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O Mercado de SaaS: Uma analise crítica.

O que fazem os influenciadores?

Dá uma olhada nos influenciadores de SaaS por aí. Você vai ver que:

  • Quase sempre fazem produtos com WhatsApp ou ChatGPT, e porquê?
  • São fáceis de desenvolver, e servirão apenas como case pois o que realmente está colocando dinheiro no bolso deles são os:
    • Cursos
    • E-books
    • Boilerplates/Templates

A Dinâmica do Mercado

O marketing digital e a venda de infoprodutos dominam o cenário atual. Se você acredita que criar um SaaS de WhatsApp em duas semanas resultará em uma receita mensal recorrente significativa, vale refletir: você pode estar sendo apenas mais um lead no funil de vendas desses influenciadores.

Uma Perspectiva Realista

Não é impossível ter sucesso, mas requer uma mudança de mentalidade:

  1. Pense em "software" em vez de "SaaS"
  2. Foque em criar soluções para problemas reais
  3. Identifique pessoas que realmente precisam do seu produto

O sucesso virá, mas não tão facilmente quanto é vendido. Casos de sucesso instantâneo são exceções, não a regra.

Aproveitando o Mercado

Não critique quem está tentando. Se você vê falhas em uma ideia, ao invés de ficar criticando, que tal fazer melhor? É uma dica mesmo.

  • Desenvolva uma versão um pouco melhor e fique com uma fatia do mercado
  • Aproveite a validação de mercado já realizada
  • Utilize os canais de aquisição já descobertos (no marketing digital vale até clonar o criativo).

No final das contas

É bom ver desenvolvedores tentando criar seus negócios. Melhor que ficar correndo atrás de emprego ruim. E todo mundo sai ganhando: você, eu, pois o nosso mercado acaba valorizando mais quem precisa de um emprego e um bom salário.

Dica: Get Rich or Die Tryin. Não se deixe levar pelo papo de "sucesso fácil". Foque em resolver problemas reais e o resto vem com o tempo.

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Concordo plenamente com o que você disse, hoje atualmente isso está se tornando uma bolha, onde é vendido como se qualquer produto criado fosse ter sucesso.

Eu atualmente tenho um produto (o Logaflow https://www.logaflow.com/pt/ ) que é uma ferramenta de tracking e feedback de usuarios para QA e DEV. Sinto na pele a dificuldade que é fazer o produto virar, além de desenvolver, você vai ter quer aprender a vender, saber conversar com clientes, saber apresentar seu produto, saber ouvir criticas sobre ele e tirar informações valiosas dessas criticas.

Bem atualmente estou tocando o Logaflow e aprendo cada dia mais e mais. Posso afirmar uma coisa a vocês, não é facíl! É dificil para caramba, principalmente se você não possui um publico ou não é reconhecido no nicho do seu produto.

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Sim, cara. Isso tá bizarro demais. A galera endoidando por dinheiro fácil, viajando nas ideias de SaaS ou micro-SaaS e criando coisas que tá na cara que é só pra tirar dinheiro ao invés de criar algo de valor... Isso me deixa bem perturbado porque poxa cara, você tem a capacidade de criar algo que pode fazer uma grande mudança, ou algo que seja minimamente útil, mas perde tempo criando coisas que vai só desgastar as pessoas e as fazerem gastar.

Tipo um cara que tava vendendo pixels em um site, cujo pixels você só poderia ver quando for comprar, servia de nada além de benefício próprio. Enfim...

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Acho que tem alguns pontos no seu comentário que vale a pena reconsiderar:

"coisas que tá na cara que é só pra tirar dinheiro ao invés de criar algo de valor"

O que realmente define se um produto tem valor é simples: se as pessoas pagam por ele. Não importa a qualidade, a tecnologia usada, a arquitetura ou qualquer outro aspecto técnico. Se há alguém disposto a pagar, esse produto tem valor, independentemente de ser algo simples ou sofisticado.

"Tipo um cara que tava vendendo pixels em um site, cujo pixels você só poderia ver quando for comprar, servia de nada além de benefício próprio."

Ele fez o que deveria: lançou algo no mercado para testar. Descobriu que ninguém paga por essa merda, e está tudo bem. Esse processo de validação é importante. Talvez alguém com mais experiência pudesse prever o resultado, mas o importante é que ele ganhou experiência com isso.

Minha crítica não é contra quem tenta, mas contra influenciadores que mentem sobre o potencial de seus produtos, além de romantizarem ferramentas no-code, fazendo com que algumas pessoas acabem frustradas. O que a comunidade está fazendo é incrível, e precisamos mesmo lançar muitos SaaS, testar rápido e falhar o máximo de vezes possível sem desistir.

Agora, eu quero que você, Emersin7x, comece a desenvolver o seu SaaS hoje mesmo. Seu próximo post tem que ser um pitch.

Mesmo que você não consiga vender logo de cara, a experiência que você vai ganhar é o verdadeiro valor. Acredite, arquitetura, testes, clean architecture... na maioria das empresas, só servem para filtrar currículos. A não ser que seja uma empresa gigantesca, com processos lentos e dinheiro sobrando, ninguém realmente se importa com isso.

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cara, show demais o que você falou. Mas acredito que seja algo que vá além, caso eu venha a criar um SaaS ou alguma coisa será algo de real valor e no momento certo eu posto aqui e coisas do tipo. Eu não acredito que deva reconsiderar minha visão, se pra mim não faz sentido alguém postar algo sem intuito de ajudar, então não faz e ponto. O mundo já tá cheio de gente querendo tirar dinheiro, esses tipos de SaaS são só mais um.

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O que você chama de "produto que não deu certo" eu chamo de "golpe que as pessoas não cairam"...

Esses "produtos" estão mais proximos de livro de coach do que um artigo cientifico.

E não me vem defender coach pois suas técnicas são tudo pseudociência.