Eu particularmente diria que num apanhado das duas, daria 60% pra soft e 40% pra hard.
Essa conta não existe, pois uma coisa não limita a outra. Não é alguma coisa que precisa ser preenchida com um gráfico de pizza: 60% x e 40% y, não vá com essa ideia pois é o caminho para frustração.
Outra coisa, definir habilidades como soft e hard é (na minha opinião) uma simplificação que não faz sentido no mundo real.
Quando se falam "soft skills" a maior parte das pessoas irá listar algo como:
- Saber se comunicar;
- Resiliência em situações de pressão e/ou incerteza;
- Auto-gerenciamento;
O termo "soft" dá a impressão que isso é algo simples e fácil, e as questões técnicas ("hard") são complexas e mais matemáticas. Mas tente aprender e praticar uma "boa comunicação", e veja o quão complexo é e suas diversas técnicas envolvidas.
Muito provavelmente eu esteja errado, mas quando vejo os termos soft/hard skills eu prefiro pensar que o que a pessoa quer expressar é: habilidades interpessoais e organização vs. habilidades técnicas profissionais. Nada de soft, desenvolver qualquer uma dessas vertentes de maneira satisfatória é "hard", sempre foi e sempre será.
Para mim a principal diferença é que certas habilidades você vai usar na vida dentro e fora do trabalho, e outras você vai usar apenas no trabalho.
E como desenvolver essas habilidades?
Não sei pra você, mas para mim funciona conhecendo pessoas e suas ideias, seja pessoalmente (preferencialmente) ou conhece-las através de livros, vídeos e etc. Sejam pessoas técnicas na minha área de atuação para eu desenvolver certas habilidades ou pessoas legais que me ajudam a me comunicar, "trocar ideia" etc.