Executando verificação de segurança...
12

Ruby on Rails: Como finalmente me senti em paz como desenvolvedor.

Olá pessoal, estou aqui para compartilhar minha experiência com essa tecnologia e como ela realmente mudou meus pensamentos. Não quero promover nenhuma tecnologia em específico, só quero compartilhar minha experiência e deixar que cada um decida se é útil ou não para você. Então vamos lá.

Eu programo desde os meus 13 anos (atualmente tenho 20). Desde então, sempre programei em Javascript/Typescript, sempre me considerando muito proficiente nelas. Estudei tudo o que podia, como React, Vue, Next, Svelte, Express... Era tanta coisa nova, tantas decisões a serem tomadas, que com o tempo comecei a me sentir exausto. Além disso, sempre disputava vagas com milhões de requisitos, o que tornava a concorrência sempre gigantesca, mesmo eu tendo estudado tudo e tendo experiência com elas.

Até que um dia eu acabei entrando em uma vaga onde não haviam requisitos de tecnologia, fiquei bem surpreso com isso. Me apliquei e passei. Quando entrei na empresa, me deparei com essa tecnologia totalmente nova para mim, que só tinha ouvido falar pelos mais velhos. Mesmo assim, sem nunca ter mexido ou estudado sobre, em apenas uma semana já estava sendo totalmente produtivo para a empresa e entregando novas funcionalidades. Para mim, aquilo foi surreal, era tão simples, sem ter que exaurir minhas energias pensando em tantas decisões. Era como se eu apenas seguisse um fluxo... Me sinto totalmente feliz e relaxado com essa tecnologia.

Finalmente sinto que posso realmente focar no que importa: a experiência do usuário. Além disso, consigo ter tempo para evoluir o que é mais importante em um software (além de funcionar como deve, rs), que é como ele é bem construído e como posso crescer de forma saudável. Atualmente, estou me dedicando a estudar o que realmente importa para um desenvolvedor, como padrões de projeto, arquiteturas e como as coisas realmente funcionam, em vez de ficar tentando aprender tecnologias que irão durar pouquíssimo tempo. Isso me permite focar em coisas mais duradouras e importantes para o meu desenvolvimento como profissional. Além disso, sinto que posso ser mais produtivo e criativo, já que não estou sempre preso a tentar aprender novas tecnologias.

Atualmente tenho quase 2 anos de experiência como Desenvolvedor Full-Stack com Ruby on Rails e nunca me senti tão bem com minha carreira. Pretendo continuar trabalhando com essa ferramenta por um bom tempo. Realmente existem ferramentas que são feitas para a "Felicidade do Programador" e isso é o que mais desejo no momento, e não Hype ou tecnologias do momento que talvez nem façam sentido usar.

Se você se sente como eu me sentia antes, afogado por coisas para estudar e decisões a tomar, talvez faça bem para você respirar novos ares e dar uma chance para outras tecnologias, como Ruby on Rails. Não estou dizendo que essa é a única opção, mas para mim foi a escolha certa e mudou totalmente minha perspectiva na tecnologia. Se você estiver interessado, sugiro que dê uma olhada e veja se é algo que pode te ajudar também. Quem sabe essa tecnologia não te traz a paz e felicidade que ela trouxe para mim.


Texto que me inspirou a contar meu relato: https://devanil.dev/sobrecarregado-no-javascript-tente-ruby-on-rails

Carregando publicação patrocinada...
3

Esse é o padrão que se repete: programadores altamente qualificados "no melhor framework JS de todos os tempos da última semana" que se apaixonam pelo ecossistema Ruby on Rails depois que dão uma chance ele.

Foi assim comigo. Eu vim do Java e, inclusive, tinha diversas certificações (SCEA, SCBCD, SCWCD, SCJP, etc), mas quando fiz um simples CRUD no Rails, decidi que era ora de ser feliz na profissão. Deixei tudo que tinha de Java para trás e mergulhei de cabeça em um novo mundo de possibilidades, com curva de aprendizado irrisória e produtividade bem alta para meus projetos.

Isso foi lá em 2009 e foi a melhor decisão que tomei na vida profissional!

1

Cara, 7 meses depois li seu relato e queria te agradecer, pq agora eu sei oq fazer. Estou estudando ha alguns meses e quando eu vi o JS, com o tanto de framework e o tanto de gente aprendendo a mesma coisa e as vagas lotadas, eu fiquei desaminado. Eu ouvi falar do ruby atraves do mano Deyvin e estava com vontade de aprender ha algum tempo, mas eu sempre ficava na barreira do "não vale a pena aprender em 2023. Não tem vagas". Depois desse relato, vou seguir meu coração e ir aprender ruby on rails!

1

Fico muito feliz por saber que meu relato tenha lhe proporcionado alguma clareza! Compreendo completamente o que você está passando; às vezes, mudar de ares é melhor do que insistir e acabar se sufocando. Desejo-lhe muito sucesso nesta sua nova empreitada. Vá com tudo!

1
1

Sei que o post é antigo, mas me senti motivado a vir responder.

Muito maneiro saber que você curtiu o Rails, e tá aí trabalhando com isso. Como o pessoal já disse em outros comentários, realmente é uma tecnologia nichada, não tem tantas vagas assim, mas dá pra levar. Eu trabalho com Rails desde 2012, e não pretendo parar principalmente agora com a chegada do Hotwire.

Pra quem, como eu, achou esse post e fica na eterna dúvida de que o Rails está morrendo e etc. recomendo muito acompanhar o DHH (um dos criadores do framework). Ele fala de várias coisas, e de vez em quando sobre o Rails e possíveis atualizações.

A última grande coisa que eu vi, é que lançaram um evento que vai acontecer na Europa e foi um baita sucesso, se não me engano venderam tudo muito rápido. E o assunto é bem maneiro: Shaping the future of Ruby on Rails. - https://rubyonrails.org/world

Rails está vivo, e vai seguir aí por algum bom tempo.

1

Fale, Remos.

Parabéns pelo relato. Tem muita coisa boa em Ruby, em Rails e no mundo JS tb. Tecnologia, linguagem de programação, frameworks e afins são tudo ferramenta para resolver problema, cada uma com suas vantagens. Sua experiência em JS com certeza ajudou com Ruby on Rails.

Será promovido o https://www.tropicalrb.com/ em abril de 2024, se puder divulgar, não sei se já divulgou, nós devs de Ruby ficaremos agradecidos. Quem sabe não vemos você por lá como palestrante.

Não sei se conhece, mas o maior evento de Ruby é o RubyKaigi, procure no youtube.

Os artigos da Shopify são muito bons, bem equilibrados em teoria e exemplificação. Ótimos para enterder problemas que geralmente chegam aos grandes sistemas.

1

Muito bom o seu relato, me deparei com ele hoje! Fui organizadora do evento Rails Girls antes da pandemia, adora ver o quando era fluido as meninas conseguirem fazer suas primeiras linhas de codigo com a linguagem. Hoje venho pensando muito o quando estamos sempre correndo e não pensando em arquitetura e estruturação, algo que sinto que no Ruby on Rails e muito legal.

1

Parabens, vesla, por conseguir se encontrar, particularmente fico muito feliz por voce.. Obrigado pelo seu relato, nao e uma tarefa facil encontrar paz na programacao, e seu relato mostra como nem sempre os horizontes sao limitados, e como arriscar o novo pode ser melhor que continuar no facil(ao menos no seu caso, foi).

Agradecimentos, vegazzi.

2

Obrigado pelo seu comentário, vegazzi. Realmente não é fácil encontrar paz na programação, então fico feliz de ter encontrado isso em Ruby on Rails, me considero sortudo nessa questão. Eu concordo que nem sempre os horizontes são limitados e que, às vezes, arriscar algo novo pode ser melhor do que continuar no mesmo caminho. Agradeço pelos seus agradecimentos e estou feliz de ter compartilhado minha experiência para que outras pessoas possam encontrar a felicidade na tecnologia também. Obrigado por ler e comentar.

1

Não é a toa que Ruby on Rails é considerado por muitos o melhor framework web. o Ruby com sua sintaxe concisa e bela de se ver (inspirado no python) e o rails com sua arquitetura e repositório grande de bibliotecas e ferramentas que auxiliam na produtividade, fazem um par perfeito.

Muitas startups do passado que se tornaram empresas gigantes como o Github, Airbnb, Shopify e até mesmo o Twitter foram feitas em Ruby on Rails, sensacional!

Apesar de ter tido seu ápice entre 2000 e 2010, hoje ele é um framework menos utilizado (principalmente devido à ascenção do JS etc...)

Porém ele ainda é muito utilizado e continua sendo uma ótima alternativa pra construir sites, visto que o ecossistema de JavaScript é muito louco e dinâmico, tornando um web app em JS, uma monstruosidade de complexidade (vulgo web bundlers, dois runtimes diferentes, supersets, frameworks e metaframework etc...).

Outra alternativa que gostaria de citar é o framework Phoenix, da linguagem de programação Elixir (criada por José Valim, um brasileiro), framework esse que é muitíssimo inspirado no Ruby on Rails.

Eu o utilizei e apesar do ecossistema de bibliotecas ainda ser pequeno comparado ao Ruby on Rails e JS, já temos muitas bibliotecas como ORMs, Hash de senhas etc... além disso, elixir é uma ótima linguagem para fazer suas próprias ferramentas e bibliotecas visto que é uma linguagem bem moderna com características do paradigma funcional.

Mas a principal vantagem do Elixir é sua capacidade de escalabilidade, a facilidade de trabalhar com sites em tempo real com muitos clientes e de criar sistemas distribuídos, já que ele foi feito em cima da máquina virtual Erlang, uma linguagem e runtime criada em 1980 pela Ericsson no ramo de switch telefônicos para criar sistemas distribuídos, tolerantes a falha, e escalável para milhões de clientes conectados, e essas vantagem são muito bem utilizadas para aplicações web e de forma acessível com o Phoenix.

Hoje em dia temos várias empresas que usam o erlang/elixir como Pepsi, Pinterest, WhatsApp, Discord e Twitch em seu chat em tempo real também, até mesmo ferramentas de mensageria como rabbitmq também usam o erlang

Enfim, recomendo darem uma olhada, vale a pena dizer que a comunidade de Ruby on Rails e de Phoenix/Elixir são muito ligadas, visto que muitos contribuídores e criadores de ferramentas no Ruby agora também fazem essas ferramentas no Phoenix/Elixir (como o próprio criador da linguagem, José Valim).

1

Comentario sensacional!! Phoenix e Elixir são realmente como irmãos de Ruby e Rails, infelizmente sinto que aqui no Brasil praticamente não tem mercado para eles... Pelo menos nunca vi uma vaga.

1
1
1

Eu dei de cara com o Ruby num dos chamados treinamentos para uma vaga ... ja tinha tentado algo semelhante com Java e resolvi tentar outra vez - sei que muitas oportunidades e vagas estão em JS e derivados, mas Ruby me surpreendeu positivamente. Não fui tão fundo por não ter continuado o treinamento e fica ai um comentário: acredito que o frison gerado gerou muitas expectativas, mas tb parece que o ecossistema JS vai se devorando - então fica tenso mesmo. Gostaria de continuar a estudar Ruby, conhecer on rails e seu post me ajudou bastante, creio que muitos se sentem da mesma forma em relação ao JS e frameworks derivados. Obrigado!

2

Que bacana mano! Ruby ainda é bem atraente no mercado brasileiro(com vagas até em Magalu da vida), não tanto como Javascript, mas as vagas de javascript estão meio absurdas... Tenho certeza que você ainda vai se supreender bastante com esse novo caminho, assim como aconteceu comigo, desejo todo sucesso pra ti!

1

você falando sobre o conforto na linguagem ruby e no ruby on rails, me fez lembrar muito das propagandas de como o python facilita a vida do programador, mas não por puxar saco de python, mas pelo fato do ruby ter sido inspirado em python e tendo várias coisas que me fazem gostar mais dele do que do próprio python(não que não goste de python, cada tecnologia tem seu uso, mas gosto muito de como o ruby funciona)

1

O seu relato me lembra bastante quando eu comecei com o Ruby on Rails, lá no final de 2008.

Na época o meu guia foi o livro Rails para sua Diversão e Lucro, do Ronaldo Melo Ferraz, e realmente foi muito divertido aprender.

Sempre gostei de programar, e isso bem antes do Rails, quando eu tinha uns 11 anos, e já fiz coisas bem legais em PHP, e até usando outros frameworks em PHP como o Cake e o finado Spahettiphp (que era brasileiro inclusive), guardo um carinho enorme pelo PHP, mas o Rails foi o divisor de águas, e amor a primeira vista.

Continuo desenvolvendo com ele desde então. 😁

1
1
1
1

Sempre me interessei por Ruby, até fiz um mini-curso da OneBitCode pra saber o basico, mas acabo que nem levei pra frente. Agr, dps de 1 ano sem estudar nada sobre, tô voltando a área da programação e talvez eu tente estudar um pouco sobre Ruby e Ruby On Rails, além de ser simples é bem confortavel de se mexer.

1

JS nunca foi forte em ter solução Full-stack. Aliás, nunca nem teve solução Back-end. E Front-end todo dia se cria um novo. Hoje em dia que tem o NestJS pro Back-end.

Assim como para o Django (inspirado no Rails) eu vejo muita vantagem de combinar com htmx e talvez um Alpinejs por conta do esquema de templates. Assim tu tens a facilidade de criar htmls com dados do Back-end e ter dinamismo do JavaScript com htmx.

1

Vesla, Cara que post!! Obrigado por compartilhar sua história conosco. Me fez lembrar do meu primeiro contato com programaçao digamos assim (que eu realmente fui codar sozinho e criar um programinha basico) que foi através do Ruby. Acabei tendo um carinho maior por ela, por justamente me proporcionar com uma certa facilidade, Visualizar meus conhecimentos que havia acabado de adquirir.
Porém nesse inicio tive que tomar uma decisão, "continuar no ruby, ou ir para o javascript", escolhi o JS. aprendi o básico da linguagem, e com o tempo estudar JS ficou muito cansativo, maçante e como você disse... muitas decisões para um mero iniciante em programação. não sabia por qual caminho seguir, "react, vue, angular e etc". pausei meus estudos por um tempo, pelo mental. Até que encontrei seu post, que me fez ter vontade de voltar pra lang que eu me sentia a vontade.
Como citado no texto do blog citado, É a filosofia de dar felicidade ao desenvolvedor, Ruby é leve, e poucos são realmente bons nessa lang.

1

Estou muito feliz de saber que esse post te ajudou! O mundo da tecnologia é tão agitado e fervoroso, sempre procurando por soluções novas e tecnologias de hype para aprender, mas às vezes esquecemos de olhar para os próprios desenvolvedores. Por isso, acho o Ruby tão único. Espero que você continue encontrando felicidade e sucesso com o Ruby e que tenha uma ótima carreira!

1
1
1

Sempre tive interesse em parar pra conhecer o tal do Ruby on Rails que meus colegas tanto falavam, mas a aparente baixa popularidade no mercado me deixava com um certo pé atrás, hoje em dia tudo parece se resumir a JS, acabo refém do aprender só o que me parece útil na hora de caçar emprego. Seu post me animou pra dar uma estudada na ferramenta e aprender mais sobre.