Talvez você seja um dos programadores Laravel ou React, e não JavaScript e PHP... Se um dia esses frameworks simplesmente decideram que serão um serviço ou não forem mais mantidos, o que você fará?
Ignore quem te diz que não precisamos de frameworks.
Não sei você, mas uma pessoa que trabalha com tecnologia e faz uma afirmação dessa, passa a sensação de uma mente fechada, cujo não é flexível o suficiente para trabalhar com coisas fora da sua zona de conforto.
Para você, iniciante, não cair nessa:
Frameworks como: Next.js, Nuxt.js e outros não são ruins. Na verdade eles auxiliam e muito na hora do desenvolvimento. Eu mesmo utilizo Next.js bastante por causa do Next Route.
O problema está em não conseguir fazer nada sem ser com frameworks. Se você não consegue criar aplicações puras, sem auxílios algum, você ainda não precisa de um framework.
Programadores React:
Se você estudar React, você vai conseguir um emprego, mas provavelmente não irá se sustentar muito no mercado, caso não aprenda JavaScript
.
"A, mas o React é JavaScript" - Não, o React é construído usando JavaScript. Você criar aplicações usando React sem entender a camada abaixo que o é JavaScript, uma camada fundamental, só vai te fazer um digitador de código.
Muita gente sequer sabe que closures
estão por baixo dos panos do hook useState
, por exemplo. Mas, por que seria importante saber isso? Simples, se você quiser este mesmo efeito? Se você quiser criar este mesmo comportamente sem React?
Quando usar frameworks?
Existem vários tipos de frameworks. No geral, no contexto que eu mais conheço, o JavaScript, existem muitos frameworks, inclusive hoje mesmo deve ter mais uns 10.
Frameworks agilizam desenvolvimento. Você sabe criar a aplicação, você apenas quer acelerar o processo chato que é ficar repetindo aquele código todas as vezes, como o famoso formatador geral do CSS:
* {
box-sizing: border-box;
}
Existem frameworks essencias como o Express.js
para o Node, pois ele basicamente conserta a bagunça do Node
para algo mais suave, tanto de usar, quanto de aprender. Este tipo de framework está mais como um utilitário
, do meu ponto de vista. Mas no geral, você não precisa dele para usar e criar APIs com Node.
Resumindo, apenas agilizar o processo, e não tapar os buracos de sua incompetência ou dar a falsa sensação que você é um bom programador. Muita gente utiliza frameworks apenas para não ter que criar e aprender código argumentativos ou se estressar com a lógica por trás disso. Depois, vêm dizer que o mercado está exigente e é impossível conseguir algo (o que não é mentira, está difícil, mas a grande maioria não tem a competência para a vaga e afirmam que o problema são as empresas, e nunca ele).