O Apocalipse da carreira DEV esta chegando!??
Quem lê meus comentários anteriores, verá que eu era defensor de que a IA não iria tomar vagas dos DEVs iniciantes.
Porém, conforme fomos implementando as ferramentas de IA aqui na empresa, fui mudando de idéia quanto a isso. Tenho pensando bastante sobre o futuro dessa carreira que, não menos de 3 anos atrás era uma das mais promissoras do mercado.
Hoje, se eu quiser, em uma visão fria e calculista, posso encerrar o contrato com cerca de 60% dos meus DEVs que continuaria com o mesmo crescimento que temos agora, atualmente temos 30 na equipe, entre eles, uns 10 experientes e 20 que são mais novatos. Se hoje eu ficar com 4 experientes e 8 dos novatos, conseguimos manter o fluxo exatamente como temos hoje, e talvez otimizar muito coisa. Isso representaria um corte de aproximadamente R$ 174 mil mensal só na folha de pagamento. São mais de 2M por ano. Claro que não estamos pensando em fazer isso pois estamos trabalhando para aumentar o portfolio de softwares. Mas o fato é que, antes, eu precisaria contratar mais devs para isso.
E se considerar que tenho minha equipe de suporte ao cliente, atendimento e Marketing, essa última, por enquanto impossível de automatizar e ter bons resultados. Meu segmento é Softwares de Gestão para um nicho especifico, não saturado, ainda. Porém, meus softwares são grandes, já há mais de 10 anos no mercado, complexos e exigiram milhões em valor/hora pra ficar ao nivel que estão hoje.
Mas mesmo assim estamos falando de uma empresa pequena, que não fatura nem 10M por ano, agora, vamos pensar nas bigs que tem a capacidade muito superior a eu para implementar IA com eficiencia em muitos departamentos. Será que teremos demissão em massa por ai nos proximos anos? Sim, e apesar de negarem, a area dev será uma das mais afetadas.
Hoje, quando me perguntão se recomendo a area Dev minha resposta categórica é Não. Atualmente já temos grande dificuldade dos recem formados, quase impossível se enquadrar nas vagas, pagando cada vez menos, a grande maioria tentando um milagre lançando seus "SaaS" que faltamente irão naufragar devido a falta de investimento em infra, marketing, desenvolvimento, conhecimendo do que estão fazendo, etc.
Penso que, se as coisas continuarem assim, dentro de pouco tempo não será mais necessário a figura do programador, da forma como conhecemos. A programação era interessante pela dificuldade e isso causava seus altos salarios, e agora, com a facilidade, a tendencia é que tudo fique muito barato para se criar. Você que pensa em criar seus micro-saas, verá milhares de concorrentes criando copias do dia para noite, tranformando o mercado em centavos.
Teve um grande empresário Sul Africano que falou a pouco tempo que a IA vai transformar as profissões como as conhecemos. Tudo será muito simples de ser feito, não sendo necessário mão de obra especializada e isso vai deixar essa mesma mão de obra extremamente barata. E cada vez mais vemos que isso poderá se realizar mesmo.
Não entendam isso como algum tipo de comemoração, muito pelo contrário. A idéia é realmente provocar, evidenciar esse risco que esta cada vez mais eminente em nossa profissão. O DEV não vai existir mais? Claro que vai, mas não na mesma quantidade de antes.