[AJUDA] Inglês ou faculdade?
Na opinião de vocês, tornar-se fluente em inglês ou fazer graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas?
Para dar um contexto o objetivo é de trabalhar remotamente para o exterior e receber em dólar a curto/médio prazo, e daí vem a pergunta fazer a graduação e depois aprender inglês ou aprender inglês, trabalhar para o exterior e só depois pensar em fazer uma graduação? Levando em conta que já tenho curso técnico na área, já tenho uma base de algoritmo, SQL, programação web e desktop, fundamentos da computação e etc. E já tenho experiência na área de programação web/back/front em quase 3 anos, trabalhando como CLT Júnior em uma consultoria de grande porte e tenho 19 anos de idade no momento.
Vale a pena fazer uma graduação de tecnólogo sendo que na ementa a única disciplina da graduação que não tenho conhecimento é estrutura de dados? A graduação tem muita importância para o mercado internacional de empresas de pequeno e médio porte? já recebi algumas ofertas no LinkedIn de vagas de programação para trabalhar no exterior mas por não possuir um ingles comunicativo (tenho inglês de iniciante), não pude prosseguir no processo seletivo.
Uma observação as perguntas apresentadas é de natureza subjetiva, pois envolve a consideração de diferentes perspectivas pessoais. O objetivo desta questão é promover uma reflexão aprofundada e observar diversos pontos de vista para auxiliar na tomada de decisão mais adequada.