Tem como sair do VIM?
Eu costumo ver muitos memes sobre isso, e agora bateu uma curiosidade mesmo pra saber kkkk.
Eu costumo ver muitos memes sobre isso, e agora bateu uma curiosidade mesmo pra saber kkkk.
Sim, é muito fácil.
Parece que o meme surgiu por conta de uma pergunta no Stack Overflow que fala disso. Que é considerado algo fácil. Mas ao mesmo tempo não tem problema perguntar lá, ao contrário da crença popular. Está lá https://stackoverflow.com/questions/11828270/how-do-i-exit-vim. É uma pergunta fácil de fazer e foi bem feita. Ou quase. Na verdade ela foi editada para ficar boa.
Bons tempos que todo mundo tinha paciência de fazer isso, até porque tinha muita gente e poucos casos que precisavam melhorar, hoje inverteu, então todo mundo cansou e a solução passa ser as pessoas postarem algo com qualidade, afinal são pessoas querendo trabalhar com desenvolvimento de software.
Perguntar algo simples não é problema ou vergonha, ninguém nasceu sabendo. Postar com cuidado, mostrando que respeita o local onde está, as pessoas que se dispõe para ajudar, e demonstrar compromisso com o que faz é algo indispensável. Ver mais em https://www.tabnews.com.br/jjeanjacques10/a-habilidade-mais-importante-para-um-desenvolvedor-e-a-comunicacao.
O meme existe por ser difícil sair. Embora qualquer comando se torna difícil quando você não sabe qual é, não tem como descobrir dentro dele facilmente, como existe em algo que tem um menu.
Então você normalmente tem que teclar o ESC
para ir para o modo de comando do VIM e aí tem diversas opções para sair, um dos mais comuns é digitar :wq
para salvar e sair, não esquecendo de dar um ENTER
para efetivar o comando. No SOen (linkado acima) tem vários outros.
O VIM é um editor poderoso e que privilegia o uso do teclado. Ele não ajuda no discoverability (descoberta, grosso modo) das suas funções, você tem que aprender por fora e aplicar sabendo o comando. Isso dá mais produtividade, mantém o software simples, mas não ajuda as pessoas ficarem confortáveis e aprender a usá-lo facilmente.
Faz sentido para você?
Espero ter ajudado.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).
Olha o maniero
dando uma resposta completa para compensar minha resposta preguiçosa...
Sua resposta me leva a outra pergunta:
Quando é mais valioso perguntar antes de procurar a resposta sozinho?
Explico minha pergunta:
Acho perfeitamente válido procurar a resposta com um colega ou perguntar para alguém que parece saber a resposta; ao mesmo tempo, também tem enorme valor tentar achar a respota sozinho, especialmente se falarmos de programação. Isso nos leva de volta à pergunta inicial.
Assim chegamos a outra pergunta:
Em que momento é hora de parar de tentar resolver um problema sozinho e finalmente pedir ajuda?
Essas perguntas e suas respostas podem fazer muita diferença na carreira de um novato em TI. Inclusive, sempre que sou perguntando sobre algo que sei a resposta, gosto de mandar uma referência com a resposta ao invés de responder diretamente. Isso permite que a pessoa consiga fazer o que precisa e também aprofunde o quanto quiser no assunto.
Eu diria que nunca. Ou quase. Isso deveria ser um recurso avançado, ou seja, só para quem sabe quando tem valor mesmo. Na dúvida, pesquise antes. Vale até para perguntar para a IA. Talvez especialmente para ela, que não tem conhecimento real.
Tentar achar, mesmo que não ache, é importante para a pessoas evoluir. Por viciar em não fazer isso a pessoa se prejudica muito e não sabe o porquê. Sabe o monte de postagem que fala "estou travado", "não consigo ir pra frente"? Um dos motivos é esse. A pessoa não se treina a criar conhecimento. E é dentro do que eu falo: isso é um erro e se a pessoa treina o erro, é ele que fará para sempre, até nisso.
É claro que tem hora que deve desistir. A experiência mostra quando deve mudar a estratégia porque passou a ser teimosia. É claro que isso depende se está com prazo apertado, se é porque o dia não está bom, é algo que está além da capacidade, e outros fatores. Isso não é fácil, eu não acho que aprendi a fazer bem até hoje.
Como sempre não tem fórmula mágica, é fazer, errar, e corrigir. Vai tentando melhorar a cada vez. Algumas pessoas têm mais talento para isso, outras fazem o que podem. Iniciantes devem adotar como padrão evitar isso, até se perder muito tempo. E se depois de tentar demais, muito mesmo, não consegue melhorar, fica um alerta que tem algo muito errado e a pessoa deve repensar o que está fazendo, tem uma falha mais profunda aí. Não precisa ser perfeito, isso é humano, mas precisa levar para o caminho correto.
Note que o SO pode se beneficar da sua dúvida, mesmo que ache a resposta. Muita gente não entendeu até hoje que a plataforma é um repositório de conhecimento, então se vai ajudar outras pessoas, deveria postar uma pergunta lá, e talvez a resposta junto. Se vai ajudar só a você, lá não é um bom lugar.
Nossa cara, foi muita informação, não estava a espera disso, muito massa, valeu!
Long-story-short
: sim, tem como sair do vim.
Sem explicar pq é assim, siga os passos:
esc
to disable edition mode (or any other mode, for that matter):wq
and press enter
:w
and press enter
:q
or :q!
and press enter
Pronto, saiu do vim. Pessoalmente acho o nano
mais difícil que o vim.
Sempre existe a opção de matar o processo do vim, mas talvez não te ajude tanto assim.