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Novas melhorias no Arkadon: o jogo praticamente virou outro 😃

Arkadon

Olá a todos, tenham um ótimo dia!

Recentemente fiz um post mostrando minha ideia de jogo e também uma espécie de MVP (https://www.tabnews.com.br/rodrigoborges/pitch-arkadon-meu-primeiro-game-no-estilo-tower-defense). Muitas pessoas reagiram e também comentaram sobre dando sugestões massas demais. Simplesmente fiquei extremamente lisonjeado por tudo, me deu uma motivação tremenda. Eu não tinha ideia que o pessoal ia gostar tanto e se divertir jogando. Obrigado a todos, sem palavras!

Gostaria, portanto, de listar todas as alterações para essa versão que foram muitas 😄

  • Mini mapa adicionado (você pode ver sua torre no centro, com ícone de quadrado, e os inimigos com uma seta vermelha indicando para onde estão indo)

  • O jogo não começa mais ao carregar o mapa, você precisa apertar a tecla ESPAÇO: isso dá a possibilidade de ver o cenário e começar a pensar na estratégia inicial

  • Modificações na UI da gameplay:

    • Contador de tempo no canto superior direito
    • Preço das torres abaixo dos botões
    • Bug consertado no hover dos botões ao exibir as estatísticas de tal torre
    • Menu simples de “pause”, ao apertar na engrenagem no canto superior direito da tela ou apertar ESC, é possível configurar gráficos e também mexer nas configurações de som (ainda em testes)
  • Modificações nos inimigos:

    • Olham corretamente para a torre central
    • Desviam de objetos
    • Não entram dentro da torre para atacar, ficam fora e ficam com uma animação de ataque
    • Partícula ao morrer
    • 3 classes extras: o azul (Speeder), possui mais velocidade de ataque e de movimento, o vermelho (Damager) que possui mais dano de ataque e o amarelo (Tank) com dobro de vida, 20% mais lento que os inimigos normais e dá muito mais pontos (chance raríssima de vir - ainda em testes)
    • A tela treme quando atacam a torre
  • Cenário modificado:

    • Adição de gramas
    • Adição de novas texturas: areia e pedra
  • Adição/Melhoria de sons/músicas:

    • Música de gameplay
    • Música no menu
    • Som quando os inimigos estão atacando a torre
    • Som ao ganhar moedas
    • Som ao colocar uma torre
    • Novo som de tiro das torres (ainda em testes)
  • Menu principal melhorado:

    • Logo adicionado, não apenas texto
    • Estatísticas das suas últimas 10 partidas sendo exibidas
    • Definir nome de jogador para estatísticas
    • Botão de como jogar, falando sobre os controles do jogo (teclas e botões)
    • Imagem de fundo adicionada
  • Modificações nas torres:

    • Sistema de dano melhorado
    • Partículas de tiro reformuladas
    • Novos modelos 3D
    • Animação a ser colocada
    • É possível colocar as torres usando as teclas (1, 2, 3, 4)
    • Range de detecção melhorado
    • Torres olham os inimigos para atirar

    Próximos objetivos:

    • Melhorar sistema de gerenciamento de volume dos sons/música
    • Balanceamento da gameplay (fiz alguns ajustes, mas isso é algo que considero constante)
    • Sistema de tradução do jogo
    • Sistema de upgrades das torres
    • Recuperar a vida da torre
    • Movimentar torres
    • Vender torres
    • Estilos diferentes de torres

    Além dos próximos objetivos/updates, anotei todos os pontos que o @VictorManhani citou em: https://www.tabnews.com.br/VictorManhani/ed214444-c987-4d01-9e35-468f7955a351

    Fiz dois timelapses modelando as novas torres novas:

    Gameplay do update 2: https://www.youtube.com/watch?v=D43TALnt73I

Agradeço a todos novamente por estarem me ajudando a criar um jogo massa e poder compartilhar aqui abertamente minha ideia e também para construirmos isso juntos. Abração em todos 😉

Link para jogar: https://rodrigoborges.itch.io/arkadon
Acompanhe as atualizações: https://thebagui.net/

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Mister, não acho que o game ficou mais fácil, mas que mudou a jogabilidade mudou!

Gostei muito das novas features, agora é possível ter um fluxo bem definido sem medo de já começar perdendo hehehehe

Eu gostei também do mapinha, ficou bem show, mas acho que se ele tivesse transparente poderiamos ver melhor quando o enemy estivesse próximo kkk

E para dificultar, ter inimigos mais velozes, mais resistentes e mais vida loka, com certeza iria resultar em jogabilidade mais bacana.

Vejo que o range de criação dos inimigos permance o mesmo, talvez aumentar para eles aparecerem em lugares mais distantes do mapa e de forma mais aleatório seria muito show!!!

Quando eu jogava tower defense tinha aquelas ordas de inimigos que eram assustadoras kkkkk quando vieram alguns cactos juntos me fez lembrar deste gostinho kkkkkkk

Mister, a jogabilidade tá top demais, sucessinho puro!

Aqui É Brasil!

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Primeiramente, obrigado pelo comentário e feedback Victor 😄!

Realmente a jogabilidade mudou devido algumas modificações no balanceamento e correções tanto na detecção dos inimigos da torre e também na inteligência artificial, mais precisamente o path following, dos inimigos.

Gostei da sua ideia de deixar o mapa transparente, realmente não havia pensado!

Referente aos inimigos, estou pensando em implementar um sistema de Wave Spawn, aí essa ideia de hordas e também de inimigos enfileirados iria ser aplicado de forma satisfatória, acho que seria interessante.

Mais uma vez obrigado por mais um feedback top e por ter jogado. Vou anotar e avaliar todas suas ideias 😄!

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É impressão minha ou o jogo tá mais facil que na versão anterior?

Seria legal também ter um selecionador de dificuldade
E a torre ficar selecionada quando coloca porque é chato ter que ficar selecionando a torre toda vez que quer colocar, nem que isso seja opcional, tipo:

Apertando ctrl+clique direito ele coloca a torre e mantém selecionada
Se não apertar ctrl ele não mantém selecionada

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Achei que ficou mais fácil também. Uma das coisas que influencia é que os inimigos colidem nas torres, então é só fazer uma "barreira de torres" que eles não conseguirão passar, e depois você pode ir colocando uma torre em cima da outra para ter mais dano.

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Obrigado pelo feedback Rafael!

Um dos pontos necessários que preciso adicionar o quanto antes é proibir/dificultar a inserção de torres no mesmo local e também num certo raio. Isso vai fazer com que essa estratégia seja mais dificultosa.

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Obrigado pelo feedback Gustavo!

Já anotei suas solicitações, realmente um seletor de dificuldade ia ser muito bom. Outro ponto que tenho anotado aqui é justamente esse de manter a torre selecionada, no próximo update irei lançar essa feature.

Sobre a facilidade do jogo, essa é a parte mais complicada para mim, justamente devido todo o balanceamento: vida, velocidade de movimento, velocidade de ataque, frequência de spawn dos inimigos, e as estatísticas das torres. São muitas variáveis para controlar, mas pretendo o quanto antes planejar isso melhor.

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É, nunca criei um jogo mas acho que balancear deve ser uma das partes mais difíceis pela quantidade de variáveis que tem, Eu deixaria isso mais pro final do jogo já que você teria que balancear toda vez que você adicionasse algo novo.

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Curti bastante o game, tá bem divertido mesmo estando em estágio inicial.

Alguns pontos que eu imaginei que fossem ficar muito legal nas próximas versões:

  • Possibilidade dos inimigos causarem danos e destruir as torres.
  • Seria muito interessante se de vez em quando viessem inimigos com bombas, e que ao serem destruidos causassem danos nas torres dentro do alcance.
  • De tempo em tempo (de forma aleatória para surpreender o jogador) começar um período de sobrevivência onde os inimigos se movimentam mais rápido e causam mais dano nas torres.
  • Inimigos rápidos e frágeis que pudessem pular barreiras e se jogar dentro da torre principal (só imagino o desespero de estar quase perdendo e ver um miserável desse passando pelas defesas)
  • Inimigos resistentes que atraissem a atenção das torres e servissem como escudos para os inimigos menores (semelhante aos gigantes do Clash of Clans).

Bom, por enquanto é isso, eu também não gostaria de criar uma lista enorme de adições para a jogabilidade sendo que você já deve estar muito atarefado com o tanto de feedbacks que está recebendo. Espero que se saia bem e se divirta bastante desenvolvendo esse game, a ideia é muito top e quem sabe ele não vá parar na Steam algum dia.

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Opa, valeu demais Cauã!

Agradeço seu feedback e os pontos que você levantou, anotei todos e alguns eu achei super interessante, como os inimigos causarem danos e destruirem as torres, acho que deixaria a gameplay mais desafiadora!

Outro ponto que eu achei sensacional foi tipo uma "horda especial", onde os inimigos começam a se movimentar mais rápido e causar mais dano por um determinado tempo, isso linka perfeitamente com o que estou implementando atualmente: sistema de wave spawn.

Estou me divertindo muito com o desenvolvimento do game, principalmente com o feedback de vocês, ideias muito tops e estão me motivando demais. Gostaria muito de algum dia publicá-lo na Steam.

Ah, pretendo fazer atualizações mais detalhadas e mais seguidas no meu blog: https://thebagui.net/

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Muito bom que esteja se divertindo, deve estar sendo incrível desenvolver esse game. Já salvei o seu blog aqui nos favoritos e quando tiver um tempinho vou acompanhar mais o seu trabalho, vai ser muito bom acompanhar esse game de perto :D.

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Com certeza, está sendo muito divertida a experiência e o aprendizado que estou tendo. Muito obrigado mesmo por acompanhar o projeto, fico super agradecido! Abração :D

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O jogo está muito bacana! Parabéns!

Olhando os comentários é possível perceber que há uma série de itens que você pretende incluir, por sugestão da comunidade do TabNews.

Que tal, se for viável é claro, é criar um Roadmap. Reparei que há um devlog, para explicar o que já foi implementado. O Roadmap ajudaria a indicar atualizações futuras.

Enfim, siga em frente!

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Opa, muito obrigado mesmo!!

Gostei da sua ideia e realmente não havia pensado. Inclusive pensei em criar um blog para documentar tudo isso de forma mais organizada e com maior frequência. O que você acha?

Valeu mesmo, abraços!

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Opa, valeu 😄

Nossa, não sei como funciona no caso de mac, mas com o mouse não funcionou o botão direito? ou o esquerdo para selecionar um torre, por exemplo?

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