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Eu particularmente diria que num apanhado das duas, daria 60% pra soft e 40% pra hard.

Essa conta não existe, pois uma coisa não limita a outra. Não é alguma coisa que precisa ser preenchida com um gráfico de pizza: 60% x e 40% y, não vá com essa ideia pois é o caminho para frustração.


Outra coisa, definir habilidades como soft e hard é (na minha opinião) uma simplificação que não faz sentido no mundo real.

Quando se falam "soft skills" a maior parte das pessoas irá listar algo como:

  • Saber se comunicar;
  • Resiliência em situações de pressão e/ou incerteza;
  • Auto-gerenciamento;

O termo "soft" dá a impressão que isso é algo simples e fácil, e as questões técnicas ("hard") são complexas e mais matemáticas. Mas tente aprender e praticar uma "boa comunicação", e veja o quão complexo é e suas diversas técnicas envolvidas.

Muito provavelmente eu esteja errado, mas quando vejo os termos soft/hard skills eu prefiro pensar que o que a pessoa quer expressar é: habilidades interpessoais e organização vs. habilidades técnicas profissionais. Nada de soft, desenvolver qualquer uma dessas vertentes de maneira satisfatória é "hard", sempre foi e sempre será.

Para mim a principal diferença é que certas habilidades você vai usar na vida dentro e fora do trabalho, e outras você vai usar apenas no trabalho.


E como desenvolver essas habilidades?

Não sei pra você, mas para mim funciona conhecendo pessoas e suas ideias, seja pessoalmente (preferencialmente) ou conhece-las através de livros, vídeos e etc. Sejam pessoas técnicas na minha área de atuação para eu desenvolver certas habilidades ou pessoas legais que me ajudam a me comunicar, "trocar ideia" etc.

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Entendi seu ponto de vista, é uma forma de enxergar sobre o assunto.

Se me permite discordar de você, sem fazer juízo de valor do q é certo/errado.
Você não acha q é mais difícil se relacionar bem com as pessoas do que aprender uma determinada tecnologia?

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Você não acha q é mais difícil se relacionar bem com as pessoas do que aprender uma determinada tecnologia?

Não existe reposta certa nesse caso para definir o que é mais difícil, e não tenho certeza se é possível comparar diretamente. Me parece que você está buscando uma reposta objetiva para coisas são bastante subjetivas.

Por exemplo:
Tenho 15 anos de experiência em programação, aprender uma nova linguagem para mim vai ser relativamente mais fácil do que para quem está começando agora. Porém tenho uma dificuldade imensa com DevOps, e muita gente que tá chegando já desenrola isso muito bem.
Então em questão de tecnologia ser fácil ou difícil a resposta é um assertivo "depende".

Depende de quê? Depende do que está de cada lado, a pessoa e a tecnologia, e quando falamos de "pessoa" considere não apenas o sujeito, mas toda a sua história e experiência.

Em relação ao relacionamento entre pessoas, é um novo "depende".
Pessoas que tem valores e histórico de vida semelhantes, certamente terão mais facilidade no convívio do que pessoas que não compartilham muito em comum. Mas mesmo para quem pensa de forma diferente, se os envolvidos tiverem a "cabeça aberta" para entender essas diferenças o relacionamento fica mais fácil.

Além disso, tem a questão de habilidades sociais que você desenvolve com a vida. Eu já cheguei em eventos de tecnologia que eu não consegui interagir direito com quase ninguém, e também já cheguei em festas em que não conhecia quase ninguém e saí amigo de um monte de gente.

Por isso, novamente, para a sua dúvida a resposta é depende.
Depende das pessoas, depende do seu "eu", depende da tecnologia, depende do momento.

Meu conselho é não tentar achar um jeito/caminho correto, matemático e infalível para essas relações, elas variam e mudam com o tempo. Mas apesar de não acreditar que exista um único caminho "correto", eu sei que existem vários caminhos errados.

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Muito interessante seu detalhamento, fez bastante sentido pra mim. E como vc acha q as empresas enxergam isso? Com seu XP de trampo, vc já presenciou alguma empresa em q eles valorizavam uma skill mais que a outra?

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Ok, vou usar a simplificação que as pessoas usam de hard e soft skills para ficar mais fácil de explicar. Lembrando que é pela minha experiência e pelo que eu já vi do mercado.

Quanto maior a empresa, menor é o valor dado as soft skills, pois para uma grande empresa você é uma peça com uma posição e propositos muito bem definidos. Nessas empresas também é comum que determinadas habilidades tidas como soft no mercado geral são classificadas como hard, por exemplo, fazer boas apresentações, escrever bons e-mails, etc.

Em empresas menores, alguém que se comunica bem, tem habilidades de liderança, tem facilidade em entender o negócio, pode ter mais valor do que quem é focado em escrever códigos.

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Isso creio que não é o mesmo para cada pessoa, alguns tem facilidade para comunicação, outros tem mais dificuldade, o importante é tentar melhorar, não precisa ser um papagaio que fala sem parar kkkk tem gente que fala pouco, mas sabe conversar e fala o ideal, então não é um problema