Executando verificação de segurança...
1

Continuo no trabalho que estou ou aceito a proposta que recebi?

Atualmente, trabalho em uma empresa sólida na área de suporte de um software desenvolvido pela própria empresa, onde recebo um salário consideravelmente alto. O trabalho é fácil demais; grande parte do tempo estou fazendo consultas em bancos de dados ou verificando logs de APIs, ou seja, não aprendo quase nada, e vale lembrar que estou entrando no mercado agora. Recentemente, recebi uma oferta para trabalhar como desenvolvedor Java em uma multinacional de consultoria de software, porém o salário oferecido é inferior. É importante dizer que tenho um grande objetivo de me tornar um desenvolvedor sênior no futuro.

Estou na dúvida entre esperar por uma oportunidade de mudar para a área de desenvolvimento na minha empresa atual ou aceitar a oferta da outra empresa com um salário menor, considerando a experiência que poderei adquirir.

Minha decisão está quase tomada, mas gostaria de saber o que profissionais mais experientes fariam nessa situação.

Carregando publicação patrocinada...
4

Vou dar minha opinião pois estava na mesma situação que você há 5 meses atrás.

Estava trabalhando para uma empresa na Europa com o Salário de 36.000 USD como suporte técnico por quase dois anos. O trabalho era moleza, apenas verificar API e monitorar alguns recursos da empresa.

Eu tinha acabado de me formar em eng. de software e queria trabalhar como dev, porém a empresa não contratava junior, cheguei até conversar com os meus gerentes sobre a chance.

Como suporte técnico, não tem muito para onde crescer e o que aprender. Eu mesmo na empresa com quase dois anos, não recebi aumento, e o meu gerente disse que não viria aquele ano porque eu já ganhava mais que meus colegas. Me levou a pensar que 36.000 USD, o que eu considero pouco para uma empresa que faturou 700 milhões publicamente em seu relatório semestral pagar para um funcionário.

Recebi uma proposta de Júnior para trabalhar com C puro para embedded development. Como a moeda aqui no Japão está fraca e agora eu pago imposto, o meu salário caiu consideravelmente menos 30%, depois de todos os descontos convertendo a moeda local (agora recebo en iene e não USD).

Porém, a quantidade de conhecimento que venho desenvolvendo nesses últimos 5 meses trabalhando como software engineer é muito superior e gratificante comparado ao que eu estava fazendo. E o primeiro aumento virá mês que vem (depois de 6 meses de empresa) , o que já vai superar o salário antigo mesmo com a atual situação do mercado Japonês.

Acredito que as vezes é necessário dar um passo para trás para dar dois para frente. Coloca na balança qual será o seu valor daqui há 3 anos como suporte técnico e o quanto seria o seu valor no mesmo período como desenvolvedor? A resposta é obvia, DEV! :)

1

Caraca, muito legal ver a experiência de ver alguém que passou o mesmo que eu. Decidi que vou trocar de trabalho mesmo, tenho certeza que vou aprender bastante e finalmente conseguir evoluir.

Valeu pelo comentário!

1

quanto pra trás vc vai se aceitar a proposta? vai ferrar muito seu financeiro?

por experiencia propria, trabalhando em consultoria, quando vc sentir que está estagnado é muito mais simples e fácil
buscar recolocação em outro projeto dentro da consultoria. tende a ser mais simples para migrar para novos desafios sem necessariamente precisar buscar no mercado.

por outro lado, trabalhar no desenvolvimento de 1 software tende a ser mais tranquilo e menos desafiador, vc nao estará exposto a tantos desafios.

se a redução financeira não for um problema pra ti, vá sem dó!

1

Bem legal saber dessa parte de trabalhar em consultoria, essa flexibilidade de poder trocar o projeto que atuo é bem interessate. Decidi que vou mudar de trabalho mesmo, a questão financeira não me prejudica de forma alguma.

Espero que dê tudo certo kk.

Valeu pelo conselho!

1

tem funcionado pra mim. inevitavelmente o projeto da uma diminuida, o orçamento do cliente aperta, equipe diminui (e o oposto tambem é verdadeiro)

a opção de poder escolher um outro desafio que te ajude a progredir na carreira é muito bacana

1

Boa tarde, Mano!
Tudo bem?

Acho muito valido você ir para um lugar onde você tem mais oportunidades de aprendizado e crescimento. Pensando a longo prazo isso faz toda a diferença. Mais conhecimento e experiencia = Mais dinheiro kkkk.

Unico ponto que vale ressaltar é que você disse que no seu emprego atual as coisas já estão monótonas e você não aprende mais quase nada de novo. Uma hora ou outra, se tratando da area de tecnologia, todo trabalhado que um dia é dificil fica facil e chato com o passar do tempo e com a pratica. As vezes iniciar um projeto pessoal pode virar essa chave e iniciar um novo ciclo sem necessariamente sair de um lugar e ir para outro.

Mas nesse cenario em especifico eu iria cair de cabeça nessa oportunidade que você recebeu, afinal, o proprio nome já diz, é uma oportunidade. Como citei no paragrafo acima, iniciar um projeto é uma oportunidade, mas nesse caso, a proposta de outro emprego veio antes disso, então... Aproveita.

1

Boa tarde!

Na verdade o ritmo do aprendizado sempre foi o mesmo desde o começo, são coisas muito simples, que apesar de importantes, não agregam muito conhecimento para o que eu quero ser no futuro. Eu estou preparado para certas coisas ficarem chatas e tediosas, mas o problema é que eu sinto que daqui 2 anos meu conhecimento vai ser o mesmo que agora (se eu não estudar por fora, claro).

Mas é isso, aceitei a proposta da outra empresa. Acredito que irei aprender bem mais na área de desenvolvimento, e se eu chegar em algum momento que eu não aprenda mais nada, pelo menos eu estarei praticando :).

1

Minha experiência não foi boa ao fazer isso.
Estava em uma empresa que praticamente não fazia nada e agora estou ganhando pouca coisa a mais, porém tenho que aguentar berros, fazer as coisas sem prazos, pois tudo é para ontem.