Executando verificação de segurança...
2

Tu pode começar com C#, sem problemas, inclusive, na grande maioria dos cursos de faculdade, o C# é a primeira linguagem que vc aprenderá, junto com alguma outra de DB, como, por exemplo, SQL (foi assim no meu curso de Sistemas para Internet).

Se tu for estudar web, sugiro ir pelo caminho mais comum, que é justamente o HTML, CSS e tb algum DB. Dps disso, naturalmente, vc acabará chegando à um JS, ou até msm um PHP da vida (eu qd comecei, laaa em 2012, fui por este caminho: HTML, CSS, SQL, MySQL, PHP, Laravel, e só dps de alguns anos, já contratado e atuando com SQL, que fui aprender de fato o JS, isso pós 2015, pois até 2015 eu basicamente só usava o JS com Jquery).

Agr qt à questão do mercado de JS estar "saturado", isso é óbvio, basta ver a car4lhada de cursos ensinando isso, obviamente que teríamos um boom de "desenvolvedores" tentando ingressar neste mercado, o que se reflete no alto número de candidatos por vagas desta linguagem. Porém, a grande maioria desses "devs" sequer ingressarão no mercado, verão que programação não é essas mil maravilhas que mts dizem, é uma profissão como outra qq, com seus prós e contras. E como qq profissão, se vc realmente gosta do que faz, se vc se empenhar, fizer por onde, vc se destacará dos demais e será mt feliz!

Carregando publicação patrocinada...
1

na grande maioria dos cursos de faculdade, o C# é a primeira linguagem que vc aprenderá

Cara, sei lá hein rsrs. Aliás eu tô surpreso por você falar de C# em faculdade, principalmente "na maioria dos cursos de faculdade", porque até hoje eu só vi C e Java em cursos superiores. Não sei nesses cursos técnologos de ADS e tal, mas em todos os demais cursos de tecnologia e de instituições mais conhecidas eu nunca nem sequer vi C#.

2

Digo o mesmo, eu vi C e Java na faculdade, mas te dizer, quem entende um entende o outro, o negócio é você saber OO. Não tenho nada contra quem não tem faculdade, mas fico pensando como esse povo estuda OO, arquitetura e coisas mais profundas se em 90% dos cursinhos não explicam nada disso, só falam por alto e a pessoa copia o código.

1

Concordo com você, Felipe. Por isso considero C e Java duas linguagens muito "acadêmicas" e essenciais, sendo C mais para o estudo de conceitos da informática como semáforos, deadlock, ponteiros etc, também lógica de programação e estrutura de dados, e Java ou C# para aprender orientação a objetos e uma linguagem de mais alto nível do que C.

1

Sim tanto que os caras reverência de livros como o Tio Bob, sempre falam de C até hoje.

*Dai vem uma galerinha dizer que para programar não faz sentido aprender C 👀

2

Os cursos tecnólogos (sistemas para Internet, ADS, etc) normalmente começam com C#. No meu caso foi assim! E tenho colegas, de outras cidades, capitais até, cuja grade curricular foi praticamente a mesma da que eu peguei nas duas faculdades por onde passei! E em nenhuma delas teve C!

Ciências da computação e afins não.

Quanto ao Java, sim, também faz parte das matérias (no meu caso, veio logo dps do C#).

inclusive, eu comecei minha faculdade em uma instituição de ensino em 2015 (instituto Vianna Jr, que na minha cidade é bem prestigiada), precisei trancar em 2017 e voltei em 2020 em outra instituição (Estácio), e as matérias nessas duas faculdades eram praticamente as mesmas C# e Java, sem C.

2

Interessante, viu! Quem sou eu pra discutir grade de cursos superiores ou até mesmo ensino, mas é curioso ter Java e C# que são de propósitos tão similares e pularem uma linguagem de um nível um pouco mais baixo como C, que eu considero ideal pra estudo de lógica de programação e estrutura de dados.

Realmente curioso, essa é a primeira vez que vejo alguém falar que viu C# na faculdade, e eu como desenvolvedor C# fico feliz de certa forma.

1

Pois é, e é mais comum que tu imagina! 😄

Lembro que tb fiquei curioso e perguntei o meu professor do motivo, e ele disse que pro propósito do curso (voltado para internet) o C# fazia mais sentido que C!

1

Estudo num curso técnico de informática, a primeira linguagem de programação que aprendi foi o java, e logo depois tivemos aula de BD com banco de dados MySQL, inclusive fiz um projeto de um CRUD com Java integrado ao MySQL

Aí depois veio a parte de web que foi onde realmente me interessei, cheguei a fazer mais de 200 horas de curso online, de HTML, CSS e javascript, até parei de estudar o Java

Mas depois dessa conversa, tô em dúvida se prossigo nessa área de web, que ta muito saturada, mas seria uma opção mais rápida, já que meu foco foi esse, ou volto pra programação com Java, que tem um mercado menos concorrido e paga melhor que dev web

A princípio pensei que javascript era uma linguagem muito versátil pq trabalha com front na web, servidor com nodeJS, e até desenvolvimento pra desktop com electron, mas realmente fiquei em dúvida agora

1

Qual a área vc mais gosta? Eu acho que vc deve focar no que mais gosta, pois fazendo com amor e bem feito, vaga não faltará!

Eu sempre estudei web pq é o que mais gosto, nunca tomei minhas decisões com base no mercado de trabalho, e nunca fiquei desempregado!