Executando verificação de segurança...
3

[DÚVIDA]Como vocês preferem estudar programação por meio de materiais escritos(PDF, documentação e livros) ?

[DÚVIDA]Como vocês preferem estudar programação por meio de materiais escritos(PDF, documentação e livros)

Compartilhe suas experiências e dicas!

Instagram: @resiliente.dev"

Carregando publicação patrocinada...
2

Livros, especialmente os clássicos. Não tem como comparar.

Cada um pode fazer como se dá melhor, mas existem maneiras que dão melhores resultados que outros.

Claro que uso e todos deveriam usar meios diferentes, mas o meu método principal é o livro.

Claro que não para tudo. Documentação você vê no site oficial. E confronto com outras informações pesquisando na internet, especialmente o Stack Overflow ou mesmo o Quora que tem coisas boas, quase sempre os conteúdos antigos, para ambos os sites. A documentação nem sempre está correta e ela só dá exemplos para mostrar o mecanismo, é um erro copiar aquilo como se fosse uma receita de bolo pronta para uso, geralmente é uma má prática usar aquilo diretamente em código real.

Ultimamente tenho lido livros mais em PDF. Mas não uso tanto tutoriais (mas uso quando eles são bons e práticos).

Gosto de papers também. Que são publicações mais formais sobre algum estudo. Tem coisas interessantíssimas. São chatos de ler em muitos casos, mas é assim que se aprende de verdade.

Se você não quer ser um bobão repetindo coisas sem sentido, prefere conteúdo com mais credibilidade e não opiniões de quem acabou de aprender aquilo ou aprendeu muito por cima e talvez tenha gravado um vídeo sobre o assunto, talvez para ganhar clicks, sem maior compromisso. Eu consumo vídeos, mas é bem selecionado. Vídeo funciona melhor para entretenimento, não tanto para técnico e profissional.

Você é o que você consome. Faça boas escolhas. Você terá consequências por elas, sejam boas ou ruins.

Reforço, tudo tem exceção.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.

Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1
2

Tem um lugares centralizados, mas eles não ajudam. Em geral eu pesquiso sobre o que quero aprender e alguns dos resultados são papers publicados, em geral em PDF. Quase tudo em inglês, muito raro um bom em português. Em alguns casos filtro espcificamente por PDFs, em outras vem sozinho. Tem muito caso que acho links em fóruns ou outros lugares que alguém publicou.

Não costumo usar o Google Acadêmico.

1
2

Pra mim, escrito geralmente é melhor.

Se for um tutorial com exemplos de código, então, aí o texto sem dúvida é melhor. Pois dá pra fazer copy-paste pra testar facilmente (por isso não entendo esses tutoriais que colocam imagem do código). Se for vídeo, fica terrível, a não ser que deixem um link pro repositório - mas aí tem que ficar pausando enquanto digito, etc, sei lá, não funciona comigo.

1
2

Depende do que vc quer estudar.

Se for pra começar a aprender o básico (lógica, algoritmos, estruturas de dados, etc), eu ainda recomendo cursos formais ou livros. Muita gente vai recomendar o canal do Fulano, blog do Ciclano, mas eu particularmente não gosto muito desse formato para quem está começando. Mas aí é de cada um.

Pra linguagens, todas as principais possuem sites oficiais com documentação e tutoriais. Nem sempre tem em português, mas sinceramente, as que tem eu acho péssimas: muitas são mal traduzidas e algumas tem até erros grosseiros (que não tem na versão original em inglês, vai entender, além de traduzir mal ainda adiciona erros).

Por fim, tem outros tópicos que podem ajudar:

1
2

Atualmente, Java (Wildfly + JPA + JSF) e Oracle, tudo rodando com Docker.

Também já mexi com Angular (TypeScript), um pouco de C#, até mesmo C (quando fazia os sistemas das maquininhas de cartão). Banco de dados, Postgres, MySQL, os de sempre.

E faço uns scripts em Shell Script e Python (não vai diretamente para o produto em si, é para me auxiliar em algumas tarefas mais internas).

Mas a maior parte da carreira foi em torno do Java mesmo. Não peguei a onda dos frameworks JS (só dou uma mexida de vez em quando pra não ficar tão por fora).

1
1
1

Eu nunca li um livro de programação, apesar de já ter lido alguns online e trechos de outros. Outro dia comprei um de Python que fala de estrutura de dados, mas a tradução do inglês para o português me irritava muito. Node virava nó, por exemplo, que é como traduzir mouse para rato.

Livros geralmente têm uma lógica parecida com um dicionário, eles simplesmente vão jogando vários assuntos. Nisso vejo vários problemas quando se tenta ler um livro de ponta a ponta:

  • Você acaba tendo que passar por assuntos que não vão ter muita relevância para você naquele momento
  • Um assunto não tem muita relação com o assunto seguinte, não é como um capítulo de um romance que está diretamente ligado ao capítulo seguinte
  • A leitura é passiva. Você acha que entendeu o conceito, mas se te pedem para resolver um problema com aquele mesmo conceito, você vai inicialmente travar, pois não praticou durante a leitura.

Ninguém estuda uma língua lendo um dicionário, e linguagens de programação continuam sendo como linguagens humanas. Então porquê fazer diferente com programação? Normalmente nas escolas de línguas sempre se divide o aprendizado em problemas:

  • Como me apresentar para outras pessoas?
  • Como falar sobre a minha família?
  • Como falar em uma reunião de negócios?
  • Como convidar alguém para um evento?

Eu normalmente começo um problema, que normalmente é criar um projeto ou resolver um problema em um código. Se eu não conheço muito bem o assunto, recorro a um vídeo, que vai me apresentar por cima o assunto e consigo me situar melhor. Eu leio artigos e documentação para fazer consultas sobre dúvidas específicas:

  • Como posso deixar meu código mais rápido?
  • Como chamar a função que executa tal ação?
  • Estou encontrando erro X, será que a solução já está descrita na documentação?

O aprendizado se torna bem natural e interessante, combinando vários meios, como material escrito, vídeos, relatos de outras pessoas em fóruns e artigos.

1

Pessoalmente, tem os níveis, e para cada nível uma natureza diferente, de necessidade e de recurso. Mas no duro no duro, nada substitui estudar um bom livro, livro sempre vai ser o formato mais completo de conhecimento técnico possível.

1
1

Costumo ler as documentações. Por exemplo React embora eu tenha mexido brevemente há alguns anos, precisei desenvolver um tema do Magento em React.

Meu primeiro passo é ler o "Getting started" da documentação, pego uma visão geral.

Junto disso peguei um tema base do Magento e fui identificando onde precisaria fazer as mudanças, e tentando entender como as coisas funcionavam, sempre recorrendo a documentação.

Acho que assim me fiz programador, sempre procurando como resolver desafios, pra mim particularmente funciona melhor do que estudar antes de por em prática.

1

Geralmente procuro sempre na documentação para entender a mecânica do que quero aprender, no geral é o que mais me ajuda, após isso procuro aplicações e pequenos posts sobre o assunto

Se for algo muito complexo a melhor saída que vi são vídeos e artifos sobre, onde normalmente tem mais aprofundamento do tópico a ser abordado

Algo que não prático com frequencia somente quando necessário é ler livros sobre a tecnologia ou até conceitos, to tentando me acostumar ainda