Executando verificação de segurança...
6

Segunda Linguagem de Programação para complementar o Node (Go, Java ou C++)

Falaaaaa galera, estou em um dilema atual que é qual uma nova linguagem de programação aprender? Atualmente sou dev backend com Node(express, fastify, nestjs e sem libs complementares também) há alguns anos, estou me aprofundando em streams e worker_threads, mas sinto a necessidade de aprender algo a mais para complementar, e ai entra o meu atual dilema.
Eu já vi C++ em linguagem de programação e programação estruturada na faculdade, e Java em POO na faculdade também, Go seria meu primeiro contato.
Visando mercado, salários e quantidade de vagas, qual linguagem vocês escolheriam para agregar no currículo e conseguir dar um plus no salário ?

Carregando publicação patrocinada...
2

Eu fiz isso há 7 anos. Escolhi Go. Não me arrependo. Hoje trabalho com Go para muitas tarefas pesadas e em escala que jamais poderia fazer com as outras linguagens que eu conhecia.

1

Po que top bro! Muito obrigado pelo comentário! Ainda mais sabendo que você já fez a escolha e deu super certo!
Uma dúvida, questão de vagas nacionais/internacionais você tem visto bastante vagas ou é um pouco mais limitado ? E os devs que trabalham contigo, normalmente é fácil encontrar ?

Aa e mais uma coisa =s rsrs! Tem algum curso para indicar aprender Go ? Ou foi mais seguindo a documentação mesmo ?

1

Lindão, eu não estou empregado. Eu tenho uma empresa e aplico Go dentro dela. Estou por fora de vagas. Eu penso assim: o importante é você conseguir resolver problemas que a maioria não consegue. Naturalmente acabará valorizando seu passe. Mas entendo que no começo tem que caçar uma vaga, mesmo.
Curso? O próprio site do Go tem material absurdamente. Vá engolindo canais e referências. Depois disso, compre o livro "A Linguagem de Programação Go", de Brian W. Kernighan.
Se precisar de mais uns toques, fazemos uma call.

1
1

Mano, te recomendo Java. Por já ter experiência como backend Node, o java é um das melhores linguagens para se especializar(desde que não seja um completo iniciante no mundo do desenvolvimento). A linguagem é sim robusta e pesada, mas um sistema bem feito em Java, "dura toda uma vida". Em relação ao mercado, você não achará muitas vagas para junior, mas se tiver uma certa experiência com outras tecnologias(no caso Node). Você vai longe com o Java, papo de muita grana com CLT.

1

Então bro já tenho uma experiência sim em alguns anos com Node. E Java eu fiz 1 ano no meu curso técnico, mas tinha 17 anos, e fiz mais 1 ano na faculdade, mas é aquele Java da facul, nada muito aprofundado, foi mais para aprender OOP. Mas valeu pela dica! Vou levar em consideração!!

1

Depende do ponto que tu quer trabalhar, eu recomendaria Go que é um pouco mais universal que C++ e Java.

Se tu quiser trabalhar fora da área web, eu recomendaria C++ e se você quer trabalhar com processamento em alta demanda (casos como twitter ou similares) recomendaria Java sem dó.

1

Não pretendo focar em web não, quero dar uma focada em uma linguagem com grande poder de processamento, gerenciamento de memória, alto poder de respostas nas requisições http ou similares e etca. E também, um dos pontos mais importantes é ter um bom mercado para trabalho.

1
0
0
1

Eu diria que RUST é a melhor opção para segunda língua depois de javascript/node

Rust é um tipo de C++ melhorado. Com ele da pra fazer tudo que C/C++ faz!

Imagina um projeto que você esta com node! Ai tem alguma coisa gargalando.
Você faz um arquivo em RUST chama no node(N-API) e pronto soluciona o problema.

E RUST esta em plena ascenção, é o futuro para substituir quem sabe C/C++

2

Então man, eu nem considerei RUST, porque não vi muito mercado para ela. Dei uma pesquisada aqui e ela foi criada em 2015, mas mesmo assim não teve um crescimento tão grande como as outras citadas no título. A comunidade eu achei pequena e o número de vagas também.

Mas bom saber dessa possibilidade de juntar Rust com Node, se algum dia acontecer esse gargalo eu já vou cogitar tentar algo em Rust, mas por enquanto não pretendo me aprofundar muito não.
Valeuuu bro!

1

2015, mas mesmo assim não teve um crescimento tão grande como as outras citadas no título

Como assim? Java é de 1993, C++ de antes de 1990 e Go de 2009.
Ou seja nada novas!

juntar Rust com Node

Esqueci de dizer que tbm da pra fazer o mesmo com C/C++.

Rust esta crescendo já sendo portado no windows e no linux.

Mas ainda é nova sim, não da pra negar. E onde ela entra é concorrencia com
C/C++ ou seja é mais complicado mudar para Rust.

Se quer vagas vá para PHP, se quer algumas vagas que paguem melhorzim
Java se quer muitas vaga é JS mesmo mas paga menos que PHP.

C/C++ são poucos usadas, em relação essas outras mesmo!

1

Na verdade eu disse que o Rust que é mais recente, as outras já são antigas e consolidadas no mercado e com uma boa comunidade!

Entendi bro, vou levar muito em consideração sua resposta! Valeuuu!

1

Eu programo em C, C++, Java, PHP e Python. Te recomendo não focar em C++, a menos que você goste muito dessa linguagem. C e C++, apesar de muito mais poderosas, são mais complexas e cada vez mais seletivas as vagas para elas. Com certeza devem pagar bem, mas o mercado para elas exige um certo "je ne sais quoi" por parte dos programadores kkkk resumindo, o nivel delas é mais alto, e elas não são muito facéis de "maquiar", então ou você manja, ou o avaliador vai sacar na hora que você não manja... sua gambiarra fica alí, piscando em verde neon!

Se quer um bom salario, uma boa linguagem e um bom mercado, escolha Java! Ela é poderosa, é facil(sim, é facil sim!) e ainda tem muito chão pela frente. Mas caso tenha medinho de um pouco de Java, teremos sempre o bom, velho e nada enferrujado PHP!

Outras opções legais são:

  • Python & Django: Mamão com açucar! Muito bom de programar, mas acho que tem menos vagas... que se dane! Quem precisa de html quando pode trabalhar com dados, redes neurais, visão computacional, etc... :)
  • Elixir & Phoenix: Elixir é topizera demais! Vale muito conhecer,e o que talvez a galera não saiba( ou sabem, não sei kk) é que Elixir tem um framework muito foda! O Phoenix apesar de ser novo, já está num nivel muito proximo do Django, desenvolver com ele é tão facil quanto e tem varios conceitos e inovações interessantes. Elixir é BR.
  • Lua & Seus Frameworks: Lua também é BR, é uma obra de arte em termos de código, umas das linguagens interpretadas mais rapidas! pequena e roda em qualquer lugar(tipo o Doom das linguagens kkk). Ela tem alguns frameworks web como: LAPIS, Sailor(foi criado praticamente sozinho por uma moça, e ela se perdeu nele, deixou de escrever e ele está aberto para quem quiser conitnuar tocando seu desenvolvimento kkk chance de projeto opensource!), Orbit, Dark e por ultimo, Tarantool(esse é um banco de dados NoSQL e servidor web de alto desenpenho, MUITO interessante).
1

Já ouvi falar em Elixir, mas como não vejo muitas vagas nem fui muito atrás.
Java não tenho medo não, já fiz na faculdade alguns sistemas com Java e eu não tinha muita dificuldade, era mais aprofundar mesmo na linguagem!

Cara não tinha pensado dessa forma em C e C++, realmente só vejo big techs aplicando/exigindo devs C++, como Amazon, Microsoft, Google e etca... Mas eu percebi que essas mesmas big techs sempre pedem Java ou Golang junto, acho que vou largar mão de C++ de vez kkkkk!

Abraços, bro!