Não é a toa que Ruby on Rails é considerado por muitos o melhor framework web. o Ruby com sua sintaxe concisa e bela de se ver (inspirado no python) e o rails com sua arquitetura e repositório grande de bibliotecas e ferramentas que auxiliam na produtividade, fazem um par perfeito.
Muitas startups do passado que se tornaram empresas gigantes como o Github, Airbnb, Shopify e até mesmo o Twitter foram feitas em Ruby on Rails, sensacional!
Apesar de ter tido seu ápice entre 2000 e 2010, hoje ele é um framework menos utilizado (principalmente devido à ascenção do JS etc...)
Porém ele ainda é muito utilizado e continua sendo uma ótima alternativa pra construir sites, visto que o ecossistema de JavaScript é muito louco e dinâmico, tornando um web app em JS, uma monstruosidade de complexidade (vulgo web bundlers, dois runtimes diferentes, supersets, frameworks e metaframework etc...).
Outra alternativa que gostaria de citar é o framework Phoenix, da linguagem de programação Elixir (criada por José Valim, um brasileiro), framework esse que é muitíssimo inspirado no Ruby on Rails.
Eu o utilizei e apesar do ecossistema de bibliotecas ainda ser pequeno comparado ao Ruby on Rails e JS, já temos muitas bibliotecas como ORMs, Hash de senhas etc... além disso, elixir é uma ótima linguagem para fazer suas próprias ferramentas e bibliotecas visto que é uma linguagem bem moderna com características do paradigma funcional.
Mas a principal vantagem do Elixir é sua capacidade de escalabilidade, a facilidade de trabalhar com sites em tempo real com muitos clientes e de criar sistemas distribuídos, já que ele foi feito em cima da máquina virtual Erlang, uma linguagem e runtime criada em 1980 pela Ericsson no ramo de switch telefônicos para criar sistemas distribuídos, tolerantes a falha, e escalável para milhões de clientes conectados, e essas vantagem são muito bem utilizadas para aplicações web e de forma acessível com o Phoenix.
Hoje em dia temos várias empresas que usam o erlang/elixir como Pepsi, Pinterest, WhatsApp, Discord e Twitch em seu chat em tempo real também, até mesmo ferramentas de mensageria como rabbitmq também usam o erlang
Enfim, recomendo darem uma olhada, vale a pena dizer que a comunidade de Ruby on Rails e de Phoenix/Elixir são muito ligadas, visto que muitos contribuídores e criadores de ferramentas no Ruby agora também fazem essas ferramentas no Phoenix/Elixir (como o próprio criador da linguagem, José Valim).