O problema de negocios na internet é que a barreira de entrada é baixa o que faz com que em pouco tempo seu negocio ja tenha 300+ concorrentes forçando seu preço e lucratividade pra baixo.
Estou nesse meio desde 2019 e não vejo dessa forma...
pelo contrário, de la para cá,eu aumento os meus preços.
outro ponto é que a venda da assinatura do software pode se sustentar com relacionamentos, principalmente se nos seus diferenciais conseguir agregar valor além do software para o seu público.
Já aconteceu de cliente minha ser abordada por concorrentes e logo depois me enviar o print de toda a conversa que tentaram desenvolver com ela 😅.
Meu caso, por exemplo: Uma coisa que estudei bastante, para distribuir o meu software, foi tráfego pago e vendas. No final, eu não só sabia anunciar o meu produto, mas também conseguia direcionar minhas clientes a divulgarem os delas também.
Tambem acontecia delas relatarem problemas que nem sempre eram ligados ao software, mas sim a índole das pessoas. Logo depois eu fazia um ajuste que minimizavam estes problemas e elas ficavam ainda mais satisfeitas.
tem empresas que estão comigo desde o início, 2019, pagando mensalmente certinho. É um fato que sustenta meu pensamento.😉
Sim, você pode criar um relacionamento com o cliente mas isso em nada impede dele ir pro seu concorrente se ele assim desejar (caso o preço dele for menor por exemplo). Alem de ter a barreira de entrada baixa os negocios da internet normalmente tem custos fixos baixos o que faz com que alem de exigir pouco investimento para entrar no mercado para permanecer tambem necessita de poucos clientes, fazendo o mercado ser mais competitivo ainda.
Entendo seu ponto de vista @vncs, mas vou te falar como vendedor. Quando se há relacionamento com cliente, você não precias ter preço, claro, quando isso é atrealado a uma boa prestação de serviço. Te falo isso, por que quem vende serviço, entrega experiência e resolução de problemas.
Um cliente quando contrata seu serviço, quer apenas resolver um problemas e na maioria das vezes, o preço é o que menor importa. Ter referências, avaliações, e claro um preço competitivo, faz com que seu cliente permaneça com você por anos, em todo segmento sempre haverá um concorrente, mas cada um se diferencia da forma que mais agrada seu publico. Se voce tem qualidade no serviço, suporte, recomendações, te garanto que preço é a última coisa que o cliente irá querer discutir e levar como principal critério.
Sim, amigo. Reconheço o sentido que suas colocações fazem...
Inclusive, também me articulo para evitar esse tipo de situação, que se o que for oferecido for somente um produto, pode sim ficar vulnerável a estas possibilidades.
E penso que, na prática, é possível ficar blindado destas questões ou, pelo menos, minimizá-las significativamente...
entendendo o público, conseguirmos agir em prol de oferecer muito além do que só um software e aumentar ao máximo a permanência dos assinantes.
😉
Custos de servidores são baixos. Custos para manter softwares em relação à sua escala também são baixos. Seus concorrentes terão isso à disposição, claro.
Mas hás dois pontos muito importantes além disso:
- a complexidade do problema que você se propôs a resolver
- o nicho que pretende explorar
Se você é capaz de resolver problemas complexos, o custo para um concorrente te bater vai lá no alto. Além disso, se o mercado que você escolheu é um nicho inexplorado, ou mesmo pequeno demais para atrair os grandes concorrentes, você está feito! Nadará de braçadas por meses, até anos. Conseguirá uma grana fácil.
Você não precisa ter a ideia mais inovadora do mundo. Apenas faça algo bem e se relacione com outros mercados, pessoas. A quantidade de problemas mal resolvidos é infinita.
Sobre perder clientes. Trabalho há mais de 10 anos com SaaS. Ganhei clientes muito mais que perdi ano após ano. Vale muito a pena.