Executando verificação de segurança...
1

Sou medíocre ou não sou valorizado?

Iniciei meu estágio como desenvolvedor back end há pouco mais de 6 meses, tendo experiência com código apenas em projetos pessoais e em uma linguagem diferente.

Inicialmente, tive mais dificuldade com as questões de negócio, a maneira na qual o projeto funcionava, mas não o ato de programar em si - creio que seja o caminho normal das coisas.

Após alguns meses de familiaridade com o código, percebi que conseguia realizar algumas tarefas mais complexas - tarefas essas que alguns colaboradores realizavam também - então ficava contente em saber que a minha capacidade alcançava níveis acima de um estagiário.

Por fim, analisando as métricas do time, vejo que faço tanto (ou mais) que uma parte da equipe já com tempo de casa, concluindo tarefas complexas e trabalhosas, porém sem nenhum sinal de reconhecimento, quiçá efetivação.

Então, é nesse momento que me pergunto, estou realizando o trabalho de um programador contratado porém remunerado como estagiário? É meu viés de confirmação falando mais alto ou sou realmente medíocre? Aparentemente, o tempo de casa fala mais alto nesse momento, mas não faria sentido para a empresa contratar logo alguém que se destaca? Me sinto verdadeiramente desmotivado.

Carregando publicação patrocinada...
3

Mano, eu não sei quanto tempo tu tem de experiência no mercado de forma geral. Mas eu queria dizer que é do jogo sermos sugados pela empresa kkkkk.

Onde eu trabalho tem uma lógica mais o menos assim:

1.Estagiário
2.Analista de sistemas jr
3.Analista de sistemas pl
4.Desenvolvedor jr

A moral é que os cargos antes de dev junior pagam bem menos, o analista jr tira uns 2,7k, o analista pl uns 3,5k e por final o Dev Jr é 6k

Todo mundo que eu conheço lá, passou por essa escadinha, e foi sugado no estágio ou nos cargos anteriores.... Infelizmente é assim.

O importante agora é tu se aperfeiçoar cada vez mais, baixar a cabeça e trabalhar, que logo logo a tua hora vai chegar(no bom sentido kkkkk).

E no pior das hipóteses, se a empresa não te valorizar tu já vai ter experiência e vai pôde se aventurar em outros desafios.

Eu particularmente acho que é normal nos sentirmos assim, e que tu deveria esperar no mínimo até 1 ano ou 1,5 ano pra chorar uma promoção de jr que obviamente tu merece. Eu entendo que tem uma expectativa em cima do trabalho dos estagiários, e que além disso tem a questão do aproveitamento do estágio, então por isso comentei o tempo de 1 anos ou 1 ano e meio a cima.

2

Bem vindo ao clube. Tenho 2 coisas pra falar:

1º isso acontece com todo mundo. TODO MUNDO. Sem distinção de cor, raça, religião, e acredito também que em qualquer tipo de emprego. Nós chegamos em uma empresa, nos dedicamos, o chefe começa a esperar mais de nós, e sempre, SEMPRE achamos que merecemos mais. Eu tenho uns 20 anos de carteira assinada, já troquei minha CTPS umas 3 vezes, porque lotou de registros, e sempre escuto isso dos colegas. "Eu trabalho 10x mais que o gerente, e ganho 10x menos."
O que pode-se aprender disso? Eu tiro 2 coisas. Primeiro, que nem tudo que parece é. As coisas são da forma que são por um motivo, e quando temos a motivação errada pra descobrir o motivo, geralmente nos ferramos. Segundo, que isso realmente deveria importar? Tipo, você está a 6 meses, empregado e aprendendo, em um momento frágil para o mercado de tecnologia... tente tirar coisas boas das dificuldades. Em toda dificuldade existe uma oportunidade escondida.

2º, e isso entra em contraste com o ultimo ponto. O segredo do sucesso não está somente no seu cargo, no quanto você ganha, ou no quanto bem ou mal você se sente. Aprendi isso de uma forma triste, mas o mundo não ta nem ai pros meus sentimentos, se eu acordei me sentindo uma fraude ou algo do tipo. O segredo está na consistência. Lembro sempre do filme 300. Eram 300 cabra nas termópilas contra 300 mil persas, e os caras só foram e continuaram indo independente da treta, até o limite, até onde não desse mais pra avançar porque, bom, eles morreram.
É uma analogia um pouco radical sim pro nosso dia a dia, mas ainda assim, eu "tento lutar" cada batalha do dia a dia dessa forma. Olho no objetivo, respiro fundo, e falhar não é uma opção. Só dou um passo pra trás se for pra dar 2 pra frente. Não digo isso me mostrando ou sendo o maioral com meu ego a mostra, mas sim porque eu sou um lixo em tudo que faço. Não tive muita sorte na vida, nem meus pais me ensinaram 1% do que eu aprendi com a vida sozinho. Eu só tenho minha persistência, saca? Parece como matar uma formiga com uma bazuka, mas o importante é conseguir fazer isso no final.

Tipo, mó motivador kkkkkkk mas mano, todo dia é uma bosta. Sempre tem alguma merda rolando, uma WR pra entrar, um postmortem pra ser cobrado... você vai perceber em um momento que codar e entregar qualquer task nem é tudo isso, e em outro mais na frente que era divertido passar a tarde codando e ser pago por isso. O que resta são reuniões sem fim, prazos para entregar projetos malucos e 10 minutos na semana pra debugar o código, finalizar uma task urgente e sentir esse gostinho de novo.

Tu tem muito chão pela frente, vai com calma.

2

Eu acredito que o tempo nesse caso fala mais alto, no caso você é estagiário, infelizmente para o seu chefe e a sua equipe, por mais que você entrega muito, eles te enxergam como "o cara que deveria estar me entregando café". Só pra esclarecer, eu discordo disso e tenho alguns concelhos se você me permetir, pois eu também comecei como estagiário.
1- tenha paciência: quando eu comecei a minha jornada eu era estagiário e procurei ser efetivado e ganhar tempo de casa para então exigir algo. Sem experiência, por mais que você entregue task, performe tecnicamente, o mercado ainda não te enxerga como tal. Você precisa de tempo para maturidade, assim como alguns comentaram aqui também.

2- Analise as possibilidades em volta: Como você mesmo falou, vc se vê frustrado por estar em um cargo que tem outro cabeça que faz a mesma coisa que você, em mais tempo e ainda ganha mais. Eu entendo, porém enquanto você está nessa oportunidade vai analisando outras possibilidades que podem aparecer no mercado. Foi assim que eu consegui um aumento significativo de salário, trocando de empresa, depois de 1 ano nela (6 anos como estagiário e 6 efetivo) consegui duplicar meu salário de 1,5k para 3k. Isso para mim foi uma virada de chave.

3 - A ganância leva ao fracasso:: Corroborando com o ponto 1, a paciência é uma virtude admirável, pois no mundo de hoje a tendência é querer o aumento ontem, o carro do ano ontem, tudo é para ontem... Porém, você precisa entender que está em um processo, e que esse processo leva tempo. Isso é como plantar uma árvore, ela demora até crescer, se desenvolver, quiçá (gostei dessa palavra kk) dar frutos. Então tenha paciência que o financeiro vem com o tempo de experiência, dê glorias a Deus por você estar empregado na área de programação com todos esses layoffs que estão ocorrendo.

Sobre esse ponto "mas não faria sentido para a empresa contratar logo alguém que se destaca?"
Sim, faria em momentos que não tinham layoff, porém, as empresas visam o lucro e infelizmente é lucrativo deixar você como estagiário mesmo você se dedicando.
E para finalizar eu diria, CONTINUE EVOLUINDO, você está aprendendo? Você enxerga sua evolução? Se a resposta for sim, CONTINUE, mesmo que o financeiro não conte, pois, como diria o sábio Napoleon Hill "O homem que faz mais do que ele é pago, em breve será pago por mais do que ele faz."

Você está indo bem, acredite, pois se não tivesse indo bem nem empregado estava!

1
0
1
1

Dica de ouro

Mesmo com contrato ativo, devemos sempre enviar curriculo, mesmo que não tenhamos a prevenção de trocar de empresa naquele momento.

Numa dessas encontramos uma vaga melhor, ou até uma contra proposta da empresa atual, e ainda ficamos atualizados do que está sendo mais procurado pelo mercado.

1

Fala Yago, tudo certo contigo?

Até onde me lembro, contrato de estágio é de 6 meses, podendo ser renovado por mais 6. Se você já cumpriu os 6 meses, vale trocar uma ideia com o tua liderança e pegar um feedback do que estão achando da tua atuação, e a partir daí você já deve ter uma idéia se a efetivação vai rolar ou não.

O pitaco que deixo como dev um pouco mais véio no mercado é: não compare a sua atuação com a de desenvolvedores olhando só pra produção de código. Provavelmente a galera que é mais velha no trampo tem outras responsabilidades que vão além do código, então essa não é uma boa métrica.

E se me permite deixar mais uma dica, encara seu estágio como uma oportunidade de aprendizado. Efetivação vai acontecer, seja na posição que você está hoje, ou numa proxima vaga. Faz um bom trabalho, o basico bem feito, e se não der certo aqui, já é uma experiência que você vai ter no curriculo além dos projetos pessoais.

Um abraço e sucesso na tua jornada

-2

Com certeza você é desvalorizado. Aprenda inglês e trabalhe para gringo, infelizmente o empresário brasileiro só critica, pior, não só o empresário ou gerente, os colegas de trabalho, aí você troca as pessoas de função e ouve: Nossa quanto trabalho, achava que fulano não fazia NADA.