Executando verificação de segurança...
1

Dúvida: Nextjs Ou Angular

Boa tarde galera, tudo certo ?
Estou querendo fazer um projeto pessoal e estou pensando em nextjs ou angular. Não tenho experiência em nenhum dos dois. Tendo em vista o mercado, performance, escalabilidade e tudo mais. Qual dos dois me recomendam ? E porque...

Carregando publicação patrocinada...
8

Depende.

O Angular é um projeto parrudo, muitas coisas e te bloqueia de fazer muita coisa de forma errada.

No NextJS, pelo que eu sei, você consegue fazer tudo do jeito que você quiser.

Eu gosto muito dos dois, e o mercado pra ambos está bom.

No que eu iria? ACHO que pode depender do tamanho do projeto.

É um projeto grande? muitas pessoas vão mexer nele? precisa de escalabilidade? Angular

Caso contrário, eu iria de NextJs.

Minha pergunta sobre escalabilidade e várias pessoas mexerem, é que se você não tiver nenhum padrão pra seguir, o projeto vai ser um caos (no Next). No Angular, pode sim ser um caos, porém ele já te bloqueia de fazer muita coisa, por que você precisa construir baseado em modularização, injeção de dependência, e tudo mais.

Esse é meus dois cents de contribuição, mas não acredito que seja uma decisão 0 ou 1, ambos são bons pra decisões diferentes.

0
1

achei muito boa a resposta, principalmente a parte do:
"Caos e desordem: nextjs"
"Caos: angular"

KKK

antes que me julguem, não sei angular e mal sei next.

'só sei, que nada sei'

3

Olha, depende.
Ambos vão resolver teu problema, mas tu tem que saber organizar o código, porque ambos tem uma estrutura pra você seguir.
Não é so abrir o projeto e começar a macetar código, se tú começar errando, vai ter que refazer o trabalho inteiro pra organizar.

Angular segue o padrão MVVM. Você vai ter uma classe que vai
ficar toda a lógica da view e uma service que vai ficar a regra de negócio.
No next você não tem isso, tem que separar na mão e fazer injeção de dependências na unha.
Qual escolher então? Quer escalar de maneira rápida e fácil? Vai de Next. Porém, se você se preocupa com desempenho, o Next vai ser um tanto problemático, porque ele usa React pra renderização da view e o React tem umas paradas chatinhas pra evitar re-renderização. Mas diferente do Angular, ele vai reclamar sempre que você cagar na estrutura de dados.

Agora o Angular, se você quer um projeto padronizado, reativo e de fácil manutenção, Angular é o teu frame.
Ele vai te obrigar a trabalhar com injeção de dependências e vai forçar você seguir as regras do framework. Eu costumo chamar de POF (Programação Orientada ao Framework). Por mais que você possa enfiar todo o código na classe do componente, uma hora você vai precisar compartilhar estados, aí você vai precisar de uma service, aí você vai ser obrigado a separar a regra de view das regras de negócios. E assim, o framework vai te guiando no código.
Outro ponto, é que o Angular vai prover pra você 90% das ferramentas que você precisa pra montar seu projeto, sem falar que ele é padronizado. Do jeito que se usa uma coisa, se usa todas. Então se você precisa de um serviço, vai injetar no construtor, se precisa de uma ferramenta, vai instânciar uma classe. Angular tem duas documentação, ambas completas e de fácil entendimento.

Vai de você e do seu projeto, eu sou Dev Angular e garanto que tudo aquilo que os demais afirmam que aumenta a curva de aprendizado do Angular são tudo features da linguagem javascript ou do superset Typescript.
Angular trabalha com o HTML e o CSS separado do javascript, então você não vai ficar perdido no desenvolvimento.

Agora, o Next é só exportar a função retornando um HTML, resolve muitos problemas do React e por mais que eu odeie o React, nunca vou desmerecer o Next, ele é uma baita mão na roda, mas você tem que saber gerenciar o SSR.

Está ai os meus 5 centavos de contribuição, cola na minha comunidade no whatsapp, tem muito Dev Next/Angular lá que pode ajudar você independente da sua escolha.

https://chat.whatsapp.com/J8MKSEqcBI03k3CLn3Mr77

0
2

Muito superficial para definir o que seria bom

Depende do contexto de seu projeto

Mas na minha visão a curva de aprendizado do Nextjs é mais tranquila que a do Angular, então visto isso, somente por aprendizado e MVP, eu iria de Nextjs

Mas angular também é muito poderoso, mas coisas que seria mais simples no Nextjs, ira te tirar um belo tempinho no Angular

Se você passar mais detalhes, essa resposta pode ser mais assertiva

E sobre mercado, mercado existe até para Pascal, então somente foque em algo, não importa o que, achou interessante, tentou, gostou? Aprofunde, não gostou, vai para a próxima e felicidade

1

Eu comecei com Nextjs, mas parece muito do mesmo. Penso que talvez meu projeto fique algo grande. Tendo em vista que terá muitas funcionalidades, entre elas meio de pagamento entre usuários. Tenho medo que o next ao longo prazo se torne não performático.
Obrigado pela resposta

1

Angular teria talvez os mesmos problemas de performance que visa acontecer no Next, mas realmente é testando para ver

Você pode procurar alguns materiais que irao lhe dar esses comparativos, mas via de regra, qualquer framework terá seus problemas, dificil encontrar o framework perfeito

2

Quando se trata de desempenho e escalabilidade o Angular é a escolha óbvia. O framework é projetado para lidar com aplicações complexas, sua arquitetura e ecossistema são direcionados para a construção de aplicações corporativas de grande escala. É uma solução comprovada e testada em batalha; Angular está entre os frameworks de frontend mais antigos, e isso é algo positivo, não negativo. Software é como vinho.

No entanto, a decisão se torna mais balizada ao considerar a demanda do mercado. Sem números em mãos, poderia-se supor que existem mais oportunidades de emprego para Next.js, considerando todo o burburinho e hype ao seu redor. No entanto, não me surpreenderia se, na realidade, houvesse mais vagas para Angular, especialmente em empresas bem estabelecidas em vez de startups. Mas essa é fácil de descobrir, basta verificar sites como gupy, linkedin e etc; compartilhe suas descobertas.

Mas há mais a considerar, especialmente porque seu projeto é pessoal. Seu histórico e objetivos desempenham papéis cruciais nesta decisão. Se você tem uma formação em Java ou se sente confortável com a programação orientada a objetos tradicional, Angular é o caminho quase certo para você.

Por outro lado, se seu interesse está em explorar as tecnologias web mais recentes, o Next.js é opção empolgante. Embora não seja conhecido por sua confiabilidade o Next.js oferece uma experiência divertida, fácil e poderosa.

Com tudo isso dito, espero ter te convencido a experimentar ambos. Sério, dê uma chance a cada um deles e decida por si mesmo. E lembre-se, não é sobre dominar o framework de imediato; aprenda apenas o necessário para implementar algo bem simples e veja como se sente. Essa abordagem prática vai te dar uma ideia real de como cada ferramenta se encaixa no seu estilo de trabalho e nas necessidades do seu projeto.

0
1

Se voce mergulhar no Next.js, voce pode montar uma aplicação Fullstack dentro do next.js, envolvendo tanto bakc quanto front. Então pra validar ideias isso é ótimo, já que voce nao vai perder tempo fazendo um backend separado, montando toda uma estrutura nova. Eu nuncafui fã de angular sinceramente, e nem sei como está o mercado, mas pelo que eu estou vendo, o next vai entrar cada vez mais e mais no mercado de trabalho, então minha escolha seria next 100%

0
1

Por questões de escalabilidade o Angular e NextJS é uma boa opção da mesma forma, desde que tenha um back-end a capacidade certa pra aguentar as reqs.

Levando em consideração o tempo de desenvolvimento, com NextJS vai ser muito mais rápido. Já com o Angular penso que vai ter um código mais estruturado e robusto.

1

Bom dia...
Em relação ao que ja foi dito é tudo verdade, tem muitos anos que trabalho com Angular e gosto bastate, o bixo é robusto, quase nunca tera que ficar procurando bibliotecas externas pra usar pq ele já traz muita coisa pronta pra usar, ele separa os arquivos HTML, CSS e TS (pode juntar tudo se quiser, mas dai perde essa vantagem dele). Agora se vc precisa de SEO, recomendo q vá para NextJS, angular possui recursos para isso atualmente com Angular Universal, mas honestamente, nesse ponto o NEXT ganha, afinal, foi feito pensando nisso!

1

Do ponto de vista de documentação eu acho a documentação do Angular muito confusa. Pode ser que não tenha me acostumado ainda. Mas comparativamente a documentação do next.js e do react parece ser melhor

No entanto, não confie nisso para sua escolha.

Como disse que irá fazer o backend em .net imagino que tenha uma pegada mais conservadora/corporativa.
Se esse for o caso recomendo o Angular por ser mais fácil encontrar no mundo corporativo além da consistência e a arquitetura imposta.

Se este não for o caso o próximo ponto seria olhar pro ponto de vista de custo. Hospedar Angular tem um custo muito menor, vc só vai precisar de uma cdn e um bucket, custo fixo. Bom pra longo prazo ruim pra iniciar.
Nextjs já tem um custo difícil de ser calculado. Bom pra começar devido a entrada free até 1GB de transferência mês (carece de fontes).

Nexjs é o queridinho das startups. Se gosta de desafios e ambiente dinâmico sugiro seguir por ele. Atente-se de manter uma arquitetura consistente e de aprender com fontes com bastante experiência pode ser a diferença de construir algo durável e um lixo que vai querer jogar fora pela manutenção ser horrível.

Quanto ao seo vai mais do conhecimento do dev do que da ferramenta.

Espero ter ajudado com outros pontos de vista.

1

Cara, vai de Next. O conhecimento pra fazer algo em Angular é bem mais limitado ao Angular, o de React, vc aproveita pro React Native. Porém, nao menospreze os design patterns que o Angular te obriga a saber, se vc quiser ser um bom programador, vc tem que saber os design patterns, o solid, as arquiteturas, os paradigmas de programação. Mas EU prefiro aprender isso, sem ter um framework me obrigando usar, até pq, quando é dessa forma, as vezes nao aprendenos direito. Minha experiência em, aprender fazer as coisas no React e NextJS, fazer algo funcionar e depois aprender esses conceitos e aplica-los, foi muito mais inteligível pra mim, pois aprendi o caos que é uma aplicação sem eles e o quão eu ganho com eles. Eu nao indico angular pra ninguém. Nao tem pq cara fazer um negocio no angular atualmente, react é muito mais legal de trabalhar e vc usa o conhecimento dele no mobile, a curva de aprendizado no React é muito menor. Vc ja consegue fazer coisas que funcionam, e é isso que mantem as pessoas na programação, se quer aprender pela dor, desenvolve em C ou Rust, mas eu acho besteira, sou a favor de vc começar pelo fácil e depois vai aprendendo os conceitos mais difíceis. Se o Angular fosse uma tecnologia que nao estivesse em decadência, blz, mas n tem nada q mantem ele vivo a não ser projetos antigos. Ja viu alguma StartUp com projeto em Angular? Se quiser mexer com codigo legado, vai de Angular. se não, react na veia

1

Mano, o mercado tem vaga prós dois, mas eu tenho visto muito mais vagas em empresas grandes e conceituadas para o Angular justamente por conta dos conceitos de modularização, MVVM, Orientação a Objetos e de toda a estrutura que ele oferece. São coisas que projetos grandes e seguros exigem. Fora que agora com angular 17, o framework voltou ao "hype" e deixou ele mais próximo do React, é um bom momento pra retomar estudos em Angular.

-3