Eu não entendi se você é diagnósticado com TDAH ou não. Mas a questão é justamente encontrar uma forma simples de ser mais produtivo. Se a pessoa consegue usar outra ferramentas ótimo. Mas eu tive esse problema e conheço outros vários que também tiveram.
Eu adoro flexibilidade também, cansei de dizer que odiava rotina. No final percebi que era meu TDAH a procura de novidade.
No final, a verdade é que na vida real, flexibilidade sem um mínimo de organização não é produtivo.
Eu também não entendo qual o seu ponto em relação à capacidade executiva do TDAH. Em um momento você diz que quem precisa desse tipo de simplificação toda, talvez não seja TDAH e que essa simplificação pode tornar a pessoa medicocre. Depois diz que esse método, mesmo simples, é muito difícil para o TDAH e você dúvida quem consiga seguir isso é TDAH.
Eu acho que quem tem que dar os diagnósticos são os médicos. Eu tenho mais de um diagnóstico e meu tratamento tem me feito muito bem. Faço terapia comportamental e discuto minhas técnicas para me organizar com minha terapeuta que consegue exlicar porque isso funciona pra mim e me dá outras dicas.
Não estou diagnosticando ninguém. Só fazendo um relato que talvez posso ajudar outras pessoas.