Executando verificação de segurança...
4

1 Mês Programando e Só Consigo Pensar Que Sou Burro Demais pra Isso

Comecei a estudar de verdade programação web há 1 mês, mas cada vez que aprendo um conceito novo que é muito complexo pra mim eu me sinto cada vez mais burro.
Sei que isso é muito comum e nos persegue durante toda vida, porque sempre vai ter alguém "melhor" do que nós, e a comparação é inevitável.

Estou em transição de carreira e isso complica um pouco mais, e é nesse exato momento que muita gente desiste e vai para uma área mais "fácil".
Porém, como eu já decidi que é isso que eu quero, não existe outra escolha além de continuar tentando até de fato conseguir entender o que estou fazendo.

Sei que todo mundo já passou por essa fase e gostaria da sua ajuda:

Como você fazia ou faz para entender um conceito novo?
Agora com as IA's, como você usaria para melhorar os seus estudos?
Qual outra "dica" você daria pra superar essas limitações de aprendizado?

Ainda estou na fase de HTML, CSS e JavaScript, e por enquanto pretendo seguir como Dev FullStack.

Não estou reclamando (longe de mim), mas sempre é bom consultar alguém que já trabalha na área e passou pela mesma situação.a

Carregando publicação patrocinada...
3

thomasazevedo, tudo bem? espero que sim e que os comentários de todos possam ter lhe ajudado em algo e que o meu também possa

Começarei com uma dose de "sincericidio", um mês não é absolutamente nada, imagine neste exato momento tudo o que você aprendeu na vida e tudo que você se considera razoavelmente bom, você levou 1 mês para aprender isso? acredito que não, pois isso é normal, a não ser que você seja, ou conheça alguém que possui algum dom especial para um determinado tema, sempre vai levar tempo para absorver novos conceitos, senão faculdades seriam cursinhos de 50 horas e não de mais de 3 mil... Dito isso, vamos ao que importa!

Tente fazer o seguinte, e não se sinta culpado por isso, volte algumas casas no seu aprendizado, se a parte da programação está confusa, significa que você não está pensando como um programador, e não tem problema nisso, mas você quer isso, então, volte ao básico, busque vídeos/sites/livros sobre algoritmo e lógica de programação esses dois temas são fundamentais, aprender sobre eles irá "desbloquear" o superpoder de pensar como um programador, você vai aprender sobre como usar a abstração a seu favor, e claro não foque em nenhuma linguagem neste primeiro passo (seja ela de programação [javascrip], estilos [css] ou marcação[html]), após você compreender esses dois temas, dai sim, foque em aprender o HTML (puro e sozinho) você verá que ele é extremamente simples (e bastante repetitivo em sua estrutura), faça exercícios de repetição, para fixar os "nomes das coisas e onde usar elas", após conseguir compreender bem o HTML, passe para o CSS, volte e crie uma cópia dos projetos/sites que você fez anteriormente e vá estilizando eles, da forma que você "imaginou" que eles iriam ficar, mas eles muito provavelmente estavam horrorosos (pois isso é o HTML puro e tá tudo bem), dai sim, após você ter a capacidade de criar sites "visualmente aceitáveis" e conseguir sem muito esforço, criar esses sites, sem ter que buscar todos os "comandos" ou para cada ação revisitar suas anotações e/ou projetos anteriores, inicie o estudo do javascript.

Dê tempo ao tempo, não adianta estudar todos os dias, somos seres humanos, seu humor e foco hoje, não será o mesmo todos os dias, se permita compreender que nem sempre você vai estar apto a receber novas informações.

Anote! Anote tudo que você aprender, isso fará você reforçar o seu aprendizado, o bom e velho papel e caneta (ou um tablet...) vão ser bem úteis, você vai usar um computador e vai criar coisas nele, mas você não é um computador, você vai esquecer as coisas, e vai precisar buscar sobre, e quem melhor para te ajudar a lembrar algo do que você mesmo com suas próprias anotações?

Sobre transição de carreira... ela não vai acontecer em 2 meses, e provavelmente não vai acontecer em 1 ano. Pode ser que ocorra? sim é claro, sem pessimismo, eu mesmo estou em uma transição da área financeira para a área de desenvolvimento... e ela já está chegando no 3º ano, até uma graduação de análise e desenvolvimento de sistemas eu já fiz, mas ainda não me sinto um profissional apto, e não quero ser mais um programador qualquer, disso o mercado está cheio, pense nisso, você quer ser melhor, pior ou pelo menos equivalente ao profissional que você é na sua área atual? isso é uma pergunta que você deve se fazer, e isso pode ditar o rumo (e velocidade) dos seus estudos.

Espero que essa resposta possa ter sido uma luz para você

3

É normal porque programação é um assunto complexo. Pense em outras áreas complexas: construção civil, engenharia química, física quântica... o quanto você conseguiria aprender em um mês, sozinho?

A melhor forma de aprender algo que você não sabe nada é de forma estruturada e guiada, aqui entra a faculdade, curso técnico ou um curso online. É importante ser estruturado porque, se você não sabe nada do assunto, não sabe o que estudar. É importante ser guiado porque você terá alguém para te orientar, tirar as dúvidas e mostrar aquilo que você não sabe que não sabe.

Dá para aprender sozinho, mas é um caminho muito mais difícil e demorado, e nem todo mundo consegue aprender algo complexo sozinho.

3

Olá, thomasazevedo, eu te entendedo muito bem!

Estou estudando programação web pra valer a mais de 8 meses, e já passei por varios sentimentos, como esse que você está passando tambem.

Uma dica valiosa que posso te dar é: Continue estudando todo dia, uma hora os conceitos entrará em sua mente e tudo fará sentido.

Compre bons cursos, que te ensine a ser verdadeiramente competente, no meu caso eu comprei o curso.dev, que pra mim, está sendo a melhor experiencia que já tive em um curso. O que está sendo ensinado lá é surreal, ensinando nós a nos tornamos o melhor programador que podemos ser. Recomendo.

Por último, para você se destacar, estude todo dia, entenda muito bem suas linguagens que você escolher e entenda o que funciona por baixo dos panos, isso vai te levar longe e te destacar.

1

Recomendo iniciar uma faculdade para se destacar dos milhares, milhares e milhares que também estão somente no cursinho online e que praticamente não conseguirão entrar no mercado.

1
2

Eu não trabalho na área mas sou estudante do 3º semestre de ADS. No começo foi complicado pra mim também, mas as coisas começaram a ficar mais fácil de aprender depois de entender a lógica de programação e focar nos pilares.

DICA

A dica que eu te dou é focar na base sólida, estudar como um computador funciona, sistemas operacionais, algoritmos, redes e etc. Sempre quando vou aprender algo novo eu tento ver de vários ângulos diferentes e o principal, entender o porque existe isso e o porque eu preciso saber.

IA's

Sempre uso as IA's para tirar dúvidas e fazer estudos mais aprofundados e específicos que é complicado de achar um vídeo ou artigo focado naquilo que preciso no momento, como por exemplo entender os servidores, entender as requisições e respostas e etc.

IMPORTANTE

Se você é preocupado e perfeccionista como eu, se acalme e tente focar no que realmente importa aprender no seu momento atual, as vezes você vai querer saber mil coisas mas depois de 5 minutos já nem lembra mais, porque você não tá usando isso no momento então acaba sendo inútil tentar entender algo desnecessário pra você AGORA.

Acredite, quando você finalizar um projeto e ver tudo funcionando ou tentar explicar para alguém o que o seu código faz, você vai perceber que não é burro e é muito mais competente do que você mesmo imagina!

Espero ter ajudado.

2

Eu toco alguns instrumentos musicais e outras pessoas que tem vontade de aprender, mas, por qualquer razão sentem algum tipo de bloqueio quanto a isso, podem se sentir burras também.

Porém, quando se trata em saber jogar bola, desenhar, videogame, às vezes até relacionamentos eu sou um zero à esquerda. Fico bem abaixo de outras pessoas que naturalmente tem uma facilidade com tudo isso.

E não tem problema nenhum quanto a isso, cada ser é único, mas temos as mesmas capacidades cognitivas.

E se tratando da área de programação, informática avançada em geral, que não é nada simples, muitos conceitos, muita teoria, muitas áreas, muitas formas de se fazer a mesma coisa, é plenamente NORMAL se sentir assim, pois você percebe a imensidão de conhecimentos que você não tem. Eu ficava muito bravo e me sentindo burro, pois não entendia o PHP, até que um dia sismplesmente foi, comecei a fazer meus projetinhos e nunca mais parei.

Não desista, pois não é só você que passa por isso. E digo mais, talvez seja eterno esse processo, pois você sempre estará estudando algo novo. Entenda que faz parte do processo e seu cérebro está acumulando as informações pra uma jogar tudo de uma vez e tudo fazer sentido.

2

Tem razão, eu toco piano desde os meus 4 anos de idade (minha mãe é professora de música) e todo mundo que me conhece ou que gosta de música fala que gostaria de tocar como eu, e quando eu explico que é só praticar as pessoas não dão muita bola.

Não tem jeito, tem que ter paciência e diligência, treino constante leva ao aperfeiçoamento.

2

No inicio tudo vai ser complexo mesmo e talvez você não entenda certos conceitos de inicio, lembro que quando comecei estudar programação entrei em vários grupos de programadores nas redes sociais e ficava lendo vários termos utilizados e conceitos e eu não entendia nada.

Mas o mais importante para quem está começando é aprender o básico, e quando digo básico não é de coisas fáceis e sim a base para programar, você comentou que está estudando html, css e javascript, é a base para programação web, e é importante que você foque também em algoritimos, pois os algoritimos são a base da programação, procura entender e colocar em prática com exercícios que pode encontrar na internet mesmo, sobre variáveis, operadores aritméticos, condicionais, laços de repetição, vetores, matrizes e bibliotecas, pode seguir nessa sequência que escrevi. Pode pegar exercícios na internet sobre esses tópicos de algoritimos e de inicio tenta não utilizar IA pra resolver os exercícios, se ficar com alguma dúvida pode pesquisar em fóruns ou praticar até resolver os exercícios, e é importante que no inicio você faça os exercícios para dar certo e não para que o código fique bonito, pois essas práticas você vai adquirindo com tempo e prática.

E cada pessoa acha uma forma melhor de estudar, uns preferem livros, outros preferem cursos online... Vê o que você acha que mais vai te ajudar, um exemplo é quando eu comecei estudar orientação a objetos, nessa época eu dominava a programação estruturada, porém queria aprender a programar com orientação a objetos pois é o paradigma mais utilizado principalmente no mercado de trabalho, comecei estudar conceitos que no inicio eram confusos pra mim, como herança, polimorfismo, encapsulamento, abstração... Mas quando comecei colocar esses conceitos na prática foi outra história, pegava exercícios na internet e ia desenvolvendo tentando seguir os conceitos, foi assim que consegui fixar melhor os conhecimentos, pois programação além dos conceitos também é fixar isso na prática.

2

Realemente amigo, estamos no mesmo barco estou começando a programação agora, e realmente tem horas que é muito complexo, e de dificil assimilação, estou fazendo um curso online, mais para aprender mais rápido eu gosto de tirar minhas dúvidas no suporte e gosto de assistir vários vídeos no youtube, do mesmo assunto mais de pessoas diferentes, assim vejo qual a melhor forma para resolver um certo problema com vários pontos de vista. Pois cada programador tem sua forma de explicar um determinado assunto.

2
2

Só continua, comigo também foi assim, acho que com quase todo mundo. 1 mês realmente não pode esperar muita coisa, mas continua que daqui a 6 meses, 1 ano você já vai saber fazer muita coisa.

Eu comecei a estudar programação no final do ano passado. Com 1 ou 2 meses eu tava fazendo coisas bem simples como uma calculadora, com uns 4 ou 5 meses já estava entrando em react e fazendo umas paginas mais bem elaboradas, mas ainda bem toscas, hoje faz 1 ano que comecei, estou trabalhando em uma software house e fazendo freelas, no momento estou fazendo um freela de uma loja de carros onde inclui todo o front com React e o back que estou estudando e fazendo ao mesmo tempo com Supabase (nunca tinha utilizado).

Sobre o uso da IA, também fiquei pensando muito (e perdendo tempo) em como deveria utilizar, porque de fato se você apenas ficar copiando e colando código dela, não vai aprender. Então usa como consulta, como o google mesmo, por exemplo, ao invés de pedir pra ela criar uma função inteira, pergunta como você pode fazer tal coisa e tenta adaptar a resposta dela para a sua necessidade, assim como você faria vendo uma documentação ou stackoverflow. Vai conversando com ela e pergunta muito como se estivesse falando com um professor, tira suas dúvidas, dessa forma funcionou para mim e é como uso até hoje.

Então é isso, o aprendizado é assim mesmo, não olha para o lado, não olha para o outro, só continua estudando e praticando que funciona, todo dia um pouco melhor.

2

Entendo que é desafiador, mas a área de TI é vasta e exige paciência. Às vezes, a ansiedade pode nos consumir, então é importante focar em progresso gradual. Uma boa forma de fazer isso é traçar metas SMART:

S (Específico): Determine exatamente o que você quer aprender.
M (Mensurável): Estabeleça formas de medir seu progresso.
A (Alcançável): Tenha metas realistas, baseadas no seu tempo e dedicação.
R (Relevante): Garanta que os objetivos estão alinhados com sua trajetória.
T (Temporal): Estabeleça prazos para alcançar essas metas.
Uma excelente forma de aprender de verdade é construindo seu próprio aplicativo. Isso vai forçar você a lidar com diversos conceitos e a resolver muitos problemas, consolidando o que você aprendeu. Pesquisar vagas de programador júnior e alinhar seus estudos com as exigências do mercado também é uma ótima estratégia.

Com as ferramentas atuais, como as IA's, você pode acelerar seu aprendizado. Use assistentes como o ChatGPT para esclarecer dúvidas, explorar exemplos práticos e entender conceitos difíceis. Isso pode ser uma grande ajuda para lidar com a complexidade dos tópicos.

1
2

um dos problemas que vejo é que muito vendedor de curso por ai tenta vender a ideia de que programar é facil e voce aprende em 1-3 meses.

Tira que vai ser facil da sua cabeça, aceita que vai ser dificil e vai requerer dedicação e esforço, a parte boa é que tem muito material acessível por ai, e se inúmeras pessoas ja conseguiram aprender, tenho certeza que você tambem consegue

Se continuar estudando todos os dias e colocando as horas, aposto com você que daqui 1 ano, você vai estar surpreso do tanto que ja vai estar sabendo

1

Vamos lá, antes de tudo, leve em conta que, quando eu comecei, demorei 2 semanas só para entender o que era padding e margin no CSS. Programação requer que você não decore conteúdo, mas tenha um entendimento real sobre ele. Por isso, você deve focar em entender o que está fazendo. Use o ChatGPT, peça para ele ser seu professor e NÃO TE PASSAR CÓDIGO, apenas te explicar conceitos e fluxo de desenvolvimento.

Como o seu objetivo é o Fullstack, recomendo que você pense em mudar esse fluxo de aprendizado para algo que englobe mais o Back End primeiro e depois o Front. O motivo disso (falando de experiência própria) é que, no Back End, você vai estar muito mais ligado a conceitos e padrões do que no Front, e com isso sua lógica de programação já vai estar afiada.

Por fim, não desista. Sempre vamos querer ficar comparando A com B, mas devemos levar em conta que A != B.

Boa sorte!