Executando verificação de segurança...
1

Não sei você, mas uma pessoa que trabalha com tecnologia e faz uma afirmação dessa, passa a sensação de uma mente fechada, cujo não é flexível o suficiente para trabalhar com coisas fora da sua zona de conforto.
Eu tenho uma mente muito aberta mas os meus mais de 15 anos de expericencia tendo trabalhado no Brasil e na Irlanda me deram isso de aprendizado.
So trabalhei em um lugar que nao usavam Framework pra desenvolvimento web e pelo visto era onde se tinha menor produtividade.

Evitei falar de um framework especifico por que sei da atual situacao problematica do ecossistema Javascript.

Eu tambem falei que voce precisa ter conhecimento da linguagem junto com um framework.

Resumindo, apenas agilizar o processo, e não tapar os buracos de sua incompetência ou dar a falsa sensação que você é um bom programador. Muita gente utiliza frameworks apenas para não ter que criar e aprender código argumentativos ou se estressar com a lógica por trás disso. Depois, vêm dizer que o mercado está exigente e é impossível conseguir algo (o que não é mentira, está difícil, mas a grande maioria não tem a competência para a vaga e afirmam que o problema são as empresas, e nunca ele).

Nao entendo como um framework pode te deixar incompetente ou tapar sua incompetencia , em nenhum momento falei que se deve usar framework em 100% dos casos. Eu mesmo quando estou fazendo on/off scritps pra automatizar alguma tarefa faco scritps python ou shell sem auxilio de frameworks.

Esse primeiro post aqui foi uma forma de validar esse pensamento de programador Junior e colher esse tipo de comentario onde se acredita que o bom programador escova os bits e frameworks sao um atraso. Isso sem falar que com a AI chegando esse tipo de pensamento vai ficar ainda mais obsolteto.

Seja mais gentil e construa um argumento mais robusto, obrigado por ler e compartilhar sua visao de qualquer forma.

Carregando publicação patrocinada...
1

Não é necessário esconvar os bits, e muito menos dominar todo o ecossistema. Porém a sua colocação dá a entender, principalmente para os iniciantes, que podem achar um curso simples que vai até o if...else é o suficiente e ir para um framework. Eles não sabem o que é "conhecer a linguagem" e muitos cursos não dizem a eles, infelizmente.

Como eu disse, framework acelera muito o desenvolvimento, mas não é extremamente requirido. Algumas empresas ainda adotam a linguagem pura, por isso é essencial conhecer bem o ecossistema em que se trabalha, mesmo sem a utilização de um framework. Não sou contra frameworks, a maioria dos meus projetos utilizam o Next.js, mas antes disso, eu testei e prototipei puramente para entender melhor o que eu quero fazer e se o Next.js será ou não relevante.

Nao entendo como um framework pode te deixar incompetente ou tapar sua incompetencia

Novamente, para os que entendam mal e pulem para um framework sem conhecer bem a camada abaixo (a linguagem base), vai estar sim alheio a muita coisa, pois é extremamente simplificado o processo e muitas das vezes esconde pontos importantes do processo. Muita configuração, muitos gerenciamentos, dentre outras coisas estão numa camada abaixo do frameworks. Em momentos de bugs, e aprimoramento, sem entender isso, esta pessoa não saberá fazer direito (até que se estude apropriadamente).

Seja mais gentil

Peço perdão pelo o comentário ríspido. Acabei trazendo um estresse famíliar para um ambiente fora desse escopo.

3

Como eu disse, framework acelera muito o desenvolvimento, mas não é extremamente requirido. Algumas empresas ainda adotam a linguagem pura, por isso é essencial conhecer bem o ecossistema em que se trabalha, mesmo sem a utilização de um framework. Não sou contra frameworks, a maioria dos meus projetos utilizam o Next.js, mas antes disso, eu testei e prototipei puramente para entender melhor o que eu quero fazer e se o Next.js será ou não relevante.

Fiquei intrigado com essa colocao, pelo que vejo grande maioria das empresas, nas diversas areas usam frameworks pq eles tem um grande ganho de produtividade. Poderia dizer algumas que nao o usam?

E , sem problema sobre ser ríspido. Cabeca de gelo :D

1

A maioria de fato utilizam, mas nem em todos os projetos. Uma empresa próximo aqui de casa, cujo eu não me recordo o nome, pois faz muito tempo que eu a visitei, disse que dependendo do projeto prefere utilizar a linguagem pura, pois tem um maior controle sobre todas as partes da aplicação.

Assim como você, fiquei intrigado, uma empresa que tem vários prasos utilizam linguagem pura? Isso não demora?

A resposta deles é que, é comum usar frameworks na maioria das vezes, mas tem projetos que necessitam de maior controle, por isso trocam a agilidade pela a segurança de ter um controle maior sobre a aplicação.