Executando verificação de segurança...
9

Quer começar estudar programação de GRAÇA e ta perdido? Vem cá!

Me chamo Alexandre, e tenho 29 anos, e sim, sou iniciante em programação.
A minha vida inteira eu estive petrificado, sem saber o que eu queria ser, quem eu gostaria de me tornar, ou o que eu gostaria de fazer pra viver.
Sem nenhuma ideia de como alcançar qualquer objetivo profissional.

Trabalho a muitos anos como corretor de imóveis, porque era o caminho mais fácil pra que eu tivesse um retorno financeiro razoável, porém, é uma profissão que eu ODEIO mas paga minhas contas por enquanto.

Lá no fundo, quase como um instinto, eu me identificava com a área de tecnologia, e de alguma forma sentia que se um dia eu fosse trabalhar com isso, seria criando algo, mas eu não tinha a menor idea do que seria, e 0 conhecimento sobre todos os processos de criação, fosse ele design, arte, jogos, ou qualquer outro tipo de processo criativo.

Então um colega me falou mais sobre a profissão dele, e eu simplesmente me apaixonei por cada palavra, como se eu tivesse descoberto ali o que eu realmente queria fazer, e sim, levei 29 anos pra descobrir a minha profissão. Então, não importa se você acabou de se formar no ensino médio, ou se você tem 25, 30, 40 ou 50 anos.

Cada pessoa tem o seu próprio tempo!

Eu quis dar esse resumo, porque graças a essa pessoa, eu descobri quem quero ser, e hoje estou estudando muito para ser um dev, e poder viver disso.

Quero retribuir esse favor ao universo, e espero que esse post alcance quem realmente precisa.

Então pra você que chegou até aqui, vai algumas dicas de cursos totalmente gratuítos, e de algumas dicas que vão te pegar pela mãozinha, e te introduzir de forma básica e prática ao universo da programação, e espero do fundo do meu coraçãozinho, que você se encontre assim como eu <3

1º: Estude Algoritmos:
É extremamente importante que você tenha uma base muito forte no conceito de algoritimos, e lógica, então não pule essa etapa.
Curso em Vídeo

2º Tente escolher, ou pelo menos entender um pouco sobre alguma linguagem de programação:
No canal do youtube da Attekita, ela tem diversos vídeos INCRÍVEIS, que vão te ajudar a entender o que são linguagens, e isso pode clarear sua mente.
Obs: Nesse mesmo canal você pode entender melhor os tipos de carreiras que você pode se especializar, de acordo com o que você se identificar. Me ajudou MUITO a entender onde eu queria chegar, e o que eu precisava estudar e me organizar.
Attekita Dev

3º Caso escolha estudar linguagem C:
No casal do Prof Pietro, ele vai te ajudar MUITO a aprender a linguagem, com uma didática MUITO boa, e com alguns materiais e exercicios gratuitos pra você praticar.
Prof Pietro

4ª Uma dica: PRATIQUE MUITO, NUNCA PARE DE PRATICAR.
No começo é muito difícil, mas quanto mais você praticar, mais facil fica, e mais animo você ganha. Você vai errar muito, e acredite, isso vai te ensinar MUITO.

5º O link que vou deixar aqui é bizarro! Você vai encontrar TANTO MATERIAL, TANTO, MAS TANTO.
E com isso, outra dica, cuidado para não se perder com a quantidade de conteúdo, busque se organizar.
Guia Dev Brasil

6º Pra complementar a dica de cima:
Utilize alguma ferramenta para se organizar!
Uma coisa que eu aprendi conforme eu estou estudando, é que estudar desorganizado diminui MUITO a sua produtividade, então busque se organizar, e uma ferramente maravilhosa pra isso é o NOTION. Eu utilizo, e cara, sério, isso vai mudar a sua vida!
E vou fazer o seguinte: O link do template que eu utilizo pra me organizar e estudar vou deixar público, então é só criar uma conta e duplicar o template, basta editar conforme for melhor pra voce:
Front End Goals - Notion

7º Inglês:
Tudo bem se você ainda não tiver nenhum conhecimento em inglês, mas vai ser muito importante que você comece AGORA.
Grande parte do conteúdo, e também os melhores materiais para estudar é em ingles. Muitas ferramentas que vocês irão utilizar na maior parte das vezes, também será em inglês.
Infelizmente não conheço nenhum curso bom gratuíto, acredito que exista, mas não tenho nenhum link pra informar, mas busque de alguma forma estudar ingles <3

OBS: Caso alguém saiba de algum bom e gratúito, comenta pra galera ter acesso a esse conteúdo <3
Acessibilidade é tudo!

8ª Todas as dicas que eu dei, foram os meus primeiros passos, ou seja, é um caminho meu, algo pessoal, então você é livre pra começar POR ONDE QUISER, da forma que quiser, pela linguagem que tiver mais afinidade, mas o mais importante é você COMEÇAR! Então de você o primeiro passo.

9ª O github:
É uma ferramente que eu ainda to aprendendo, mas sei que é EXTREMAMENTE importante pra você, principalmente para que você possa montar um portifólio no futuro.
Então segue o link pra você ter uma introdução ao assunto:
Github

Do fundo do meu coração, eu espero que esse post tenha ajudado você, não queria que ficasse tão grande, mas faz parte.
Se esse é o objetivo da plataforma, então bora fazer dela um lugar massa da web!

Lembre-se, não guarde conhecimento pra você, compartilhe, por menor que seja!

Carregando publicação patrocinada...
1
1
1
1

Um curso gratuito de inglês que faço é da Kultivi, juntamente do FE (Que peguei pelo site do Santander, que estava disponibilizando cursos através dele. Que após cadastro vai direto ao site de inglês) além de entregar certificado de graça no final.

1
1
1
1

Se alguém estiver desmotivado e quiser alguém pra estudar junto e ter algumas dicas é só me chamar no discord: Gheist_Lycis#1625, ajudarei sempre que puder. Talvez consiga de dar uma mão com algo em Javascript/Typescript, Node, Express e Angular. Se quiser só conversar, sobre programação ou qualquer coisa, só chamar também.

1

Eu topo demais! Me chamo Gabriel, tenho 21 anos e trabalho com programação a 9 meses, trabalhei só com o front onde eu mais me identifico, estou cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas e nesse semestre eu me formo, vou precisar apresentar um TCS e pra isso vou utilizar Angular no front, estou fazendo um cursinho on-line mas estou meio desmotivado. Vou te chamar do Discord!

1
1
1
1

Muito legal Alexandre, agradeço as dicas. Independentemente de serem alicerçadas em escolhas pessoais, são dicas baseadas e experiências adquiridas durante sua prática. produzidas, possivelmente, de maneira empírica. Assim sendo, é muito provável que tenha sido apresentado um caminho menos sunuoso para a consecução do objetivo.

Mas, deixando minhas colocações de lado, gostaria de perguntar. Você fala em sua introdução que a idade para começar não é o mais importante. Entretanto, já ouvi dizer que para ser programador é importante começar cedo, entre os 6 a 15 anos de idade. O que você tem a dizer sobre isso? Qual sua opinião. Tenho 39 anos, sou servidor público e tenho a possibilidade de continuar estudando para outro cargo mais elevado. Você na mesma condição, estudaria para concurso? Ou iniciaria os estudos em programação para expandir conhecimentos. Detalhe, minha graduação é em Direito, mas também tenho curso de WebDesign.

2

Boa tarde Wagner, tudo bem?
Em 2013 eu desisti da dança, que era um sonho, porque me disseram que eu ja estava velho.
Em 2019 uma senhora de 81 anos se formou em pedagogia porque era o sonho dela.

Como eu disse, cada um tem o seu próprio tempo, eu acredito que se só temos uma vida pra viver, por que não viver fazendo algo que amamos?

Aprender nunca é demais, e se você se identifica com essa área, por que não estudar buscar mais conhecimento?

Mas só você pode avaliar o que é melhor pra sua vida, porque só você sabe onde o calo aperta.
Se você tem possibilidade de estudar, ao mesmo tempo que exerce a sua função, ótimo, caso contrário, só você pode avaliar o que é melhor pra sua carreira profissional.

E veja bem, eu ainda trabalho como corretor, até que eu me sinta seguro pra sair dessa profissão pode levar bastante tempo. Essa jornada é pessoal. Hoje eu estou investindo todo o meu tempo no estudo, porque esse é o meu objetivo, sair dessa profissão.

Então em relação a idade, não se prenda a números, busque viver da melhor forma possível!

1

Olá Wagner! É uma boa pergunta sobre a idade ideal para começar a estudar programação. Embora exista a crença de que quanto mais cedo se começa, melhor, não se pode negar que a paixão e a dedicação são fatores muito mais importantes do que a idade para se tornar um bom programador.

Em relação a sua situação, sendo servidor público e com a possibilidade de continuar estudando para outro cargo mais elevado, seria uma boa opção para você. No entanto, se você sente que a programação é algo que o interessa e que gostaria de expandir seus conhecimentos, não há nada que o impeça de fazer isso, independentemente de sua idade.

Acredito que o mais importante é seguir sua paixão e escolher o caminho que mais lhe agrada. Sua formação em Direito e curso de Web Design são excelentes bases para seu crescimento profissional, independentemente da escolha que você faça.

Nota. Comecei a tocar violão com 19 e em 3 anos já estava conduzindo um culto de louvor (música) com 45 minutos.

O difícil é começar.