Executando verificação de segurança...
1

na grande maioria dos cursos de faculdade, o C# é a primeira linguagem que vc aprenderá

Cara, sei lá hein rsrs. Aliás eu tô surpreso por você falar de C# em faculdade, principalmente "na maioria dos cursos de faculdade", porque até hoje eu só vi C e Java em cursos superiores. Não sei nesses cursos técnologos de ADS e tal, mas em todos os demais cursos de tecnologia e de instituições mais conhecidas eu nunca nem sequer vi C#.

Carregando publicação patrocinada...
2

Digo o mesmo, eu vi C e Java na faculdade, mas te dizer, quem entende um entende o outro, o negócio é você saber OO. Não tenho nada contra quem não tem faculdade, mas fico pensando como esse povo estuda OO, arquitetura e coisas mais profundas se em 90% dos cursinhos não explicam nada disso, só falam por alto e a pessoa copia o código.

1

Concordo com você, Felipe. Por isso considero C e Java duas linguagens muito "acadêmicas" e essenciais, sendo C mais para o estudo de conceitos da informática como semáforos, deadlock, ponteiros etc, também lógica de programação e estrutura de dados, e Java ou C# para aprender orientação a objetos e uma linguagem de mais alto nível do que C.

1

Sim tanto que os caras reverência de livros como o Tio Bob, sempre falam de C até hoje.

*Dai vem uma galerinha dizer que para programar não faz sentido aprender C 👀

2

Os cursos tecnólogos (sistemas para Internet, ADS, etc) normalmente começam com C#. No meu caso foi assim! E tenho colegas, de outras cidades, capitais até, cuja grade curricular foi praticamente a mesma da que eu peguei nas duas faculdades por onde passei! E em nenhuma delas teve C!

Ciências da computação e afins não.

Quanto ao Java, sim, também faz parte das matérias (no meu caso, veio logo dps do C#).

inclusive, eu comecei minha faculdade em uma instituição de ensino em 2015 (instituto Vianna Jr, que na minha cidade é bem prestigiada), precisei trancar em 2017 e voltei em 2020 em outra instituição (Estácio), e as matérias nessas duas faculdades eram praticamente as mesmas C# e Java, sem C.

2

Interessante, viu! Quem sou eu pra discutir grade de cursos superiores ou até mesmo ensino, mas é curioso ter Java e C# que são de propósitos tão similares e pularem uma linguagem de um nível um pouco mais baixo como C, que eu considero ideal pra estudo de lógica de programação e estrutura de dados.

Realmente curioso, essa é a primeira vez que vejo alguém falar que viu C# na faculdade, e eu como desenvolvedor C# fico feliz de certa forma.

1

Pois é, e é mais comum que tu imagina! 😄

Lembro que tb fiquei curioso e perguntei o meu professor do motivo, e ele disse que pro propósito do curso (voltado para internet) o C# fazia mais sentido que C!