TikTok lança ferramenta que imita rede social BeReal
Alguns meses atrás me deparei com noticias de uma nova rede social que funciona de uma maneira um tanto quanto diferente. Enquanto as outras redes sociais estão cada vez mais entregando conteúdos engessados, que distoam e muito da realidade, a BeReal tinha uma proposta totalmente contrária e que eu cheguei a desacreditar, no início.
Pelo que me lembro ter lido na época, ele funcionava assim:
O aplicativo enviava um alerta para o celular dos usuários em um horário aleatório e eles teriam que registrar o que estivessem fazendo naquele momento e postar num intervalo de 2 minutos, se minha memória não falha. Fora desses intervalos de tempo não seria possível postar nada. Na época até baixei o app mas acabei esquecendo de criar um perfil, até enfim desinstalá-lo do celular.
Até que hoje, vendo meu feed do tiktok acabei me deparando com um anúncio me chamando para testar o TikTok Now, uma nova ferramenta que é o BeReal "cag*do e cuspido. Também não baixei o app (ao menos não ainda). Mas achei interessante a decisão do TIkTok de fazer basicamente o que todas as outras grandes redes sociais já vinham fazendo há anos, que é copiar o seu concorrente.
Twitter tem o Spaces, o Spotify tem o Green House, ambas alternativas ao ClubHouse que viralizou ano passado e desde então nunca mais ouvi falar.
A Meta então, nem se fala. Foi a primeira a adotar e popularizar essas práticas quando não conseguiu comprar o Snapchat e lançou os Stories, o mesmo com o mais recente Reels que copia o TikTok. Ainda tivemos o Youtube com o Shorts, e praticamente todas as outras redes sociais existentes, das conhecidas às mais desconhecidas, adotando o formato de videos do tiktok, fenômeno que começou a ser chamado de "tiktokzação" das coisas.
Enfim, essa discussão já é antiga mas acho interessante trazê-la à tona novamente. O quanto vocês acham que essas práticas podem impactar o avanço das tecnologias de midias sociais? Se os "grandões" sempre podem adquirir uma empresa nova no ramo, ou simplesmente copiar a função mais popular do concorrente ou até o seu formato inteiro de interação na plataforma?
Só consigo me lembrar de uma rede social que conseguiu vencer esse sistema e continuar mais popular que os concorrentes, que é justamente o TikTok. Snapchat, Clubhouse, e possivelmente agora o BeReal, que surgiram antes como redes alternativas e foram copiados, acabaram no esquecimento. É mais fácil para o usuário adotar uma nova função na rede social que ele já utiliza que baixar um novo app e começar tudo do zero.
Adotando essa prática, já podemos esperar que o TikTok se assemelhe mais e mais à Meta, e possivelmente ocupando sua posição de "A gigante das midias sociais" que esmaga qualquer chance de outra alternativa aos seus serviços surgir? Lembrando que eles já usaram a carta de "reverse" e copiaram os Stories do Instagram.