primeiro emprego eu acho que vale a pena a experiência, sobre o chefe é tentar dar o seu máximo e caso ele seja um acolhedor de uma opinião construtiva, é conversar, ver se você consegue dar esse passo na organização e todo resto, vai te ajudar bastante no seu desenvolvimento tanto profissional quanto pessoal, é o que eu estou tentando aplicar para mim.

1

para ser sincero quando queria migrar de area eu já cogitei em trabalhar até de graça só para ter a primeira oportunidade... então sim aceitaria. Claro que isso depende muito principalmente se você mora sozinho e tem contas fixas.

Sobre recnologias ultrapassadas e sem organização é de praxe nas empresas kkkkk referente a chefe é mais complicadinho (porque nesse caso eu já prezaria pela saude mental) mas enfim, se você acha que há oportunidades para você mesmo que agora seja por um slalário baixo, acho que vale a pena sim! Tenho tantos amigos que estão estudando e não tão conseguindo achar nada... nem mesmo por salário baixo.

1

Trabalhei por 2 anos quase de graça como JR, resolvi sair do emprego para estudar por conta própria apenas por conta de saber que minha experiência lá tinha chegado a um limite de desenvolvimento e expansão, além do ambiente desorganizado.
Caso procure experiência e tenha como 'sobreviver' ganhando abaixo do necessário (ou abaixo do valor que tu realmente tem), diria pra ir fundo, apenas por motivos de experiência e currículo!

1

Entendo que hoje há muitas vagas de dev, mas a grande maioria dessas vagas pede uma quantidade mínima de experiência (2, 3 anos).
Acredito que, se você tem condição de aceitar receber menos para focar nessa experiência, vale a pena sim, mas, isso não quer dizer que é fácil!