Executando verificação de segurança...
5

Porque eu escolhi AWS Amazon Lightsail

Passei por grandes desafios ao escolher uma provedora de hospedagem, e foi ficando bem difícil a escolha à medida que eu precisava de recursos 100% root, como por exemplo, instalar um conversor de video.
Tentei as provedoras comuns, como hostinger, hostgator, localweb e tals... apelando para uma VPS... mas sempre encontrava problemas com as provedoras, ou por causa do desempenho, ou por causa de alguns absurdos que aconteceram.
Decidi! Quero uma máquina virtual inteira só pra mim, chega de containers de clusters compartilhados. Vou para a Google!
Fui para a Google Cloud... fiquei muito feliz, até chegar a conta no final do mês.
A calculadora do google tinha me dado previsão de 23 USD / mês, no primeiro mês veio mais de 40 USD.

Buscando, conheci o Amazon Lightsail.

Antes de prosseguir, quero deixar claro que este não á um post patrocinado, eu realmente estou compartilhando os produtos/serviços que eu uso e recomendo.

Os Prós do Amazon Lightsail

Sendo objetivo, essas são os pontos positivos de utilizar a Amazon Lightsail:

  • Acesso 100% root:
    • Você terá acesso total a todos os recursos do servidor;
    • Possibilidade de instalar programas e bibliotecas direto no OS do server;
  • Preço:
    • Os preços do Lightsail são fixos, e isso te deixa muito mais tranquilo para trabalhar.
    • O preço é realmente barato levando em consideração a qualidade do Serviço:
      • $ 3.50 USD / mês (1 vCPU, 512 MB RAM, 20 GB SSD)

        Ideal para aplicações WordPress e aplicações estáticas de baixo tráfego.

      • $ 5.00 USD / mês (1 vCPU, 1 GB RAM, 40 GB SSD)

        Ideal para aplicações web de baixo desempenho.

      • $ 10 USD / mês (1 vCPU, 2 GB RAM, 60 GB SSD)

        Bom para aplicações de medio tráfego e baixo desempenho.

      • $ 20 USD / mês (2 vCPU, 4 GB RAM, 80 GB SSD)

        Realmente a minha preferida, atualmente consigo trabalhar com esta instância rodando uma aplicação PHP com 10mil usuários simultâneos (com DB num container separado)

      • E tem maiores, para aplicações robustas, chegando até $ 160 USD / mês
  • Segurança:
    • No Amazon Lightsail, por padrão você possui 2 camadas de firewall, a do Amazon AWS (que vc não tem controle algum), e o da sua rede privada Amazon Lightsail (que vc gerencia pelo painel, abrindo ou fechando portas. E gerenciando protocolos)
    • Você ainda pode, se quiser, configurar um terceiro firewall dentro do servidor de aplicação, ou até mesmo criar outros servidores pra monitorar sua rede. Realmente o céu é o limite!
  • Mobilidade:
    • O Amazon Lightsail te traz muita mobilidade, por anexar seus IPs, permitindo que vc migre de servidor sem precisar alterar seus registros DNS. Apenas desanexando o IP de um server, e anexando em outro.
    • Também te permite acessar a sua VM via SSH direto pelo navegador.

Os Contras do Amazon Lightsail

Para começar, o MAIOR ponto contra o Lightsail é disparo de emails.
Que muitas provedoras bloqueiam a porta 25 dos servidores, não é novidade. Mas a Amazon Lightsail bloqueia o protocolo SMTP de saída. Então não importa qual porta vc use, vc será bloqueado de mandar emails.

Existe uma caixa de diálogo que vc pode solicitar o desbloqueio SMTP, mas eu nunca consegui que aprovassem, e não conheço ninguém que tenha conseguido (deve existir alguém que sim, comenta aí)

E o outro ponto contra, que nem é tão ruim assim é a forma de faturamento. É realmente apenas oara cartão de crédito, a função débito é limitada a alguns bancos, e outras formas como Boleto Bancário não existem.
Isso atrapalha mais quando a conta Amazon é uma conta pessoa jurídica, que vc não pode faturar como pessoa física. Mas esse é o menor dos problemas.

Deixo aqui no rodapé imagens do painel, eu acho bem clean, e facilita muito ao manejar meus servidores.

Espero te ajudado.

Lightsail

Lightsail

Carregando publicação patrocinada...
1

Muito legal, não conhecia essa ferramenta. Inclusive tenho uma dúvida, vou explicar minha necessidade pra conseguir deixar a dúvida mais clara; eu tenho um script que usa o Selenium com o Node, que roda pelo terminal do PC, ele abre o Chrome e executa ações, é extremamente necessário que o chrome esteja aberto (não pode ser em headless mode), queria deixar esse processo acontecendo em algum serviço de Cloud, é possível fazer isso com o LightSail ou com alguma outra ferramente que alguém conheça?

3

As instâncias Lightsail são instâncias como as do EC2, afinal... ali vc tem uma máquina linux inteira pra você. É difícil dar uma orientação mais direcionada sem saber qual é as ações que ele executa. Mas de modo geral, se vc quiser que o linux "reconheça" uma placa de video, e/ou um monitor, vc pode fazê-lo reconhecer. Afinal, em um dos meus servidores lightsail eu possuo área de trabalho normal, sem nem precisar emular hardware, apenas instalando o GNOME (que não vem instalado nas versões servers do Lightsail) e compartilhando minha tela com Vino VNC.

Instalando GUI

$ sudo apt update
$ sudo apt install gnome-session gdm3

Instalando Vino VNC

$ sudo apt install vino

1

Caraaaa, que demais isso ai, vou testar pra ver se funciona, acabei vendo esse video e acho que já deu pra ter uma base boa, nem sabia que isso existia.

Pra contextualizar um pouco, basicamente é um script que abre o navegador, entra num determinado site, faz um download, e repete infinitamente esse processo. O problema são alguns sites problematicos que impossibilitam o uso do headless mode, que seria executar os comandos sem de fato abrir o chrome.

E isso me traz uma duvida, na prática, se programar um script que abre o gnome-session, ele de fato abriria o navegador?

E desculpa, sua ajuda já foi absurda, vou me virar aqui KKKKKK mas é só caso saiba de algo, que já me daria muito mais que um norte.

De qualquer modo, MUITO obrigado mano!

1

Opa,
acredito que, se não tem como usar sem o modo de emulação do viwer só seria possivel em uma maquina virtual que tenha ambiente grafico.
Tem algumas opções, a da amazon (que é a que eu conheço) é o ec2. (que pode até sair de graça se você não preciar de algo muito parrudo).

1

Como eu não entendo muito de cloud computing em geral, na empresa atualmente usamos uma instancia EC2, mas como faria pra ter esse ambiente gráfico? Terias alguma documentação ou algo pra eu pesquisar melhor?

2

Somente subir o ec2 já te garante o ambiente grafico, se consegue logar na maquina e não ter só o terminal isso já é garantido!

1

Vou dar uma pesquisada a mais nisso, vi um vídeo agora pouquinho que tem como, mas nunca tinha ouvido nem falar KKKKKKKKKK
Valeu mano!

1
2

O EC2 é elástico, você pode alterar as configurações de hardware (como processador e Memória Ram) às vezes sem nem precisar interromper a instância. Porém é um produto onDemand, você paga pelo que usar. É realmente muito volátil o faturamento, dificilmente vc consegue pagar um valor "fixo" todo mês.
No Lightsail são instâncias totalmente independentes como as do EC2, mas uma vez criada, não se pode alterar a configuração dela. O faturamento é fixo, te ajuda muito à planejar o financeiro.
Mas de modo geral... o lightsail é mais simples. O EC2 por exemplo, é muito fácil se perder nas configurações de rede privada (VPC), eu mesmo passo muita raiva com as VPCs. No lightsail tudo as configurações de rede são mais intuitivas.

Sobre a elasticidade... para mim não faz falta, porque eu prefiro ter vários servidores pequenos com a aplicação, do que um servidor grande. Então quando minha instância chega perto do limite, eu duplico ela e aplico um Load Balancer para equilibrar o tráfego.

1
1

Esse tipo de postagem é realmente muito bom para ajudar a comunidade. Parabéns!
Aproveitando, no Lightsail eu consigo também ter uma hospedagem já 'pronta' assim como essas hospedagens comuns, ou seria mais como uma vps mesmo onde preciso fazer tudo?

1
1

É uma VPS, 100% gerenciada por você. Você recebe a máquina crua, apenas.

Para ter uma hospedagem 'pronta', imagino que você quer dizer que seja algo que tenha o cPanel, Plesk, algo que tenha uma interface de gerenciamento. Da para você ter isso usando o marketplace da amazon [1], mas sei lá... nesse caso é melhor você pegar uma hospedagem compartilhada que no caso uma empresa já gerencie por você (que mantenha segurança (updates), tenha solução de backup, entre outras milhares de coisas).

Sobre a VPS, tem vários outros "concorrentes" dessa "categoria" Lightsail que oferecem um serviço menos "capado", oferecem uma boa taxa de de IO de disco e um processamento melhor [2], inclusive essa é a grande pegadinha dessas VPS, tem que ficar de olho no benchmark que elas realmente oferecem.

DigitalOcean
Linode
Vultr
Upcloud
Hetzner Cloud
OVH Cloud

E por aí vai...

[1] https://aws.amazon.com/marketplace
[2] https://joshtronic.com/2022/05/01/vps-showdown-digitalocean-lightsail-linode-upcloud-vultr/

1

Super apoio compartilhar um pouco mais da sua experiência com a AWS.

Estou engatinhando no cloud.

Chegou a considerar a Utilização do Beanstalk?
Esse foi o caminho que segui para ter uma facilidade maior no provisionamento de tudo que precisava.

Uma coisa que já testei e deu muito certo foi o envio de e-mails utilizando SQS + LAMBDA + SES

Ainda funcionou como uma aplicação assíncrona.

Basicamente eu insiro uma "mensagem" na fila do SQS, que já encerra a requisição, sem travar a conexão.

Essa mensagem é lida por uma função LAMBDA que executa o envio do e-mail pelo SES (esse envio de e-mail fica sendo um microserviço)

Eu gostei de ter tudo estruturado dessa forma.

1

Que top o seu post, muito obrigado por compartilhar!

Realmente não conhecia esse serviço da Amazon e achei muito interessante, principalmente pelos exemplos que você citou conforme iria subindo a configuração das máquinas.

Eu mesmo sempre fiquei (e ainda fico) com medo desses preços variáveis conforme o uso e tal, prefiro algo fixo - que eu tenha controle.

Vou pesquisar melhor sobre, mas curti muito!