[TailwindCSS]: ferramenta CSS que suja o seu código
Quando eu fui responsável por aplicar um Workshop de ReactJS em minha faculdade, utilizei o TailwindCSS como ferramenta para me auxiliar na estilização de uma aplicação. A ideia era simples: criar uma pokédex - consumindo a PokéAPI e utilizando Typescript.
Ao falar sobre produtividade, o TailwindCSS é uma ferramenta excepcional. Entretanto, apesar de eu achar essencial utilizá-lo em meus projetos pessoais, notei que os imersionistas não curtiram muito a ideia de eu utilizar o TailwindCSS.
Ao perguntá-los o porquê, as respostas que obtive foram:
- Prefiro Bootstrap;
- Tailwind deixa o código muito sujo;
- Por que não usamos Bootstrap?
Essa é uma discussão que divide bastante a comunidade e, bem, se você perpetua dos mesmos ideiais, precisamos considerar alguns motivos:
-
Talvez você esteja desobedencendo o primeiro princípio do SOLID, tornando os seus componentes em ReactJS bastante complexos e extensos. A letra S (Single Responsability Principle) quer dizer que cada função deve possuir uma única responsabilidade. Dessa forma, o seu código realmente vai ficar sujo - e de fato se tornará difícil de ler - caso você ignore essa convenção.
-
Sair da sua zona de conforto não vai te fazer mal. Se você é adaptado a utilizar Bootstrap - ou qualquer outra biblioteca de estilização que seja, não vai te fazer mal aprender uma nova biblioteca. Pelo contrário, isso fará com que o seu reportório aumente - e você precisa se adaptar a maneira que o seu time/empresa trabalha.
-
Muitos negócios e empresas renomadas adotam o TailwindCSS como ferramenta de estilização das aplicações: Netflix, Twitter, Discord e por aí vai. E como citado acima, se você for contratado por alguma empresa, você precisará adaptar-se à cultura dela.
-
O próprio NextJS pergunta se você deseja utilizar o TailwindCSS em seu projeto. Isso quer dizer que o tailwind está se tornando uma convenção em projetos.
Para quem chegou até aqui ainda se perguntando o que diabos seria TailwindCSS, eu vos respondo:
Imagine que você está estilizando o seu código:
Em vez de estilizá-lo com CSS puro e criar uma classe da maneira mais convencional possível, como:
display: flex;
align-items: center;
justify-content: center;
border-radius: 12px;
padding: 12px;
Com o TailwindCSS, você estiliza por meio de utility-classes, que seriam como subsclasses que você chama para estilizar sua div, h1 e afins. Logo, com o Tailwind, assim seria o código acima:
<div className="flex items-center justify-center rounded-xl p-3">
Este é o nosso exemplo.
<\div>
Fonte: https://tailwindcss.com/