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Gostei de ler o seu relato e inclusive o que disse na sua outra resposta.

Vejo que o mínimo que se deve ter ao concluir uma graduação por exemplo é uma base teórica sólida daquilo que foi visto em curso e que isso só é obtido se as disciplinas tiverem o nível de dificuldade necessário que torne isso possível.

Queria talvez deixar mais explicito que minha critica não é ao professor que cobra bastante do aluno, que se dedica em disseminar seu conhecimento e que fica chateado quando o desempenho da turma é ruim.

Minha crítica é quando professores abertamente riem e debocham quando quase toda turma reprova.

Por outro lado, tem muitos alunos que também não dão a mínima para a disciplina e só estão a fim de obter o mínimo para ser aprovado, e isso com certeza deve ser extremamentte frustante para o professor.

A sensação que tenho é que os dois lados ficam tentando achar alguém para culpar e no fim isso parece não evoluir em nada o ensino.

Particularmente as disciplinas que mais aproveitei foram as que tinham professores mais duros e coincidentemente todos eram professores extremamentes preocupados com a qualidade do seu ensino, onde era nítido a dedicação da preparação de cada aula, a preocupação de quando os alunos iam mal em uma prova e principalmente independente de notas se estavamos de fato aprendendo o que era proposto.

Por outro lado percebi algo que eu estava acostumado e que muitos alunos também estão, que é receber todo o conteúdo já mastigado igual os professores costumavam fazer no ensino médio e fundamental. Aqui a dinâmica é diferente e quem fica apenas contido no que o professor passa dificilmente vai conseguir atingir notas boas.

Sinceramente passei apenas os 5 anos da graduação nessa vida acadêmica e essas foram meus achismos com base na experiência que tive durante esse período.

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