Executando verificação de segurança...
4

Tenho 8 anos como dev mas não consigo um emprego

Sou desenvolvedor há 8 anos, com experiência em trabalho presencial como CLT por 5 anos. Desde os 12 anos, atuo como freelancer e desenvolvo projetos próprios, como um micro SaaS para lojas de vendas de aparelhos eletrônicos, que criei e mantenho. No entanto, sinto-me frustrado às vezes, pois os empregos como desenvolvedor júnior e pleno que tive foram em empresas de conhecidos próximos, e o trabalho como freelancer nem sempre proporciona uma renda estável.

Atualmente, com 20 anos, estou buscando vagas de desenvolvedor pleno/sênior, mas a cada dia me sinto mais frustrado. Só neste mês, enviei mais de 100 currículos e recebi apenas 10 retornos, que não avançaram após a segunda ou terceira etapa do processo seletivo. Sempre passo nas provas técnicas e entrevistas com tech leads e recrutadores, mas nunca consigo uma oferta, nem mesmo em empresas internacionais. Parece que, tanto aqui quanto no exterior, a situação é a mesma.

Tenho projetos interessantes para apresentar, com layouts bonitos e design de banco de dados bem feito, mas parece que sempre há algo que me impede de avançar. Meu último projeto foi uma engine de xadrez que previa até 150 jogadas, desenvolvida em C# vanilla, mas isso não despertou interesse nos recrutadores. Nem mesmo uma engine de games 2D que fiz do zero ou um site e app para compra de ingressos de cinema conseguiram chamar a atenção.

Já não sei mais o que fazer, ando me sentindo frustrado, parece que nado nado e morro no raso.

Carregando publicação patrocinada...
6

Primeiramente, sinto muito que esteja passando por isso. Sei como é frustrante pois já passei por algo similar.

Lendo o seu relato, consigo pensar em algumas coisas que podem influenciar no retorno negativo dos processos seletivos:

Experiência e soft skills

No último parágrafo você começa com "Tenho projetos interessantes para apresentar..". Interessante na visão de quem? É uma dura realidade, mas geralmente projetos pessoais não são relavantes como pensamos ou como fazem nos acreditar que é. O principal problema dos projetos pessoais é que por mais que tenham ótimas funcionalidades e um belo design, ele geralmente não foi testado e validado no mundo real por usuários reais.

Outra questão que vejo é que apesar de ter 5 anos de experiência profissional na área, de acordo com o seu relato, me parece que essas experiências foram em pequenas empresas. Talvez essa experiência não demandou utilizar boas práticas, ferramentas e soluções que geralmente são utilizadas no mercado. E isso é uma suposição, talvez não seja verdade. Mas trabalhar em projetos pessoais ou para pequenas empresas/comércios locais é diferente de trabalhar para empresas mais estruturadas pois estas exigem certas soft skills.

Pode ser que você não tenha experienciado trabalhar em equipe, com code reviews, reuniões com outros desenvolvedores onde você tem que pedir ajuda, vender a sua ideia e às vezes ir com outra solução que não seja a que você gostaria. Talvez não tenha tido contato com outras áreas onde você precisa adaptar a sua comunicação pois são pessoas não-técnicas. Talvez não tenha tido situações desconfortáveis com outros colaboradores onde teve que tomar decisões difíceis. Talvez não tenha tido que colocar a prova a sua comunicação assíncrona pois tem trabalhado apenas presencial. E, novamente, talvez eu esteja enganado mas se uma ou mais dessas suposições estiverem corretas, elas com certeza transparecem durante as entrevistas.

Comunicação

Como outros colegas mencionaram, talvez você precisa aprender a se vender, talvez precisa melhorar o seu currículo e atualizar o seu LinkedIn de acordo.
O que posso sugerir é ler um pouco sobre o método S.T.A.R para que possa contar sobre as suas experiências de maneira objetiva e que valorize o seu papel durante as implementações e soluções aplicadas.
Seguem alguns links para te ajudar a entender um pouco mais sobre:
https://capd.mit.edu/resources/the-star-method-for-behavioral-interviews/
https://www.testgorilla.com/pt/blog/entrevistas-metodo-star/
https://www.linkedin.com/pulse/o-uso-do-m%C3%A9todo-star-em-entrevistas-de-emprego-allisson-teixeira/

Outro hábito legal de se criar é começar a escrever o seu brag document. Mais detalhes nos links abaixo:

https://jvns.ca/blog/brag-documents/
https://eltonminetto.dev/post/2022-04-14-brag-document/

Vagas

Creio que algumas coisas aqui tem haver com comunicação mas pensei que valia a pena separar neste tópico.

Sei que alguns poderão discordar mas baseado na minha experiência pessoal, se você está aplicando principalmente pelo LinkedIn, 100 currículos no mês não é um grande número. Porém, penso que você deva focar nos tópicos anteriores ao invés de sair tentando aplicar para 200 vagas.


Vi que você citou a linguagem C# no seu relato mas fora isso não sei se trabalhou com outras linguagens. Vale a pena tentar entender a situação do mercado também. No meu caso, trabalho como frontend para o exterior e sinto que desde 2022 as coisas mudaram bastante. As empresas ficaram mais criteriosas nas contratações.

O que estou tentando dizer é que a situação em que você está provavelmente contém interferências externas que fogem do seu controle.

Pelo seu relato, me parece que você consegue ir bem nas entrevistas técnicas ou pelo menos em parte delas. O problema me parece ser algo mais relacionado a soft skills e/ou fit cultural. O que eu faria no seu caso é:

  • Focar nos tópicos anteriores e ler as respostas dos outros colegas.
  • Entrar em contato com as empresas que você participou do processo e pedir um feedback da sua entrevista para que eles possam dizer o motivo da sua reprovação.
  • Tentar abordagens diferentes ao aplicar para uma vaga. Tentar plataformas diferentes, entrar em contato diretamente através do site da empresa, aprender sobre a empresa que está se candidatando (produto/serviço, cultura e valores), se conectar diretamente com recrutadores e criar um relacionamento com eles para que consiga conversar abertamente sobre as expectativas da empresa em relação a vaga.
  • Entrar em contato com pessoas que trabalham nas empresas que quer se candidatar e perguntar sobre a empresa, sobre o dia-a-dia, sobre o processo seletivo, etc.
  • É legal nas entrevistas perguntar sobre quais são as próximas etapas e quais as expectativas para as mesmas. Assim você pode se preparar melhor.

Há muito o que se considerar e pensar a respeito, mas espero que o que escrevi te ajude de alguma maneira a enxergar as coisas de um ângulo diferente e te motivar a seguir em frente. Te desejo boa sorte!

EDIT:

1

Pior que eu penso direto que talvez seja isso, saca, tipo por eu ter trabalhado so como freela e empresas medias e pequenas a maioria dos recrutadores pensam ser skills abaixo do esperado ou das boas práticas, acho que vou começar um blog pra ir colocando esse conhecimento e projetos mais visiveis pra ver se resolve essa questão. Ou também talves seja a idade por mais que eu passe nos testes de algoritimo e coding challenge das vagas parece que sempre desconfiam.

1

Sinceramente não vejo a idade como sendo um problema.

Sobre boas práticas de desenvolvimento, é algo que você pode desenvolver apenas estudando e aplicando no seu emprego atual dentro do possível ou criando projetos para colocar em prática. Criar um blog para compartilhar conhecimento e projetos é legal mas no seu caso eu penso que a prioridade agora seria ir atrás de desenvolvedor soft skills. Pesquise sobre o assunto e tente fazer uma autoanálise para identificar quais pontos precisa melhorar. Vá atrás de material para te ajudar, mas lembre-se que a melhor maneira de aprender é colocando em prática.

1

Seja mais modesto no CV. quando coloca coisa demais com pouca idade fica a impressão que está parecendo o que não é.

  • não contabilize o seus freelas que começou a fazer com as 12 anos.
  • não contabilize trabalhos (mesmo CLT) em empresas de conhecidos.
  • não mostre projetos que são pouco apelativos para um leigo.

assim fica poluindo sua imagem profissional, o que faz o recrutador perder interesse. se tentar passar uma mensagem de ser "jovem de 20 anos com 8 anos de experiencia buscando uma vaga de senior", o máximo que irá fazer é tirar uma pequena risada do RH / Futuro gestor que está analisando sua candidatura.

Busque uma vaga de Junior/Pleno, se você tem conhecimento técnico existem vagas de JR que pagam muito mais que senior de outras areas.

precisa melhorar sua apresentação.
apenas.

1
0
1

Talvez você não esteja sabendo se vender.

O seu currículo é atrativo? Ele precisa ser resumido e atraente ao mesmo tempo.

Como você se comporta nas entrevistas? Você se comunica bem? Sabe desenrolar a conversa, mesmo que não seja sobre alguma linguagem de programação?

Será que você está se candidatando para vagas que tem a ver com sua especialidade?

Você mantém contato com outras pessoas da nossa área? Já mostrou seu portfólio/curriculo/github para outras pessoas para saber se tudo está de fato alinhado com o que você pensa?

1

você já pensou em vender as coisas que faz? talvez os empregadores te queiram, mas queiram te pagar 3k e nada mais e voce pode estar pedindo acima disso, não sei. Eu só tenho 1 ano de XP e nem pedindo abaixo de 3k sou chamado.

1

Sim sim, lancei meu micro saas, ele ate ajuda tenho 60 assinantes, mas sei la as vezes parece que eu to muito parado. Salário já pedi alto e baixo mas nada deu resultado ksksksks

1

Pelo que percebi lendo o seu post, as dificuldades podem ser algo relacionado a:

  • buscar vagas pleno/sênior, talvez os recruiters/tech lead te vejam como júnior (é acontece)
  • graduação (sim, algumas empresas ainda requerem)
  • empregos anteriores (dependendo do tempo em cada empresa os recruiters torcem o nariz mesmo)
  • soft skills (como age nas entrevistas, acanhado, introvertido, pouco receptivo)

Alguns pontos que podem estar te atrapalhando na sua busca. Desde já te desejo boa sorte!

OBS: Disse que tem 20 anos e 5 como CLT, teve a carteira assinada com 15 anos?

1

Então antes eu entrei no programa treinee tlgd, dps fui pra junior com 16, pq ja pode assinar e pleno com 18 por 2 anos em outra empresa, tive que sair por problemas médicos. E geral fica dessa forma quando falo que programo e faço freela desde os 13, sempre mexi com tech desde pequeno com rpgmaker com o plugin de js e unity, ai aos 13/14 (já sabia o básico de web e stackjs) resolvi que queria essa carreira, ai me aprofundei, hj sou dev backend e diria que pleno (nunca soube me categorizar, sei mais que um junior mas as vezes me sinto um impostor me colocar como pleno/senior mesmo entendo o mesmo tanto), entendo infra, segurança e servidores alem de código ou tech, hoje eu entendo a essência, conceitos tlgd. Acho que tudo é questão de quanto você se doa, desde os 13 eu amo essa area tlgd.

1

O pessoal já deram dicas ótimas, eu até anotei, mas mesmo assim vou tentar contribuir.

Cara, você é um prodígio, pode ser isso que está te atrapalhando.

Tenta entrar nas entrevistas com outra abordagem, como alguém que quer uma oportunidade de aprender um pouco mais.

Mas faz melhor, desconsidera o que eu disse, Vai falar com quem realmente sabe o que tem de errado. Estuda a mente do "inimigo".

Você citou que tem uma renda extra do seu Microsaas, entra no LinkedIn, busca por uma recrutadora qualquer e chama ela pra conversar, conta a sua história e pede pra ela te dar uma mentoria e deixa claro que você vai pagar pelo tempo dela. Pede pra ela te dar o feedback sem filtro.

Pega o que ela disser e aplica, e vai fazendo isso até dar certo.

1

Fala meu mano, li seu relato e achei interessante.

Você citou que:

Sempre passo nas provas técnicas e entrevistas com tech leads e recrutadores, mas nunca consigo uma oferta, nem mesmo em empresas internacionais. Parece que, tanto aqui quanto no exterior, a situação é a mesma.

Interessante. De duas uma: Ou você está entrando naquelas vagas fantasmas (Sim, elas existem) que são aquelas vagas que as empresas praticamentente são "obrigadas" a divulgar, mas que já preencheram a vaga antes de você pensar em entrar na empresa.

Ou então você deve estar pecando na parte de Software Skills.

Recomendo buscar uma networking bem forte e que consiga te indicar para vagas iniciais (como dev Junior ou até mesmo estágio). Falar nisto, já tentou para estágio? Se não, inicie uma faculdade, EAD mesmo, não precisa necessariamente ser presencial. Acho que é uma boa porta de entrada para quem quer almejar um plano de carreira na área de programação.

A terceira e última opção é tentar empreender. Fazer um estudo de mercado, renovar o ciclo de clientes e procurar pessoas experientes para te ajudar, como contador, pessoas de marketing / negócios. Se tu tiver uma graninha a mais pra investir é uma boa também.

De fato muitas empresas tem um certo "preconceito" com quem nunca foi CLT na área e muitas acabam descartando a exp de freelancer, o que é uma pena, porque nessa as empresas perdem talentos, bem como aquilo que elas estavam EXATAMENTE o que elas estavam buscando.

1

3 Dicas que me ajudaram recentemente a conseguir um novo trabalho.

1- Refatore seu currículo e coloque ele em uma IA tipo o chat gpt para analizar (o PDF do seu currículo) como o recrutador de uma vaga que você queira (copie a vaga e cole no GPT). Isso vai mostrar se seu curriculo está sendo bem indexado pelas IAs.

2- Conecte-se no linkedin com recrutadores, não com desenvolvedores. Eu passei a parar de procurar vagas na busca de vagas do linkedin e comecei a me conectar com recrutadores que postam as vagas no feed. Eles geralmente pedem para enviar o currículo no chat. Oque fez com que eu consegui-se muitas entrevistas em pouco tempo.

3- Tome cuidado quando aplicar para uma vaga no campo de vagas do linkedin. Existem filtros capciosos. Quando fui analizar currículos na minha antiga empresa para contratar desenvolvedores vi que tinha muitos desenvolvedores desqualificados com um currículo perfeito para a vaga. Seja por colocar um salário menor do que oque a vaga espera até por currículos mal construidos.

PS: Sempre tenha mais de um currículo em que indique a vaga que você quer trabalhar. Exemplo se você é full-stack mas a vaga é de front. Coloque no titulo que você é front, como principal atividade, e sempre mande o currículo em ingles caso a descrição da vaga seja em ingles.

(Se você não fala ingles é melhor aprender, um programador que não fala ingles é um programador manco)

Enfim, com isso consegui mais de 5 entrevistas em 2 semanas. Antes eu apenas entregava os currículos e ninguem me chamava mesmo sendo tecnicamente muito capacitado para as vagas.

Boa sorte!

-4

Sinceramente, sem ofensas, se você fez várias entrevistas de emprego e não passou, porque você não é bom suficiente! Você acha que é, mas não é!

Pra ter ideia, eu sou sênior, de cada 10 entrevistas, eu passo em 7 e recebo oferta em pelo menos 5 delas!

Você diz que ta bem feito, mas está mesmo?!

Você faz uso de herança, polimorfismo, arquitetura orientada a algum padrão? Você aplica design patterns na sua solução?!

Se você não entendeu metade do que escrevi, o motivo tá aí. Você acha que sabe, mas não sabe. Alguns dizem que é o mal da sua geração (se acham demais e entregam de menos).

A saber, eu com 20 anos já ganhava 4 mil dólares trabalhando no Brasil!

0

Amigo, a sua postura nesse comentário não é a postura que um sênior teria. Devido a isso fui ver os seus comentários e notei que você cita bastante os 24 anos de experiência. O problema desse mercado de T.I é que a cada dois anos a sua experiência técnica perde o valor e chegando perto dos 40 se você não tiver soft skills suficiente para assumir cargos de liderança você acaba defasado.

Mas sabe o que se ganha com tantos anos de experiência, e não perde o valor com o tempo, pelo contrário, te torna mais valioso para o mercado. Sabedoria. Fica a dica.

1

A minha postura é de alguém que fala a realidade, que não fica passando a mão na cabeça deixando o outro se afundar na ilusão!

O autor do post tem 20 anos de idade! Onde que isso é ter experiência e já estar com ar de desistir?! Mesmo ele em teoria programando desde os 13 anos de idade, não conta como experiência prática de mercado, pois era hobby.

O mercado é cruel! Exige de verdade e ficar papinho tipo o seu, só atrasa as pessoas.

O real problema da sua geração é que é fraca demais. Não aceita críticas, reclama que tudo é difícil e exige comportamento carinhoso dos outros. Primeiro, os outros não são sua mãe ou pai, portanto vão te cobrar nem que seja na base da "paulada".

Tá aí a sabedoria que você citou. Aproveite que nem te cobrei a consulta.

Ah... e sobre "perder valor", de onde você tirou essa asneira?! Tem coisas que aprendi há 20 anos atrás em TI que me são úteis até hoje!!! Acho que você não está agindo com sabedoria, já que gosta tanto de achar que a detém.

1
1

Vocês que tem problemas com a realidade e a verdade. Acham que mercado é conto de fadas. Preferem escutar conversinha e ficar na ilusão.

O que mais tem por aí é gente do teu nível, ou seja, iludido. 😂