fiz um experimento, lancei 2 jogos com uma equipe de amigos interessados e são gente muito boa que já ganharam até premiação de Facebook e outras agencias grande em alguns projetos de jogos e realidade aumentada.
o fato é que entramos para fazer 2 jogos simples mobile pra IOs e Android, e monetizar jogos é bem complicado, principalmente no Brasil, as pessoas querem jogo bom e grátis, nem digo barato, digo gratis mesmo.
anúncio já saturou o mercado, a pessoa ve 2 anúncios e saí do jogo pq não aguenta mais, mas não paga 1 dolar pra tirar o anúncio por mais que adorou o jogo.
sem grana pra promover seu app, nem a busca normal pelo termo específico do seu jogo não te acha fácil, pq as lojas colocam os patrocinados na frente, meu jogo tinha um nome único sem margem para duplicidade ou semelhança e mesmo assim ficava na 2 ou 3 pagina na pesquisa pelo temo exato na Apple, no android ficava nos 10 primeiros.
existem diversos estúdio de jogos que dominam o mercado pq floodam de anúncios mas são totalmente predatórios para os devs que ficam com uma parcela pifia dos lucros e contratos para receber após os estudios comerem a parte deles, o custo efetivo total pode chegara comer 50% até 70% de suas vendas.
se vc quer fazer por hobby, ok é muito gratificante o resultado, financeiramente não aconselho ir solo nessa jornada pq vc vai ter um investimento mínimo de 300-500 mil entre desenvolvimento e divulgação do seu app de jogo. ( lancamos 2 jogos simples com 30d o primeiro e 60d o segundo)
se vc for pra steam e pc a história muda, o público de pc é um melhor pagador, mas não estávamos mais com interesse nesse segmento e abandonamos a ideia de jogos apenas para deixá-los no campo da distração e não no campo de trabalho.
voltamos a desenvolver nossos produtos e soluções web para os clientes que é o que paga nossos boletos.