Executando verificação de segurança...
1

Necessidade!

Necessidade é uma coisa que faz qualquer profissional se sujeitar a trabalhar com o que você disse: "tecnologias ultrapassadas, sem organização, com um chefe bastante desagradável"

Há momentos na vida que simplesmente não podemos ter o privilégio de escolha.

Sobre os pontos:

  • tecnologias ultrapassadas
  • sem organização

É algo que você pode ser o vetor de transformação na empresa, é difícil, requer habilidades além das hard skills como escrever códigos. Certamente é um aprendizado, mas não é para qualquer pessoa.


Para quem tem a possibilidade de escolha, o salário pode até ser o que mais pesa na decisão, mas não pode ser o único elemento da conta. Outras coisas fazem bastante diferença no longo prazo:

  • ambiente da empresa
  • benefícios como VR, VA, convênio de saúde
  • suporte da empresa (equipamentos, auxílio home-office, cursos)
  • desafios na carreiras (novas tecnologias, metodologias e etc)

Então se é uma boa empresa, eu aceitaria sim receber menos do que receber um salário bom mas em uma empresa tóxica que vai consumir minha saúde mental.


Valor do salário

Na conta do valor oferecido como salário, tem alguns elementos envolvidos:

  • A média do mercado
  • O ramo da empresa
  • O quanto a empresa está disposta a pagar
  • O quanto o funcionário acha que vale
  • A previsão/potencial de entrega de valor do funcionário para a empresa

O ramo da empresa é bem importante nesse cenário, em uma empresa de software os programadores são os rock stars, deveriam ser bastante valorizados, já em uma indústria química que possui um departamento de TI com programadores, as estrelas serão os químicos e os programadores nesse caso são custo e não lucro.

Além disso, a não ser que a empresa precise muito, ela vai jogar o salário o mais próximo possível que o mínimo que o sindicato permite. E vai aumentar a oferta apenas se não estiver conseguindo preencher a vaga, isso é normal e faz parte da administração da empresa reduzir custos.

Sobre o valor gerado pelo empregado, na maioria das vezes um iniciante gera muito mais custo do que retorno para uma empresa. Além de meses para ser treinado, as entregas normalmente são demoradas e em demandas que entregam pouco valor. É por isso que é mais fácil encontrar vagas como pleno do que como júnior, as empresas não querem perder esse tempo de amadurecimento, é melhor pagar mais para um profissional de nível mais alto mas que vai entregar mais valor em menos tempo.

A "popularidade" da área de tech, faz muitos se acostumarem com os altos salários, não é estranho encontrar um iniciante no primeiro ano ganhando algo próximo a 3k mensais. Mas a realidade fora dessa bolha é outra, profissões altamente necessárias para a sociedade como trabalhadores da saúde, saneamento, e etc chegam nesse valor muitas vezes no auge da carreira, depois de ter trabalhado e estudado por muito tempo. Agora em época de baixa no mercado, os profissionais de TI começam a sentir a realidade do sistema.

Carregando publicação patrocinada...