Sim, você pode criar um relacionamento com o cliente mas isso em nada impede dele ir pro seu concorrente se ele assim desejar (caso o preço dele for menor por exemplo). Alem de ter a barreira de entrada baixa os negocios da internet normalmente tem custos fixos baixos o que faz com que alem de exigir pouco investimento para entrar no mercado para permanecer tambem necessita de poucos clientes, fazendo o mercado ser mais competitivo ainda.
Entendo seu ponto de vista @vncs, mas vou te falar como vendedor. Quando se há relacionamento com cliente, você não precias ter preço, claro, quando isso é atrealado a uma boa prestação de serviço. Te falo isso, por que quem vende serviço, entrega experiência e resolução de problemas.
Um cliente quando contrata seu serviço, quer apenas resolver um problemas e na maioria das vezes, o preço é o que menor importa. Ter referências, avaliações, e claro um preço competitivo, faz com que seu cliente permaneça com você por anos, em todo segmento sempre haverá um concorrente, mas cada um se diferencia da forma que mais agrada seu publico. Se voce tem qualidade no serviço, suporte, recomendações, te garanto que preço é a última coisa que o cliente irá querer discutir e levar como principal critério.
Sim, amigo. Reconheço o sentido que suas colocações fazem...
Inclusive, também me articulo para evitar esse tipo de situação, que se o que for oferecido for somente um produto, pode sim ficar vulnerável a estas possibilidades.
E penso que, na prática, é possível ficar blindado destas questões ou, pelo menos, minimizá-las significativamente...
entendendo o público, conseguirmos agir em prol de oferecer muito além do que só um software e aumentar ao máximo a permanência dos assinantes.
😉