Executando verificação de segurança...
1

Muito legal Alexandre, agradeço as dicas. Independentemente de serem alicerçadas em escolhas pessoais, são dicas baseadas e experiências adquiridas durante sua prática. produzidas, possivelmente, de maneira empírica. Assim sendo, é muito provável que tenha sido apresentado um caminho menos sunuoso para a consecução do objetivo.

Mas, deixando minhas colocações de lado, gostaria de perguntar. Você fala em sua introdução que a idade para começar não é o mais importante. Entretanto, já ouvi dizer que para ser programador é importante começar cedo, entre os 6 a 15 anos de idade. O que você tem a dizer sobre isso? Qual sua opinião. Tenho 39 anos, sou servidor público e tenho a possibilidade de continuar estudando para outro cargo mais elevado. Você na mesma condição, estudaria para concurso? Ou iniciaria os estudos em programação para expandir conhecimentos. Detalhe, minha graduação é em Direito, mas também tenho curso de WebDesign.

Carregando publicação patrocinada...
2

Boa tarde Wagner, tudo bem?
Em 2013 eu desisti da dança, que era um sonho, porque me disseram que eu ja estava velho.
Em 2019 uma senhora de 81 anos se formou em pedagogia porque era o sonho dela.

Como eu disse, cada um tem o seu próprio tempo, eu acredito que se só temos uma vida pra viver, por que não viver fazendo algo que amamos?

Aprender nunca é demais, e se você se identifica com essa área, por que não estudar buscar mais conhecimento?

Mas só você pode avaliar o que é melhor pra sua vida, porque só você sabe onde o calo aperta.
Se você tem possibilidade de estudar, ao mesmo tempo que exerce a sua função, ótimo, caso contrário, só você pode avaliar o que é melhor pra sua carreira profissional.

E veja bem, eu ainda trabalho como corretor, até que eu me sinta seguro pra sair dessa profissão pode levar bastante tempo. Essa jornada é pessoal. Hoje eu estou investindo todo o meu tempo no estudo, porque esse é o meu objetivo, sair dessa profissão.

Então em relação a idade, não se prenda a números, busque viver da melhor forma possível!

1

Olá Wagner! É uma boa pergunta sobre a idade ideal para começar a estudar programação. Embora exista a crença de que quanto mais cedo se começa, melhor, não se pode negar que a paixão e a dedicação são fatores muito mais importantes do que a idade para se tornar um bom programador.

Em relação a sua situação, sendo servidor público e com a possibilidade de continuar estudando para outro cargo mais elevado, seria uma boa opção para você. No entanto, se você sente que a programação é algo que o interessa e que gostaria de expandir seus conhecimentos, não há nada que o impeça de fazer isso, independentemente de sua idade.

Acredito que o mais importante é seguir sua paixão e escolher o caminho que mais lhe agrada. Sua formação em Direito e curso de Web Design são excelentes bases para seu crescimento profissional, independentemente da escolha que você faça.

Nota. Comecei a tocar violão com 19 e em 3 anos já estava conduzindo um culto de louvor (música) com 45 minutos.

O difícil é começar.