Executando verificação de segurança...
4

Como validar uma ideia

Boa tarde meu povo!

Sou dev há quase 4 anos, atualmente trabalho como full-stack. Mas, antes de ser dev, eu trabalhei 8 anos com logística e nesse tempo eu vivenciei vários problemas que eu tinha no meu dia-a-dia. Eu pensei numa solução para isso, o público-alvo num primeiro momento seria pequenas transportadoras, eu conversei com umas pessoas com quem já trabalhei e outras que não para validar a ideia, 80% delas deram um sinal positivo que a idéia é boa, porém, ao mesmo tempo que eu vejo que ajudaria muito esse pessoal, eu também vejo que eles não usariam. Basicamente, seria uma plataforma para centralizar a gestão logística e parar de usar planilhas de excel. pois acaba virando uma bagunça. Vocês veem como uma idéia boa, substituir algo que é gratuito, por uma plataforma paga, mas com alguns benefícios e que qualquer pessoa conseguiria usar?

Meu receio é que esse povo que deu um sinal positivo, estaria meio enviesado por me conhecer. Igual eu disse ali, eu tenho uma sensação que eles não usariam haha

Carregando publicação patrocinada...
3

É bem comum ter um feedback "nossa que ideia legal", mas isso é porque as pessoas querem parecer legais, e ás vezes a ideia é boa mesmo mas não o suficiente para ela gastar tempo e dinheiro para te ajudar a validar.

Se coloque no lugar dessas pessoas: você tem uma operação funcionando, apesar das dificuldades as coisas estão rodando, os fluxos estão acontecendo, o dinheiro está entrando.

Aí aparece alguém com uma ferramenta nova, você vai ter que dispor de tempo para entender essa nova ferramenta, verificar se atende a demanda que existe hoje, treinar as pessoas, colocar para rodar e lidar com as eventuais quebras de processos, e tudo isso sem parar empresa, que durante um tempo vai ter que rodar usando os dois sistemas.


Validar novas ideias/projetos/produtos é um desafio imenso, principalmente se o diferencial do seu produto não justificar o stress organizacional que a empresa vai passar para por sua solução no ar.

Por isso é tão complicado iniciar criando uma ferramenta que foca no "core" das operações de uma empresa, é mais fácil começar com "soluções periféricas" focadas em operações menores e capaz de se integrar bem com as ferramentas principais que já existem na empresa.

2

Este é um bom ponto, algumas pessoas estão tão habituadas a entregar o que é preciso com as ferramentas à disposição, que sequer engajam a fazer diferente.

Tenho um exemplo na minha empresa em que, anos atrás desenvolvemos um CRM super robusto com diversas soluções de fluxos e APPs adjacentes e, mesmo assim, não é raro ver alguem controlando o fluxo de trabalho no Excel. Não é bonito, nem aceitável para a organização, mas ai cai na máxima "Está entregando resultado?", se sim, seguimos... Complicado...

1

Você está certo em ser cético. Às vezes menosprezamos a planilha de Excel, mas o grande pulo do gato é que as pessoas estão confortáveis com a ferramenta, aí você cria uma plataforma e existe resistência das pessoas em trocar o conhecido pelo desconhecido, fora o esforço necessário para superar a curva de aprendizagem.

Tente apresentar a sua solução para alguém desconhecido, seja ligando, mandando e-mails para pessoas chave ou até mesmo criando anúncios pagos, se for o caso. Se sua solução for algo que resolve uma dor muito forte, alguns irão topar a ideia. Se for só algo que melhora um pouquinho o problema, muitos não vão ficar entusiasmados.

1

Eu nunca lancei um produto, mas já escrevi uma publicação juntando recomendações de pessoas que lançaram: Criando um produto: dicas sobre pesquisa de mercado. Li uma thread do Hacker News e agreguei as recomendações em comum ou que pareciam boas, e deixei o link para os comentários que davam essa recomendação. No fim, também tem algumas indicações de livros e vídeos.

Sua pesquisa muito provavemlente está enviesada mesmo, recomendo a leitura da publicação que mencionei.