Na verdade eu converso com muita gente que contrata e tem bons projetos e elas dizem o contrário, está faltando gente.
Então por que as pessoas acham que está saturado?
Achar isso é parte da resposta. As pessoas estão em a menor ideia do que é o mercado, do que precisa pra se dar bem, estão achando que fazer cursos marketeiros que só querem agradar e prometem coisas que não vão cumprir, vão fazer a pessoa ser profissional requisitado. E isso não acontece. Então essas pessoas ficam sem emprego ou com empregos que ganham menos que uma pessoa que faz faxina, e consideram que houve saturação. E muita gente repete isso.
É todo o problema. "Programar" é achar soluções, é lidar com dados reais, com fatos, é investigar corretamente, tirar conclusões sensatas. As pessoas não estão fazendo isso porque acham que programar é decorar uma parte das regras de uma linguagem de programação. Então em "todas" as linguagens tá sobrando gente assim.
Se querem entrar no mercado de forma correta precisa fazer algo diferente, precisa de formação correta e profunda, não dá para enganar mais. Até dá, mas a sorte precisa estar junto também.
Ao mesmo tempo que tem gente reclamando que não tem vaga tem gente cancelando projetos porque não tem profissional. Os pretensos profissionais precisam mudar algo para casar com as necessidades reais do mercado.
Realmente houve uma enxurrada e pessoas entrando na área por modinha, agora precisam entender o que é ser profissional de verdade para ser requisitado.
Portanto é preciso parar de seguir influencer em que o produto deles é você e começar aprender com engenheiros.
Tem linguagens com vagas que ninguém quer.
Ao contrário da outra resposta eu acho que o problema não é o soft skill, é o hard skill mesmo. Pode ser ambos. Algumas pessoas são fofas e não sabem fazer nada, outras não sabem fazer nada porque não aproveita nada, elas nem consegueguem conviver com outras. Algumas pessoas se queimam já nas redes sociais. Ninguém quer contratar um ogro descomprometido, muitas vezes imaturo, além de não quererem quem nem sabe fazer o trabalho.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).