Executando verificação de segurança...
1

Boas. Essa é uma preocupação que parece estar afetando muito gente mesmo. Eu creio que o momento do mercado pode ajudar a fazer com que você e muita gente tenha essa impressão.

Vou tentar levantar mais perguntas que respostas. Você acha que têm menos ou mais pessoas trabalhando com TI antes de ~2005, época em que apareceram wordpress e outras similares, que, inclusive, deram muito certo e hoje tem uma infinidade de sites e sistemas simples feito por pessoas que não são de TI? Quantas agências e pequenas empresas não poderiam supor que o numero de programadores diminuiria, já que sites e sistemas simples poderiam ser todos criados sem programadores? E se voce respondeu que o numero de programadores e pessoas que trabalham com TI aumentou de 2000 (ou 2005 ou 2010, tanto faz) para cá, porque esse número aumentou mesmo com uma infinidade de sites e sistemas sendo feitos com no code, sem programadores?

Em uma outra perspectiva, se ainda tudo fosse Assembly, você provavelmente teria de ter 60 funcionarios ao invés dos 30. Isso significa o quê? que muita gente perdeu emprego por conta de linguagens mais 'fáceis'?

Sua conclusão eu acho que é uma conclusão parecida com que as grandes empresas podem ter. Apesar de voce evidenciar o seu lado humano, o que é muito digno, você nao vai manter 18 pessoas olhando pro teto e gastando 2 milhões por ano só porque é um cara legal, ou vai? Você nao vai deixar de otimizar as coisas e perder competitividade no mercado só para esses funcionários terem alguma coisa pra fazer, ou vai? O que eu entendi que você vai fazer é pegar varias das hipóteses que voce tinha imaginado (aquele backlog com muita coisa parada) e usar essa força de trabalho pra tentar aumentar o máximo que puder seu faturamento. Novos produtos, iterações mais rápidas, mais tracking, mais otimizações e etc etc. Porque as grandes empresas também nao iriam para esse lado ?

Carregando publicação patrocinada...
1