Executando verificação de segurança...
1

Como meu primeiro SaaS foi (e tem sido) um terrível fracasso

Talvez o post seja um pouco longo, então pra quem veio só pra saber o link do SaaS em questão, aqui está: https://paidfast.tech

Eu comecei a ver vários vídeos do Marc Lou tem um bom tempo. No início eu lembro de pensar algo do tipo "poxa, eu poderia ser como esse cara (em termos de programação)". Com o passar do tempo, tive a vontade de lançar um SaaS e ver no que iria dar. Aprendi um pouco das tecnologias necessárias (tinha um longo tempo que eu não programava) e comecei a tentar.

A primeira ideia

Minha primeira ideia foi um SaaS que tinha o objetivo de "substituir" cartões de convite físicos. De modo geral, o usuário poderia criar a própria página de convite para um determinado evento e compartilhar essa página ao invés de entregar cartões de convite feitos de papel. Na página tinha até um botão de confirmação de presença para os convidados utilizarem. No fim do desenvolvimento, a ideia começou a me parecer cansativa e acabei deixando de lado. Ainda tenho o código no github, mas não pretendo mexer nele.

A segunda ideia

Essa segunda ideia, que foi a que deu origem a esse SaaS cujo lançamento não tem sido nada promissor, surgiu quando eu tive que implementar o mercado pago como gateway de pagamento. Eu pessoalmente não gostei da documentação e quase não achava conteúdo online sobre isso. Foi uma experiência tão complicada que fez surgir a ideia de fazer um SaaS pra ajudar outros devs que, como eu, queriam implementar um meio de pagamento de forma rápida, sem precisar de horas ou dias lendo a documentação de algo.

O SaaS

Surge então o PaidFast (link no início do post). Justamente hoje, dia 16 de janeiro de 2025, lancei o app oficialmente em algumas redes sociais: reddit, twitter, discord, hacker news e product hunt. Resultado: até o momento, nenhuma compra. E, como que quero escrever esse post com sinceridade, está sendo frustrante. Não achei que fosse dar super certo, mas não esperava me sentir assim também.

Para contextualizar melhor, o app basicamente oferece uma documentação com guias que vão direto ao ponto em como integrar métodos de pagamento, como Stripe, por exemplo. Até o momento, o único método que tem guias escritos é o Stripe. Decidi lançar só com um pois não queria gastar mais tempo sem ter qualquer validação de que fosse dar certo, mas talvez justamente por isso não tenha dado, não sei. Pretendo adicionar mais guias apenas caso algum usuário solicite (há uma página na plataforma para isso).

E agora?

Sinceramente, sei lá kkkk. Eu pretendo lançar em algumas plataformas similares ao product hunt antes de desistir dessa ideia por completo. Achei que o post de lançamento no twitter fosse ganhar alguma boa tração, mas foi o contrário (não tenho grande audiência por lá). Mas, se de todo não der certo, tudo bem! O que resta pra quem não desiste é tentar outra vez. :)

Fim

Muito obrigado por terem tirado um tempo pra ler. Não sei se posso compartilhar meu perfil do twitter por aqui, então não vou.

Outra coisa: gostaria bastante de saber o que pensam disso. Desisti muito cedo? A ideia é ruim e eu não percebi? A ideia é boa mas executei da forma errada? Comentários são bem-vindos!

Carregando publicação patrocinada...
4

Meus 2 cents:

  1. Lancei dia 16 e ainda ninguem comprou: Fala serio ! Postar pitch se fazendo de vitima ? Uia...

  2. US 50 doletas por documentacao ? serio ? Eh um produto voltado para desenvolvedor, entao eh um publico acostumado a ter de escovar bit para fazer funcionar. Existe um mercado ai (p.ex. a documentacao do pagseguro eh horrivel - e do proprio mercado pago tambem) - mas o valor tem de ser compativel.

  3. Talk is cheap. Show me the code: quer vender documentacao ? OK, mas entao coloque exemplos de uso que mostrem porque o valor vale a pena.

  4. API de intermediario - uma opcao seria criar um produto que funcionasse como intermediario, permitindo a integracao com qualquer fornecedor - assim desenvolve 1 vez usa varias. Isso sim valeria 50 doletas. So que eh complicado, porque cada fornecedor tem aspectos complexos (como checkout transparente, integrado, pix, etc).

  5. Eu pagaria de boa US 15 doletas (uns RS 80) por uma documentacao com exemplos de integracao (p.ex. com laravel) do mercado pago / pagseguro e semelhantes (os casca grossas). Stripe eh feijao com arroz, mamao com acucar. Integracao com PIX direto de banco (API ITAU, SANTANDER - com a API direto do banco nao precisa pagar a taxa dos intermediadores como mercadopago, etc) tambem seria interessante. Ate US 20 doletas se tivesse um starter kit em framework (p.ex. laravel ou outros).

2

Muito obrigado pelo feedback, e desculpa pelo post se pareceu que tava me vitimizando kkkk. Foi realmente uma frustração que eu queria compartilhar.

A ideia de API intermediária parece muito promissora.

Sobre o preço, realmente, mínimo de 50 dol não é pouca coisa. Vou reduzir isso. Pode me dar sugestões de valores? Eu realmente não sei precificar muito bem.

Novamente, muito obrigado!!

1

Sei não hein, o teu SaaS é praticamente o que qualquer AI Gen pode fazer após absorver a documentação de algum gateway. Além disso, elas absorvem todos os códigos e snippets em github e stack-overflow que usam algum gateway e tem tudo lá. E quando alguém treinar o ChatGPT com a tua documentação e teus tutoriais...

Pelo que entendi, desenvolvedores são o seu público alvo. Porque não muda para "pessoas". E foca em algum nicho. Tipo essa startup:

https://thenextweb.com/news/fintech-startup-lemfi-raises-53m-immigrants-remittances-back-home

Publicar na web é falar pras paredes. Tem que publicar em grupos específicos, por isso a importância do nicho.

1

O nicho é exatamente devs do ecossistema React.

E sobre treinar AI com a documentação, não sei, isso parece mais uma ideia específica de SaaS do que algo que um dev normal faria.

E como assim mudar o público alvo pra "pessoas"? Não sei se entendi. Seria ajudar pessoas a fazerem pagamentos?

1

Tenha em mente que não sou especialista, estou apenas "comentando" como dev. Nem tenho nenhuma solução SaaS. Mas como dev, quando preciso de algo, eu sempre procuro por algo "gratuito" que resolva meu problema.

Legal tu ajudar outros devs, mas acho que muitos pensam como eu - priorizam o gratuito e so em ultimo caso decidem pagar. Isso quando não vão pra darkweb procurar o algo "gratuito".

Pessoas usuárias (não desenvolvedoras), procuram algo na web que resolva seus problemas. Se precisar pagar, elas pagam. Eu focaria nesse público.

Mas estou só falando de leigo. Tu poderia ter feito uma API mais simplificada, bem ridícula, e oferecido pro povo que tá criando app low-code, no-code. Ai tu fornece todo o código gratuito e cobra pelo uso da API. Eles nem tem noção de gateway, soh querem copiar/pastar código pra incluir pagamento no SaaS que eles tão criando...

1

Eu sou justamente como você, sempre gosto de optar pela solução gratuita primeiro. Porém, até mesmo pessoas aqui nos comentários já disseram que pagariam, em alguns cenários (um preço melhor por exemplo, que ja estou trabalhando em ajustar). Acredito que essas pessoas sejam devs, então acho que há publico alvo entre nós, devs, sim. Mas posso estar errado... Acho que é algo que vou descobrir com a tentativa kkkk.

Sobre uma API bem simples pra low code / no code, não sei como faria. Acho que nunca mexi com low code e afins. Mas talvez seja algo promissor, então obrigado pela sugestão.

Novamente, não estou desprezando seu comentário. Agradeço por tê-lo feito! Mas ainda assim, vou tentar minhas chances com ssse SaaS.

Não deixa de comentar nada que esteja ainda em sua mente. Comentários são bem vindos, mesmo que não sejam de especialistas. Também não sou kkkk, estou vendo aonde isso me leva.

1

Mais alguns cents:

Teu modelo de negocios precisa de alguns ajustes, mas eh possivel se tornar viavel. Vamos la.

  1. Valor: US 50 doletas nao faz sentido
  • eh uma documentacao que o potencial cliente encontra gratuitamente direto nos fornecedores.
  • se voce consultar na envato (https://themeforest.net/) vai ver uma faixa de US 30 para sistemas completos.
  • Nao importa que eh one-time-fee. Ninguem sabe se a documentacao que voce colocar no ar vai estar la na proxima semana ou daqui a 6 meses - existem inumeros fatores que podem impedir da documentacao continuar sendo disponibilizada ou atualizada.
  • Oferecer a documentacao do stripe e pedir US 50 doletas ? O Stripe eh de longe a API mais facil de ser implementada. Dizer que num hipotetico amanha vai ter as outras APIs, ou que vai desenvolver sob demanda - nao eh motivacao suficiente. Quem garante que vai mesmo ?
  1. O que oferecer
  1. Exemplos de codigo:

Pelo menos nas linguagens mais populares:

  • curl
  • python
  • node/ts
  • php
  1. MicroSaaS/Client multivendor
  • Uma ideia eh oferecer o codigo de um microsaas/client (p.ex. python/flask) como gateway para os gateways - o desenvolvedor de so desenvolve na API do microsaas e escolhe qual gateway acessar.

4.1. Monitoramento de gateways

Um 'downdetector' para API de gateway tambem seria interessante

4.2. Um 'Boilerplate' em docker para testar os gateways.

Criar um docker com os gateways, com um 'boilerplate' pronto (formulario de compra + processamento de pagamento) complementando a documentacao (caso de uso) - escolhendo no formulario qual gateway utilizar.

  1. Comparacao de taxas
  • Isso eh um diferencial legal: poder comparar as taxas e prazos - de forma mais atualizada possivel - entre os diversos gateways para escolher o mais adequado.

Existem diversos outros itens - mas acho que daqui voce consegue pelo menos vislumbrar um caminho.

Vai dar um trabalhao e sem garantia de sucesso - mas pelo menos seria um produto que faz mais sentido.

E de qualquer forma, se voce tem tempo livre para isso (uns 3 meses fulltime para o basico), no minimo vai ter um projeto para apresentar em entrevistas ou semelhante (p.ex. parcerias com outras empresas).

1

Poxa, valeu de mais! Isso aí não foram cents, foram hundreds.

Sobre o valor antigo de USD 50, já era, agora o máximo é USD 30 e o mínimo é USD 15. Mas, melhor que isso, pretendo o quanto antes localizar os preços. Por exemplo, se o usuário tá olhando o site nos US, são 15 doletas, mas se tá no Brasil, são 15 reais. Isso veio através do comentário do @RodrigoCirilo aqui no post mesmo!

Muito obrigado também pela sinceridade sobre o modelo de negócio em geral. Realmente, prometer atualizações futuras sem muito valor atual não faz sentido. Foi tolice da minha parte.

Sobre o primeiro ponto do tópico 2, quando você diz "oferecer de cara" quer dizer de graça? Não sei... Talvez isso fosse atrapalhar as vendas, não?

Sobre os outros pontos do tópico 2, só tenho a agradecer por todas as ideias de gateways. Honestamente, alguns eu nem conhecia.

No tópico 3, talvez oferecer nas linguagens mais populares seja algo que eu implemente caso de fato tenham pedidos para isso. Não descarto, mas acho que, ao menos no momento atual, seria algo que tomaria bastante tempo sem muita demanda. Mas entendo que isso agregaria muito valor!

No 4, argumento a mesma coisa que no 3. Seria algo bem mais complexo e talvez até não tão confiável. Transacionar pagamentos por uma API de um terceiro (eu) que nem é conhecido no mercado? Não sei se confiariam.

Sobre a comparação de taxas, sim, é realmente um diferencial muito interessante. Novamente, obrigado por escrever sobre isso. É outra coisa na qual eu não havia pensado e tem cara de ser promissora!

Teu modelo de negocios precisa de alguns ajustes, mas eh possivel se tornar viavel.

Uma maravilha de saber que não é um fracasso completo logo de cara 🤣.

Obrigado por todos os comentários que você tem feito, de verdade! Se tiver mais algo a acrescentar, vá em frente. Está sendo bastante esclarecedor.

1

Mais alguns cents:

"Oferecer de cara" - conjunto minimo de funcionalidades que ja tem de estar disponiveis na hora de compra. Se vou pagar, vou pagar por algo que ja exista, nao uma "promise".

No 4 - seria o codigo fonte do projeto do microsaas/client multivendor, que o desenvolvedor poderia usar internamente. Ele nao compra apenas a documentacao e exemplos, mas o codigo fonte deste microsaas que pode instalar e usar.

1

Ah, agora ficou claro!

Sobre o "oferecer de cara", eu parti do pressuposto que apenas o Stripe era suficiente para isso. Mas, na verdade, não é, agora eu entendi isso.

Inclusive, agora que entendi, o tópico 4 tem uma ideia muito boa! Poderia até mesmo ser um produto por si só.

Obrigado de mais pelos esclarecimentos!

1

SaaS não é sobre programar, é sobre resolver problemas que existem e, a parte mais difícil, vender seu peixe.

Você precisa entender o que faz o cliente não querer pagar pela solução. Quantas views seu site teve? Fazer uma pesquisa de Mercado?

Você divulgou isso onde? No BR ou na gringa? Se for no BR, acho que deveria contemplar os gateways Brasileiros (minha opinião).

Você chegou a fazer uma pesquisa de Mercado? Existem outras soluções iguais à sua? Quanto eles cobram?

Cria um forms ou qualquer outra coisa e veja se as pessoas veem essa dor realmente e se, de fato, elas comprariam.

Nada é trivial no mundo dos negócios, mas acredito que seja mais uma coisa de se jogar na frente do carro mesmo e ver no que dá. Arrisca e bola pra

2

Concordo que uma pesquisa de mercado é algo importante pra evitar dar um tiro no escuro. Mas tenho que admitir, não fiz pesquisa de mercado. Foi uma ideia que surgiu totalmente através de uma dor que eu tive tentando implementar um gateway, nada mais.

Outra coisa que também não coloquei foram analytics. Não tenho experiência com isso e não quis complicar de mais as coisas pra poder lançar o quanto antes e receber feedback. Agora, porém, talvez seja um bom momento pra implementar isso e saber sobre quantas visitas o site teve e outras informações do tipo.

Divulguei mais na gringa, mas quero em breve divulgar mais no BR. E sim, vou o quanto antes implementar o Mercado Pago (que é um gateway BR) e analisar qual retorno isso vai ter, para então pensar melhor sobre como seguir em frente.

É como você disse, vou arriscar e ver no que dá! Muito obrigado pelo esclarecimento através do comentário!

1

E é isso mesmo mano, é aprender com o erro. A gente só consegue evoluir se a gente erra. E errar faz parte do jogo. Se é de sua vontade seguir nisso, continua.

Quando eu era criança me contaram o seguinte:

"Thomas Edison não fracassou mil vezes. Ele encontrou mil formas de não fazer uma lâmpada".

É papo de coach, mas é a verdade.

2
1

Eu não tenho nenhum saas lançado para te falar com prioridade, mas ja trabalhei em algumas empresas de saas, e notei que para ter sucesso com saas primeiro vc (dono/ idealizador do projeto), precisa identificar se sua ideia é válida, se resolve algum problema real de um determinado público, e se tem mercado (pessoas com interesse em pagar por isso). tem empresas que fazem teste de mercado usando protótipos, ou somente apresentando a ideia,mesmo sem ainda ter o saas pronto, para ver se vai ter pessoas com interesse de compra. Depois de validar a idéia, precisa definir como o projeto vai ser monetizado, preços, planos, opções de pagamentos, definir estratégias de divulgação, captação e retenção de clientes.
Resumindo, vc precisa pensar no negócio de forma mais ampla. Muitos devs criam projetos para lancar xomo saas,mas com a mentalidade de dev, só olha para parte técnica (linguagem, framework, tecnologias, infraestrutura), e deixam de lado outros aspectos mais importantes de um negócio como marketing,vendas, gestão, estratégias de negócios, etc.

1

Você disse que teve um problema em integrar o Mercado Pago e sua solução não contempla o Mercado Pago. Ela inclui apenas o Stripe, justamente a plataforma que é globalmente reconhecida por ser fácil de integrar.

1
2

Não sei, a dor é sua, não minha, rs. Só estou falando que, pelo que você explicou, você tinha uma dor e sua solução não a resolve.

Se tivesse uma solução como a sua quando você estava precisando, você compraria?

0
1

Não acesse seu Saas, mas eu tive esse mesmo problema, quando pedi opiniões aqui sobre gateways de pagamentos, falarem bem do mercado pago e decidi usa-lo. Exatamente como voce falou, doc ruim, mal explicada, enfim, foi uma semana de bataha pra entender e fazer funcionar. Achei um unico video no yt que falava mais ou menos como era, mas não finalizava com o webhook de aviso de trasação executada.. Enfim, oque posso dizer é, dependendo do valor talvez eu paga-se por um guia, apesar que com um pouco de esforço consegui fazer sozinho.

2

Entendi... Muito obrigado pelo seu feedback!

Você tocou em um ponto importante, o valor. Eu não sei muito bem precificar meu próprio app, então será que você poderia sugerir uma quantia para cada plano do PaidFast? Tem 2 planos no website. Se puder dar uma olhada e me responder aqui, fico muito grato!!

1

Cara seus preços pro mercado lá fopra acho que estão bons e tals, não é nada absurdo, pro nosso cenário eu pagaria 15 conto brl sim pra agilizar isso.
eu acho que voce precisa ver seus gastos totais com infra (considerando que seu sistema é baseado em "exercito de um homem só" e ver quantos clientes tem que entrar por mês para pelo menos manter o sistema e tbm quantos tem que entrar mês para voce começar ter lucro, tipo voce ter um alvo e busca-lo.]
A propósito, só de estar em prod já é um puta avanço, digo voce já tirou do papel e isso é top.

E outra como o colega @danillonunes levantou, voce não resolveu sua propria dor (MP), talvez pedir a localização do usuario no momento do acesso, se for BR já vem em pt-br e já traz os gateways mais usado por aqui, se for de fora ai traz os gateways mais usados mundo afora..

1

Caramba, isso é outra coisa que eu não tinha pensado. Eu já tinha me decidido a modificar os preços dependendo do local, mas não a UI.

Ah, por sinal, obrigado também pela sugestão de preço. E eu vou implementar mercado pago sim. Se possível, hoje ainda.

É muito bom ler um "eu pagaria", animou de mais! Valeu!

Se você quiser, posso avisar por aqui quando eu subir pra produção com o update dos preços e do MP.
Novamente, obrigado!!