Executando verificação de segurança...
15

Um desabafo sobre Micro SaaS e cultura Indie Hacker

Há mais de 10 anos atuo como desenvolvedor, principalmente com JavaScript, vivendo diariamente no fluxo de entregas, tickets do Jira e projetos corporativos. No meio disso tudo, tenho uma inquietação constante: a vontade de criar algo meu, um Micro SaaS que não só aumente minha liberdade, mas também seja uma realização pessoal. Mas como tirar isso do papel com uma rotina que inclui emprego em tempo integral, esposa e duas filhas pequenas?

Micro SaaS e Indie Hacking tem ganhado destaque entre devs como uma alternativa viável ao modelo tradicional de startups, permitindo criação de pequenos produtos digitais com estruturas enxutas, focados em nichos específicos. A promessa é tentadora: autonomia, flexibilidade e, potencialmente, uma renda interessante sem precisar abandonar o trabalho principal.

Na prática, porém, meu maior desafio é a gestão do tempo. O tempo que consigo dedicar ao meu Micro SaaS é fragmentado. São horas espalhadas aqui e ali, frequentemente interrompidas por tarefas domésticas, brincadeiras com as meninas e demandas familiares. É difícil atingir o tão desejado "flow" em sessões tão curtas e espaçadas. Mas percebo que, mesmo aos poucos, é possível avançar.

Outra luta constante é resistir ao meu próprio impulso de complicar as coisas. Como programador, minha tendência natural é gastar tempo demais refinando a ferramenta, buscando as melhores tecnologias e arquiteturas. Tenho que me puxar constantemente para simplificar e lembrar que o valor real está na solução entregue ao usuário final, não necessariamente na tecnologia por trás.

Outro ponto delicado que venho adiando é aprender sobre marketing e criação de conteúdo. Honestamente, não sou muito de redes sociais. Uso pouco o Instagram e o LinkedIn, e fico me questionando se devo me aventurar pelo X (antigo Twitter), onde muitos indie hackers encontram seu público. Vejo claramente que o sucesso de vários Micro SaaS depende bastante da construção de uma audiência engajada através de conteúdo relevante e consistente. Este é um desafio totalmente novo pra mim.

Minha motivação principal nem é financeira (embora seja uma consequência bem-vinda). Quero mesmo é liberdade. Poder trabalhar em algo que realmente gosto, que faça sentido para mim, e ter mais controle sobre como uso meu tempo. Não sonho necessariamente com o "grande sucesso", mas com pequenas vitórias que possam, pouco a pouco, transformar minha rotina em algo mais próximo do que sempre idealizei.

Se você também é desenvolvedor com rotina corrida, família, e se identifica com a minha realidade, talvez o caminho do Micro SaaS também seja o seu. O importante é começar, mesmo que de pouco em pouco, resistindo às distrações tecnológicas e investindo em aprender algo novo, como marketing e criação de conteúdo. Quem sabe assim, juntos, possamos construir a liberdade que tanto desejamos.

Esse é meu primeiro post aqui no TabNews e espero que tenham gostado. Estou pensativo se começo um Build-In-Public ou não. Pode ser uma oportunidade de me forçar a me comprometer mais porém pode dá um pouco de receio de não conseguir.

Se você leu até aqui, muito obrigado!

Carregando publicação patrocinada...
4

É, você descreveu praticamente a minha rotina também, sei exatamente como é esse tempo fragmentado e para mim isso é um tanto desmotivante as vezes. Tenho também o mesmo desejo de construir algo meu que possa me manter ou ajudar como um bom complemento de renda, mas me pego no impasse de tempo até mesmo pra estudar com qualidade, o que inclusive hoje é uma barreira pra mim até mesmo pra tentar aplicar pra vagas que ofereçam um condição melhor, mas como nosso amigo draygom comentou, não devemos desanimar, o importante é o primeiro passo, nenhum sucesso vem da noite pro dia. Obrigado pelo seu post, é de certa forma motivador saber que não estamos sozinhos, que a nossa essa luta e dificuldade também é a de outras pessoas.

0

Digo o mesmo, é bom saber que não estamos sozinhos. Realmente é entender que não temos todos as mesmas 24 horas e eu acreditei que tinhamos e por isso me culpei por muito tempo.

Obrigado pelo seu comentário

1
2

Cara, me identifico bastante, faz tempo que tento aplicar uma ideia em um micro SAAS, mas a falta de tempo por conta de 2 empregos, esposa e filha (bebê), complica muito. Tenho inveja da galera que em 6h coda um micro SAAS e lança, realmente ser intensamente interrompido durante o tempo programando, dificulta bastante.
Obrigado pela mensagem de motivação, realmente se não ir aos poucos, nunca passará de apenas uma ideia.

1

Excelente reflexão, acho que todo mundo passa por isso. Realmente a realidade da maioria das pessoas é esta mesmo, trabalho e vida social/família que consome seu tempo e energia que poderiam ser usados pra focar no tão sonhado projeto que vai te dar a sua liberdade definitiva. Mas não se desanime quando ver alguém fazendo sucesso com um projeto que a pessoa trabalhou nele sozinho, do código ao marketing e venda, pois muitas vezes essa pessoa não tinha opção, são pessoas que foram demitidas ou simplesmente largaram tudo para correr atrás do seu sonho e portanto, falhar não estava em seus planos, e também não fora com o primeiro nem o segundo projeto, essas pessoas provavelmente falharam muitas vezes até acertar.

Isso é um dilema pra mim, eu acredito que se eu tivesse tempo eu poderia construir algo assim mas não tenho a coragem suficiente pra largar o emprego e me jogar de cabeça, parece simples, tudo que eu precisaria era de uma reserva pra me manter por um ano sem precisar trabalhar e o resto aconteceria, mas na realidade é muito difícil tomar essa decisão, e acredito que é mais difícil ainda quando se tem família pra cuidar.

Nesses últimos anos eu aprendi uma coisa, você não precisa fazer isso sozinho, você pode arranjar um parceiro nessa jornada, ou mais de um, desde que vocês se complementem. Já ouviu falar da "master mind" ou "mente mestra"? é quando duas ou mais pessoas se juntam para um único proposito, mas vocês têm que se completar, não podem ser todos programadores. Arrume um amigo que manja de marketing, outro de vendas, outro de produto/negócio, assim você não precisa perder seu precioso tempo tentando aprender algo novo e pode focar no que você já sabe, e de quebra tem a motivação gerada pelas outras pessoas que vão te pressionar e vice e versa.

1
1

Parabéns pelo conteúdo, não conhecia o termo Indie Hacker. Realmente trilhar solo tem suas liberdades, mas também há desafio da auto disciplina e saber se está seguindo na direção mais coerente no desenvolvimento do Micro SaaS. Eu também passo por isso nas minhas iniciativas, uma coisa que procuro fazer para não me perder, é usar o Trello e ir listando todas as tarefas necessárias para concluí o projeto. Sigo naquele formato Kanban, mesmo que seja só eu mesmo interagindo. Hoje, ele tem sido a primeira coisa que abro do dia para poder mentalizar a minha organização. Boa sorte na empreitada!

1

Obrigado amigo, eu tenho feito algo parecido mas com o kanban do próprio github. Ajuda muito mesmo mas ao mesmo tempo é estranho ter somente eu movendo cards hahahaha

1
1

Acho que 90% do pessoal aqui no Tabnews vai se identificar com você. Eu, pessoalmente, me identifico. Não vou dizer que posso parar de tranalhar, mas atirando em vários alvos, consegui algumas receitas recorrentes, depois de 30 anos de buscas, entre SaaS teadicional, terceirização

1
1

O problema principal é a ideia. praticamente 100% das ideias que vi por aqui vão fracassar por que não são coisas validadas, são apenas ideias que entram na cabeça do dev e quase nunca tem utilidade escalável. Ou então, vão simplesmente clonando um de sucesso, comon esses milhares de robô whatsapp que surgiram aí. Aí tem o segundo problema para aquele 1% que atéteve uma. boa ideia e ele é o dinheiro, não adianta sonhar que vai postar em redes sociais que trará um monte de clientes, isso nao cai acontecer. Marketing é caro e sem ele é impossível. Voce queima 50mil, 100mil em marketing em uma semana se nao souber o que esta fazendo. Aqui na empresa eu diria que é a equipe que deu mais trabalho pra montar e é o departamento com o maior orçamento, até da equipe dev.

1

Interessante seu post e os desafios que enfrenta. Um dilema de muitos de nós. Estou focado em 2 projetos e estou em busca de parceiro que tenha experiência em dev p o negócio acontecer. Se tiver interesse, me procure.

0

Cara se você acredita no seu potencial, separa 2 hora por dia e cai de cabeça! Antes ser frustrado pela tentativa do que se arremepender de nunca ter tentado! Falo por mim antes ganhei dois seguidores a mais eheheh, mais visualização por algo que nem tinha ainda falta muita coisa para "refinar" mas o tempo nao permite isso, acaba que nesse meio tempo chegou muita proposta legal do tipo "voce bate o laterial toca a bola e faz o gol, ai a gente divide o resultado!" mas acredito que algum dia as propostas vão ser melhor ou algum pojeto de bom, mas se eu não tentar e não correr atras ninguem fara isso por mim! E meus projetos são basicos, simples, e me faz bem, codar eles, só por fazer, imagina se der bom! Ai é melhor ainda!! Eu acredite em você se organiza ai e tudo vai da bom!! Sucesso!!

0

vou deixar algo q vi que é ignorado pelas pessoas:
saude.

vc pode ter pouco tempo, ou tempo picado? sim.

mas e possivel que vc, como todo mundo, esteja desnutrido.

vou deixar alguns pilares oq eu tenho feito e ajudado muito, me dando VONTADE E FORCA de trabalhar:

a) comer 150 g de carne por refeicao
b) comer de 3 em 3 horas, comida ds verdade. os 150 g de carne, arroz ,feijao, legumes. POUCO, suficiente pra ter fome em 3 horas

c) injecao de b12
d) magnesio treonato (ansiedade, sono, energia e clareza mentais).

isso tem me dado paz , disposicao e energia para trabalhar academia, e resolver pendencias de casa que sstao ha anos (tralha, sujeira, bagunca)

1

Sensacional, algumas dessas eu tenho feito.

Uma coisa que melhorou minha vida foi cuidar do sono. Tenho apneia e após passar pelo médico minha vida mudou.

Excelente reflexão amigo