Acho que tem alguns pontos no seu comentário que vale a pena reconsiderar:
"coisas que tá na cara que é só pra tirar dinheiro ao invés de criar algo de valor"
O que realmente define se um produto tem valor é simples: se as pessoas pagam por ele. Não importa a qualidade, a tecnologia usada, a arquitetura ou qualquer outro aspecto técnico. Se há alguém disposto a pagar, esse produto tem valor, independentemente de ser algo simples ou sofisticado.
"Tipo um cara que tava vendendo pixels em um site, cujo pixels você só poderia ver quando for comprar, servia de nada além de benefício próprio."
Ele fez o que deveria: lançou algo no mercado para testar. Descobriu que ninguém paga por essa merda, e está tudo bem. Esse processo de validação é importante. Talvez alguém com mais experiência pudesse prever o resultado, mas o importante é que ele ganhou experiência com isso.
Minha crítica não é contra quem tenta, mas contra influenciadores que mentem sobre o potencial de seus produtos, além de romantizarem ferramentas no-code, fazendo com que algumas pessoas acabem frustradas. O que a comunidade está fazendo é incrível, e precisamos mesmo lançar muitos SaaS, testar rápido e falhar o máximo de vezes possível sem desistir.
Agora, eu quero que você, Emersin7x, comece a desenvolver o seu SaaS hoje mesmo. Seu próximo post tem que ser um pitch.
Mesmo que você não consiga vender logo de cara, a experiência que você vai ganhar é o verdadeiro valor. Acredite, arquitetura, testes, clean architecture... na maioria das empresas, só servem para filtrar currículos. A não ser que seja uma empresa gigantesca, com processos lentos e dinheiro sobrando, ninguém realmente se importa com isso.