Executando verificação de segurança...
2

Acomodação e auto cobrança

Vamos lá, sou novo por aqui, se eu estiver fungindo do próposito daqui me avisem. Me criei em uma empresa onde entrei como estágiario e hj sou Pleno. A questão que hoje me encontro em um ciclo vicioso entre auto cobrança e acomodação. Sei que onde estou tem uma exigencia técnica mínima e dada minha experiencia com o projeto, consigo fazer qualquer demanda sem nenhum desafio, além de ter o salário relativamente bom de 6.5k. Só que eu sei que essa acomodação tá me deixando com um GAP com o mercado. Há 2 anos lá quando era Jr ainda, eu já me programava para mudar de empresa e buscar novos ares, por indicação de um amigo, prestei para uma vaga pleno, tomei uma paulada tão grande que sai me sentido a maior fraude da história, burrão que não manjava nada para além daquilo que fazia na empresa, tentei para outras duas de Jr, uma não passei e a outra da TWU Brasil que passei nunca me chamaram. De lá pra cá já participei de projetos parelelos de criação de sites e apps, além de estudar várias coisas para além do que me é cobrado na empresa, por curiosidade e auto desenvolvimento, mas sempre fico criando "novas prioridades" e adiando essa nova procura de emprego por medo das entrevistas, de ser só um Jr. ocupando cargo de Pleno e por acomodoção tbm de onde estou e ao mesmo tempo fico me cobrando pq eu sei que meu potencial tá sendo disperdiçado por essa acomodação. Enfim, alguém que já passou por esse ciclo teve um final feliz aí?

Carregando publicação patrocinada...
2

Acomodação não é ficar em um emprego, é aceitar qualquer coisa, não evoluir. A acomodação é achar que não pode evoluir no emprego atual. Eu garanto que dá.

Inclusive em breve vou mudar de vida, eu adoraria um emprego de 6.5k se for remoto onde ninguém me cobra nada, porque eu poderia fazer o trabalho em pouco tempo e teria grana e tempo para fazer o que me interessa mais na vida. Vamos trocar? Eu evoluiria, não que queira muito mais depois de 40 anos, entregaria rápido e todo mundo ficaria satisfeito. Me avisa se eles topam :)

Se auto cobre e se desafie onde está. Ou comece procurar algo novo se acha que só isso pode fazer você andar pra frente. Só tome cuidado com a grama do vizinho que parece mais verde. É um erro clássico as pessoas acharem que lá é melhor. Pode ser, mas muitas vezes é só você cuidar melhor da sua.

A acomodação pode ser vista de várias formas. Por exemplo, escrever tudo em um único parágrafo. Comece a resolver cada falha na sua formação antes de procurar ares que vão exigir mais de você, até porque não vão te chamar quando verem isso. Sei que é muito duro dizer isso, em geral eu não falo, mas sem falar como você vai perceber e melhorar? E se não melhorar, aí o problema é outro, é zero autocobrança.

Em alguns casos precisa de ajuda profissional para sair desse ciclo. É sério, não estou de sacanagem. É preciso dizer isso, porque mesmo dizendo a pessoa não vai atrás. Um bom profissional pode ver que não precisa e diz que é só fazer mesmo.

Eu acho que todo mundo tem fases, como eu disse eu quero uma fase assim, acho que eu posso agora. Para quem está começando não é uma boa fase, e estou dando alguns subsídios para tentar reverter, porque mesmo sendo duro quero o bem de todo mundo, até de quem é mala ou me odeia.

Eu acho que não parece estar tão parado pelo que relata. Não é fácil decidir o que é melhor para você. Se cobre, sem exageros, sempre, e se incomode, independente de onde trabalhe.

É difícil para outras pessoas dizerem o que você pode fazer. Eu talvez falaria sobre isso no emprego, dependendo do emprego. Pode ser bom ou ruim, só você sabe, ou nem você. Amigo meu tentou isso porque achou que seria bom para todo mundo e foi demitido de uma das empresas que mais fazem discurso "bonitinho". Eu já tentei e deu certo, também teve caso de não dar, mas eu estava preparado para sair. É difícil contar toda minha experiência. E ela pode não te servir. Egoisticamente, eu não quero ser responsável por nada ruim que aconteça por você.

Tem uma hora que um novo emprego é tudo que precisa. Mas não vou mentir, pode ser pior. Está preparado para isso? Não será o fim do mundo, será um novo desafio, até de logo ter que procurar outro emprego, quem sabe voltar atrás...

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Vou respondendo por paragrafos tbm.

Perfeito! Vejo margem para ter evolução aqui dentro ainda, mesmo fazendo o minímo, só que estou vendo o teto chegando cada vez mais perto e pelo que vi dos demais seniors (praticamente todos se formaram aqui dentro) todos com mais de 10 anos de empresa, ou tiveram que vazar pq não tinha pra onde crescer mais, ou ficaram de boa aqui dentro tbm fazendo só o básico, um ou outro virou líder, mas tbm disse que basicamente aumentou a responsabilidade e não refletiu em nada no salário.

Esse é um lado maravilhoso, tenho uma qualidade de vida para fazer minhas paradas pessoais, sem cobranças, sem plantão do nada, podendo tirar horas se precisar para alguma coisa, há uns anos atrás era inemaginavel, mas fico com aquela pulginha (Pode ser um anjinho ou demoniozinho tbm kk) falando será que não daria pra fazer bem mais? Desenvolver profissionalmente, subir de cargo, ganhar bem mais, trampar pra gringa.

Woow de fato, esse é um dos medos, de estar vendo só miragem e no fim fuder minha qualidade de vida em busca de uma realização profissional.

Obrigado pelo toque, tem a ver com a importância tbm, me inscrevi aqui ontem após ver um react do Deyvin e por curiosidade mandei a publicação antes de ir dormir, pra ver no que dá. Por enquanto vi por aqui uma "Rede Social para Devs" e pode ser que nunca mais dê as caras por aqui rsrs.

É verdade, já fiz acompanhamento com psicólogo para outras questões que me ajudou demais a organizar minhas ações, pensamentos e sentimentos, só que venho de uma grande mudança recente (Casei papai) e com isso veio a responsa de mobiliar e manter uma casa, e ainda não consegui reservar uma parte pra voltar a fazer esse acompanhamento que me ajudou demais.

Melhor decisão possível rsrs.

Obrigado.

Eu já abri isso para o meu líder e gerente em um feedback, na real msm, sendo franco e honesto, por fim as demandas passaram a englobar mais uma parte de documentação kkk. Eu até entendo o produto já está estabelecido, é legado, hj em dia se resume a ficar colocando e tirando coisas legais.

Estou me preparando, eu quero ao menos tentar e não talvez não conseguir quebrar a cara, que ficar imaginando daqui vários anos como poderia ter sido, só tô criando a coragem de dar esse passo.

Faz demais.

Muito obrigado por ter tirado o tempo para me responder.

1

Não me encaixo exatamente no seu caso mas tive uma percepção parecida, trabalho com suporte técnico e de uns 2 anos pra cá senti que minhas habilidades estavam sendo desperdiçadas pois tenho facilidade para aprender e lidar com problemas novos de acordo com as situações que enfrento no dia a dia do meu trabalho e percebi que eu me daria melhor na área de programação, eu tive contato com a programação em 2019 onde fiz um curso técnico em desenvolvimento de sistemas, porem na época eu queria entrar na área de redes então após o curso técnico eu não prossegui na área de desenvolvimento, então desses 2 anos pra cá eu estou estudando sobre programação pois quero algo melhor que ira me trazer satisfação profissional.
A dica que tenho é crie um objetivo claro, logo após isso já fica mais fácil traçar um caminho para esse objetivo(acredite), pare de pensar muito e faça mais, enquanto você pensa que poderia ter feito 10 coisas, você poderia estar fazendo a 1º e tirar essa barreira da acomodação que você comentou, primeiro analise exatamente seus problemas atuais(sugiro anota-los e analisa-los), exemplo: “no meu trabalho não me sinto desafiado pois consigo fazer qualquer demanda sem nenhum desafio e isso me frustra” observação: há algo que eu possa fazer dentro da minha empresa atual em que eu consiga mudar essa situação? Existem outros projetos mais desafiadores na minha empresa? E assim por diante.
Eu tenho um amigo programador que estava com pouca demanda em um projeto e isso estava frustrando-o, aí ele pediu para se encaixar em outro projeto e hoje está tudo bem.
Espero ter ajudado, estamos ai caso precisar.

1

Nossa! Muito obrigado por compartilhar essa dica, tirar isso da cabeça e organizar esses prós e contras para além da minha mente, pode de fato me ajudar a ter mais clareza. Te agradeço.

1

Passei por uma situação parecida com essa. Estava no suporte técnico, e decidi que tinha capacidade para mais. Hoje sou assistente de programação, gosto muito da área, mas estou com uma pouca demanda também. O que me deixa um pouco receosa, de não estar trabalhando direito e nem melhorando minhas habilidades e performance.

1

Sei como é isso trabalho e uma empresa, sou "junior" a 5 anos estou pensando em sair pelo os mesmos motivos crescimento profissional e de carreira, atualemente, desenvolvo em PHP e flutter e também sou responsavel pela parte de gerenciamento das aplicações.Só que não tenho confiança pois nunca tive alguém senior para consultar aprendi tudo sozinho, terminei minha faculdade faz 2 anos estou pensando em me especializar em algo.

1
0

Isso e também tem a questão salário ganho menos de 2k. Mas nessa empresa aprendi bastante e foi ela quee deu a primeira oportunidade ai pesa bastante na hora de sair pois o ambiente é excelente

1

Acho importante considerar bem essa questão do ambiente de trabalho, as vezes você está em um lugar que te paga um salário menor, mas que te valoriza, reconhece seu esforço e têm um ambiente de trabalho legal, estável, acolhedor. Já tem lugares que apesar de proporem um salário melhor, tem um ambiente tóxico, com gente sugando sua energia, cobrança absurda e nenhum reconhecimento.

1

Cara vejo a galera (no linkedin por exemplo) falando de carreira isso, carreira aquilo. Mano, no final das contas tu trabalha para colocar comida na mesa. Ter uma qualidade de vida pra você e sua família. A carreira não é o foco da vida, é ilógico pensar assim.

Dito isso, toda decisão tem consequências. A questão é que nem sempre uma consequência é algo ruim, se você já estava esperando aquilo.

O salário é bom o suficiente para você ? Você tá estável ? Tem reserva financeira ? Consegue cuidar dos seus ? Mano, então aproveita sua família. Nem todo mundo precisa ter uma fortuna na conta.

Bom mesmo é se casar e ter filhos rsrsrs, maior riquesa que se pode ter. E esse que deveria ser o objetivo do trabalhar.

Então é isso, pediu opinião, essa é a minha rsrsrs.

Sucesso!

1

Esse é ponto que pesa a favor de me manter onde estou, estabilidade e qualidade de vida para as demais coisa ou frustação profissional com potencial desperdiçado?

À parte da grana quando era solteiro era até demais, já hj casado sem filhos ainda, tá ali na risca.

E sim concordo demais, mas esse ponto pega pq quero dar essa qualidade de vida tbm para minha esposa e futuros filhos.

Agradeço por ter compartilhado.

1
Esse comentário é uma aula!

Muito obrigado, amigo...
Seu comentário me fez perceber alguns pontos importantes que estava deixando de lado. <3

1

"...prestei para uma vaga pleno, tomei uma paulada tão grande que sai me sentido a maior fraude da história, burrão que não manjava nada..."
Não cara, você não é fraude e nem é burrão, é que as exigências estão absurdas, mesmo que você desse conta, pelo que estão pedindo deveriam te pagar uns R$ 12.000,00 mas não, se bobear pagam a mesma coisa senão menos.
Eu inventei isso de sair para o mercado para me atualizar, me lasquei, deveria ter ficado onde estava.
Minha sugestão, continue aí acomodado, ganhando esse bom salário, vá tocando seus projetos pessoais, tente monetizar, faça outra faculdade, uma pós-graduação, mestrado, etc. Aprenda inglês.
Mas não saia do seu atual emprego.
Lembre-se a grama do vizinho sempre é mais verde.

1

Esse é bom lembrete. De fato tempo para tocar projetos paralelos e é um caminho a seguir, me falta a motivação pra voltar a fazer essas paradas. Muito obrigado por compartilhar sua experiência.

1

Tente sempre pensar que se você conseguir outro emprego estará ganhando dinheiro e agregando valor para os outros. Se conseguir fazer um de seus próprios projetos virar será pra si mesmo, escalável e capaz de te aposentar.

Se pergunte: "Por que eu quero ganhar dinheiro para os outros, não pra mim mesmo?"

1

Eu acho que estou no incio desse seu ciclo, sou assistente de TI em uma consultoria fiscal onde a maioria das tarefas são personalizações em ABAP, PL-SQL e automações RPA em Python, coisas básicas... Tenho medo de ficar muito tempo e acabar com minha carreira com conhecimento retrógrado e simplista.

O que eu estou fazendo: Tento não parar os estudos, no meu caso eu uso a Alura e agora entrei no curso do Deschamps pq o marketing me pegou exatamente onde eu precisava de algo, que é justamente "Se sentir competente em programação"... Recomendo algo semelhante.

Provavelmente você terá uma redução salarial quando sair dessa empresa pelo o que você relatou, talvez entrando como Engenheiro Júnior em uma boa empresa e ganhando 4.5k no máximo... Mas isso levando em consideração o relato e a sua avaliação atual de conhecimento.

Tente começara a se preparar financeiramente para esse periodo ganhando menos e boa sorte, acredito que se você tem sonhos grandes de crescer muito mais nessa carreira é um preço a se pagar.

Abraço e boa sorte para todos nós.