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Desenvolvendo games por aqui. Vale a pena?

Aqui na empresa temos um portfólio de mais 30 sistemas (SaaS) para diversos segmentos, vendendo quase 90% para clientes da Europa, principalmente Portugal, Espanha e países do Espaço Schengen e países da língua inglesa. Este ano optamos por abrir uma sala aqui para uma pequena equipe de desenvolvimento de Games, comecei investindo dinheiro dos softwares mas já estou pensando em abandonar o projeto, que é um teste ainda. Demorado, caro e o pior, vou precisar de algum criativo experiente para desenvolver as histórias pois qs coisas nao andam. Teem alguém aí, pequeno como eu, que está nessa área e tem válido a pena financeiramente?

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Cara estou ai a 1 ano trabalhando no meu jogo mas, sou game solo. No meu caso estou usando o principio de pareto ou seja 80% do meu tempo de trabalho é como dev web e 20% é para o meu jogo.
A principio tem que focar em jogos de escopo pequeno (1 ou 2 horas de gameplay) e ir ganhando experiência até ir aumentando o escopo. Outro ponto é que games como tu tem equipe, são coisas a longo prazo, quanto mais tempo sua equipe vai trabalhando junta mais facil vai ficando fazer novos jogos.
Dito isso se você acha que vai fazer 2 ou 3 jogos e vai ter retorno ai é melhor desistir, pode ser que vocês sejam um fenomeno e no 1 ou 2 jogo batam 1kk de vendas? podem! Porém se seguir outros devs vai precisavar fazer vários jogos até conseguir acertar e as vezes vai conseguir se pagar e ter alguma coisa para o próximo projeto.

Em suma diria que só vale trabalhar com desenvolvimento de games hoje em dia, se você gosta da area fora isso não vale.

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Games e um mercado gigante e não para de crescer. Mas, no geral e complicado para "Entrantes", inclusive esta semana a Netflix jogou a toalha sobre este departamento deles.
https://arena5g.com.br/game-over-da-netflix/

Eu tenho startups, tenho vontade de entrar neste seguimento, mas, as portas não são boas de "Abrir", a galera que esta ganhando não que dividir o boleto, os novatos e pulverizado e etc.

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fiz um experimento, lancei 2 jogos com uma equipe de amigos interessados e são gente muito boa que já ganharam até premiação de Facebook e outras agencias grande em alguns projetos de jogos e realidade aumentada.

o fato é que entramos para fazer 2 jogos simples mobile pra IOs e Android, e monetizar jogos é bem complicado, principalmente no Brasil, as pessoas querem jogo bom e grátis, nem digo barato, digo gratis mesmo.

anúncio já saturou o mercado, a pessoa ve 2 anúncios e saí do jogo pq não aguenta mais, mas não paga 1 dolar pra tirar o anúncio por mais que adorou o jogo.

sem grana pra promover seu app, nem a busca normal pelo termo específico do seu jogo não te acha fácil, pq as lojas colocam os patrocinados na frente, meu jogo tinha um nome único sem margem para duplicidade ou semelhança e mesmo assim ficava na 2 ou 3 pagina na pesquisa pelo temo exato na Apple, no android ficava nos 10 primeiros.

existem diversos estúdio de jogos que dominam o mercado pq floodam de anúncios mas são totalmente predatórios para os devs que ficam com uma parcela pifia dos lucros e contratos para receber após os estudios comerem a parte deles, o custo efetivo total pode chegara comer 50% até 70% de suas vendas.

se vc quer fazer por hobby, ok é muito gratificante o resultado, financeiramente não aconselho ir solo nessa jornada pq vc vai ter um investimento mínimo de 300-500 mil entre desenvolvimento e divulgação do seu app de jogo. ( lancamos 2 jogos simples com 30d o primeiro e 60d o segundo)

se vc for pra steam e pc a história muda, o público de pc é um melhor pagador, mas não estávamos mais com interesse nesse segmento e abandonamos a ideia de jogos apenas para deixá-los no campo da distração e não no campo de trabalho.

voltamos a desenvolver nossos produtos e soluções web para os clientes que é o que paga nossos boletos.

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Poxa, massa demais seu relato, da para entedermos melhor um pouco o mercado.
Uma duvida, estes games ainda estão nas lojas, podem ser baixados ou removeram?

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android removeu pq como não estamos mais movimentando a conta eles encerram dizendo que "google play foi pensado para desenvolvedores que postam atualizações regulares" o que faz com que seu jogo se torna obsoleto seu jogo mesmo que totalmente funcional para as próximas gerações, se vc investigar mais a fundo tem muito jogo bom, estável,sem necessidade de atualizações que simplesmente some pq o desenvolvedor cansa de ficar mandando build nova sem alteração só pra fingir atualizações.

IOs pra mim aparece pq eu não desinstalei, o ranking parece ainda ter jogadores ativos, mas já não está mais na listagem geral, quem tinha consegue reinstalar mas novos players não encontram.

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Eu, desde 2016.
Nosso projeto é um pouco diferente baseado em um subnicho de jogos online de texto pelo navegador. Apesar da simplicidade visual, é um sistema bastante robusto.

Pontos positivos

  • LTV alto (temos clientes que compram frequentemente desde 2016).
  • Modelo baseado em microtransações, o cliente gasta mais e "não sente".
  • Baixo investimento em equipe por ser basicamnete um "site".

Pontos negativos

  • Dificuldade em escalar por ser muito nichado.
  • Suporte, especialmente na comunidade brasileira. Jogadores querem sempre algo novo e são difíceis de agradar.

Caso queira dar uma olhada em nosso produto: https://pt2.lamentosa.com