Executando verificação de segurança...
0

JAVA vs PHP - Duvída de carreira | Me ajudem?

Fala pessoal, estou com uma dúvida sobre qual caminho seguir na minha carreira.

Comecei com JavaScript e, como muitos que começaram depois de 2019, foquei no desenvolvimento front-end, devido à abundância de conteúdo sobre como o “JS” pode estar presente em todos os lugares.

Até três meses atrás, estava concentrado em JavaScript, trabalhando em uma empresa de publicidade e estudando quando chegava em casa. No entanto, fui demitido e precisei buscar um novo emprego. Como também estudo Análise e Desenvolvimento de Sistemas e tenho alguma experiência com PHP, comecei a procurar vagas nessa área e recebi alguns retornos. Fiz alguns testes e participei de 4 ou 5 entrevistas, sendo que a maioria delas era para trabalhar com PHP.

Hoje consegui um estágio na área de atendimento/suporte ao cliente, onde me prometeram a oportunidade de aprender e praticar PHP sempre que possível, já que a empresa cria sites usando o WordPress.

No entanto, estou percebendo que talvez não tenha essa oportunidade e acabei aceitando um emprego onde ganho muito menos do que ganhava antes, em uma área que já domino. Por isso, comecei a considerar outras tecnologias. Nos últimos três meses, percebi que o mercado oferece boas oportunidades para desenvolvedores juniores em PHP. Então, comecei a me interessar mais por PHP e Java. Atualmente, estou estudando um pouco de Java, principalmente através do YouTube. No entanto, apesar de não encontrar muito conteúdo novo sobre PHP, fico em dúvida sobre qual linguagem seguir.

Para ser mais específico, explico minhas motivações para cada linguagem e gostaria de ouvir a opinião de vocês:

Java:

  • Prós:
    Acredito que seja uma linguagem mais famosa.
    Acredito que ofereça mais oportunidades e um futuro profissional promissor (inclusive a possibilidade de trabalhar no exterior).
    Grandes empresas — acredito que possa ter um salário melhor com Java.
  • Contras:
    Meu nível de inglês é básico, mas planejo melhorar. No entanto, vejo muitas vagas de Java que exigem inglês avançado.
    Ambiente pesado — aqui estou me referindo ao ambiente para executar Java. IDEs pesadas, linguagem compilada que torna o processo de depuração/tratamento de erros mais lento do que em outras linguagens, como JavaScript, onde consigo visualizar os erros quase que instantaneamente no navegador.
    Método de ensino um pouco tedioso — muitas pessoas que ensinam Java falam de uma forma mais lenta e arrastada, tornando o aprendizado um pouco chato.
    Não vejo muitos projetos sendo desenvolvidos em Java, então não tenho muita ideia de onde ou com o que posso trabalhar. Observação: sei que Java é usado em desenvolvimento web, sistemas embarcados, servidores, etc., mas o que estou dizendo é que não tenho muitas referências no mundo Java além do mundo empresarial. (quem trabalha com java vai à entrevista de terno? 🤔)

PHP:

  • Prós:
    Acho mais fácil de aprender.
    Similar ao JS/React.
    Tenho curiosidade em aprender Laravel, por parecer ser algo muito atual.
    Fácil entrada no mercado como júnior ou estagiário.
    Menor número de tecnologias a dominar.
  • Contras:
    Não há tanto conteúdo disponível na internet. Embora digam que a comunidade é enorme e que se encontra tudo na internet, quase todo conteúdo que encontrei é sobre CRUD e é de alguns anos atrás. Tive muita dificuldade em encontrar coisas novas sendo desenvolvidas em PHP.

muita gente usa o exemplo de que o Facebook foi feito em PHP e de fato foi, no entanto, não acredito que seja usado até hoje por conta da escalabilidade que o projeto tomou… então esses exemplos não valem de muita coisa para mim.

Acredito que o salário seja menor do que em Java.
Acredito que as oportunidades sejam menores do que em Java, por exemplo, em termos de possibilidade de trabalhar no exterior (gostaria de ouvir suas opiniões sobre isso).
Mais vagas em empresas pequenas.
Trabalhar com WordPress realmente não é algo que eu queira, embora eu reconheça a capacidade do WordPress e os sites que ele pode gerar. No entanto, meu foco está mais no desenvolvimento do que em marketing.
Não tenho referências inspiradoras nessa área.

Em Java pessoas relevantes que sigo são: Lucas Montano, William Suane e Loiane Groner

  • Sei que são youtubers, no entanto, é onde tenho maior inspiração. Pessoas muitos fodas e inteligentes.*
    Coisa que no PHP eu não encontrei.....

Por favor, deixe sua opinião aqui abaixo, pois é muito difícil ficar com essa dúvida, porque uma hora vejo conteúdo de java e outra hora me pego com vontade de estudar PHP. Então quero saber sua opinião sobre isso de verdade.

Muito obrigado! Tmj pessoal.

Carregando publicação patrocinada...
1

Dica, foque em fazer bem as coias em qualquer linguagem! minha primeira experiencia profissional foi com java e eu só sabia PHP. O cara viu um crud aleatorio que eu fiz e era o que eles queriam, depois foi C# e eu só sabia PHP e Java. Hoje trabalho com python e de certa forma não importa pq eu faço sempre as mesmas coisas rsrs.

1

O meu problema é que penso muito no futuro, então minha dúvida é justamente por isso. Independente da linguagem que eu escolher, vou me aprofundar nessa linguagem e buscar fazer as coisas sempre da melhor forma. Acabo ficando em dúvida por que penso “E se eu me dedicar muito nessa linguagem e no futuro não encontrar emprego ou ver que a outra linguagem era mais relevante” Sabe?
Esse “medo” do futuro é que acaba comigo e quanto mais tempo fico com isso na cabeça, mais tempo eu perco…

2

faz sentido, pow de forma superficil a minha percepção é que trabalhar com java quer dizer ganhar bem e vender a alma pra isso( é tanto conceito e coisa pra entender) além de ter que trabalhar com legado durante muito tempo; PHP é loucura, eu me destaquei muito na carreira por saber PHP em ambientes que ninguem sabia mas tem muita gambiarra o que é chatão; de qualquer forma laravel ta top de mais. C# é vida eu recomendo.

1

Comecei com C# aprendi a lógica de programão em C# há muito tempo. Acho que como muitas pessoas entrei na programação com vontade de desenvolver games.

Você acha que Java é uma boa linguagem para procurar vagas como Junior? Acha que é “fácil” entrar no mercado?

2

Boa, esse é um ponto que não tinha certeza, se o objetivo é entrar no mercado rapido então alguns fatores podem ser considerados.

  • Determinadas regiões do país tem linguagens predominantes, como por exemplo em Macapá/AP é PHP.
  • Na grande são paulo deve ter de tudo
  • Voce pode pesquisar por uma determinada região caso queira trabalhar perto de casa e ver quais serão as linguagens presentes nos linkedins dos funcionários das empresas ao redor.
  • Das top 10 linkedin company 2022 - acredito que 98% usa java, os outros 2% são dependentes quimicos de java

reforço minha primeira opnião e complemento. se voce tiver um crud no ar as empresas não farão questão de saber qual tecnologia é, ou pelo menos n vai ser fator decisivo.

tbm reforço minha visão de que java é um caminho de sofrimento do qual eu fugi rs respeito quem é mais forte que eu, pode ser seu caso.

Então sim, java vai garantir um emprego mais rapido que PHP ou python ou C#.

O meu primeiro job carteira assinada foi com java, ganhava 1000, 2 anos depois quando sai tava ganhando 1150 rs. mas aprendi deveras então compensou

1

Eu particularmente recomendo java, pois oferece mais oportunidades futuras e resultados a longo prazo fora a baixa competição em relação a outras linguagens tão utilizadas quanto, mas com muitos novatos pela curva de aprendizagem menor.

1

Você acha que é fácil encontrar uma vaga de Java Jr hoje em dia? Logico, aprendendo ali o básico de spring, mvc e um pouco de aws, por exemplo...

Vejo algumas vagas Java Jr em comparação a vagas PHP Jr e o que me dá medo em java é que as empresas que pelo menos estão em meu campo de visão, são empresas "mais consolidadas" no mercado em relação às empresas do PHP.

Tu tem uma opinião sobre?

1

Eu iria de Java, de olho no Kotlin ... mas tudo tem um depende. Saber alguma linguagem ou já ter passado por uma é bem diferente de quem começa do zero. Eu comecei a estudar forte javascript, tive uma aventura em Java, mas não estava dando certo pq estava num treinamento, material defasado - isso é uma praga em qualquer linguagem ou treinamento -, acabei desanimando por não encontrar as respostas necessárias naquele ambiente, provavelmente foi meu medo por perder tempo em algo não tão fácil de implementar. No meio dos estudos com Javascript, mais um treinamento, Ruby on Rails ... olha, achei interessante, mas não fui aprovado. Enfim, 6 meses de estudos, deu pra notar que é preciso ter foco, ter uma base de lógica bem entendida e principalmente insistir.

1

Cara, estou com este mesmo pensamento. Andei dando uma olhada no Kotlin e gostei da linguagem. No entanto, não encontrei muitas vagas, acho que escolho java pela oportunidade de sair do país e ocasionalmente lá conseguir algo relacionado com Kotlin.

Muitos falam da dificuldade com Java, posso estar falando besteira, mas comigo essa dificuldade ainda não bateu… Pode ser porque eu não estou no completo zero, mesmo estando ainda no início.

1

Entendo muito, mano. Estou com essa mesma dúvida já faz alguns meses, só que comigo é um pouco diferente.

Quero muito me tornar um programador, mas não tinha decidido se ia ser web ou mobile. Depois de fazer vários projetos web e freelas, acabei vendo que já trilhei um caminho legal mesmo sendo iniciante e que gostava de web.

Agora, o maior problema: qual linguagem e framework escolher para o fullstack web?

FRONTEND: A primeira coisa que concluí foi que não tinha como escapar do JavaScript no front-end. Eu tinha que fazer parte dessa bolha gigante e comunidade fragmentada, que a todo dia cria novas tecnologias para resolver as mesmas coisas, e que a cada mil vagas tem 2 mil iniciantes se inscrevendo, assim desvalorizando os salários.

BACKEND: Os projetos que eu fiz até hoje foram em Node.js no backend. Mas, como falei, quero de alguma forma me prevenir desse mundo JS. Eu gosto muito dessa linguagem, mas esses problemas me perturbam. Então, agora estou nesse mesmo dilema: "Qual linguagem no backend?" Estou tentando escolher entre Java ou Ruby para o backend, mas ainda não consegui me decidir. Se alguém quiser dar suas opiniões sobre essas duas linguagens, ficaria muito grato.

Aqui estão os vídeos que me fizeram refletir bastante sobre esses assuntos. Observação: não foi por causa desses dois vídeos que comecei a duvidar da minha carreira. Há meses já estava incomodado com isso, eles só conseguiram expressar o que eu sentia.

https://youtu.be/Vvk08ZGdnuY

https://youtu.be/Qu6HkyoX2Wo

1

Cara, na sua situação. Vendo que você gosta de web, eu iria para Ruby. Por quê?…

Não tenho muita referência de sites utilizando java no backend, com certeza utilizo isso 24h por dia sem saber, mas as referências de sites “empresariais” que imagino ter java são bem lentos e feios... Mas com toda certeza estou errado aqui, então pense bem neste ponto.
Por que estou falando disso? Não devemos escolher uma linguagem pela estética se é feia ou bonita, é apenas uma linguagem, uma ferramenta. No entanto, ter uma inspiração é essencial para aqueles dias que estamos desmotivados e sim, todos passamos por esses dias. Então eu me baseio muito em inspirações.

Estou fortemente indo para o java por conta da sua capacidade de estar na web e em sistemas embarcados. Sem falar que estou de olho em kotlin também, mesmo não vendo muita vaga por aí.
Tenho a vontade de sair do país, vejo que a maioria das pessoas que sai é programando em java e o país que as pessoas mais vão é Holanda… Não sei inglês e isso me dificulta um pouco, tenho 27 anos então sei que não entro em uma bigTech da vida, mas analisando os obstáculos, na melhor hipótese, se eu conseguir estudar inglês e conseguir uma vaga java, acredito que consiga uma melhora de vida considerável.

Então é esses os motivos pelo qual estou escolhendo java.

Não tenho muita opinião sobre ruby, mas caso esses pontos de java que citei não fossem relevantes para mim eu iria de ruby, visto que tem vagas para ruby da mesma forma que tem para php.

Minha maior motivação hoje em relação à java é ter a oportunidade de morar fora do país, poder migrar para o kotlin com maior facilidade (mesmo sabendo que seria melhor já focar nele desde o começo).

1

Ótimas dicas, mt obgdo! acho que me falta mais experiência e estudo para entender melhor os fundamentos de cada linguagem, oq ela pode entrgar melhor e etc, assim como no seu exemplo de java sobre sistemas embarcados. Espero que com o tempo isso se torne algo mais natural e uma escolha mais lógica e não aquelas fases onde vc precisa escolher uma classe em um jogo e depois de estar nivel alto, se arrepende kkkkk

1

Exato! Mas olha, uma coisa que vejo ouvindo de muitas pessoas, inclusive aqui mesmo já ouvi algumas pessoas dizerem é: Qual o problema de aprender uma e no futuro trocar…

Na minha cabeça vale muito mais focar em uma só e caso surja a oportunidade no futuro troco de linguagem, do que estudar uma linguagem para entrar no mercado e sempre tendo na cabeça: “agora quero mudar”, entende?

Porque vou estudar algo que sei que no futuro largarei para ir para outra linguagem, sendo que é mais fácil eu começar a estudar essa linguagem e me aprofundar. O tempo que levo estudando uma coisa posso estar me aprofundando em outra.....

Olha eu estava desempregado e buscando muitas vagas. Em 1 mês entreguei mais de 500 currículos em todas as plataformas de vaga que você imaginar. Se somar tudo acho que foram uns 800.

Consegui uma vaga de estágio e embora não seja muito, ganho 1200 reais por mês.

Isso me traz mais segurança (não muita, pois sou estagiário) mas ainda, sim, mais segurança do que estando desempregado.

E por esse motivo me fez ter dúvida sobre qual linguagem seguir.

Se eu estivesse desempregado hoje ainda, com toda certeza seguiria no PHP

Mas como tive esse “tempo para respirar” estou considerando focar em algo que talvez me traga mais retorno futuramente do que focar em algo que me traga algo rápido.

Então antes de tomar uma decisão baseada em minhas palavras, para e pensa em qual momento da vida você ta hoje. Veja se é viável uma oportunidade de emprego rápida hoje ou se você tem a possibilidade de pensar no futuro.

Dependendo do resultado dessa reflexão… Ai você escolhe seu caminho.

Espero que essas sejam sabiás palavras e espero que te ajudem meu amigo. Boa sorte para nós!

2

Ajudou sim, amigo! No momento, estou estudando em uma faculdade pública, então meio que não tenho gastos. Pelo contrário, eu recebo para estudar por causa das bolsas de extensão, e assim por diante. Também faço alguns projetos aqui e ali, mas não é muito e, na maioria das vezes, é mais para o portfólio. No momento, minhas habilidades estão assim:

Frontend web: stack padrão web e algumas tecnologias adicionais. Com elas, consigo criar praticamente qualquer layout que não seja muito complexo.

Backend web: quase nada, kkkk! Fiz alguns projetos usando Node.js, mas foi com muita dificuldade e ajuda.

Então, como pode perceber, ainda não "perdi tempo" aprendendo uma linguagem no backend. Por isso, estou desesperado para escolher "a classe certa" para começar com tudo e sem aquelas dúvidas que nos desmotivam. Acho que o maior dilema das pessoas que não têm nenhum problema em estudar e se esforçar é o medo de estar fazendo algo errado ou perdendo tempo. Nem todo mundo entende esses nossos problemas de querer tantos pontos de vista sobre determinadas coisas ou de querer ter pelo menos uma certeza antes de começar. Sabemos que o esforço é garantido, a única pergunta é: "Vai valer a pena?"

Respondendo agora e desculpe pelas redundâncias, acho que vou focar apenas no frontend (não tem jeito, a bolha JS+React não dá para escapar no frontend) e vou flertar com o backend ao mesmo tempo, enquanto já vou me certificando de qual linguagem escolher. Farei muitas horas de pesquisa, haha! Minha meta é, de alguma forma, tentar me prevenir. Vou explicar, se me permite:

Como mencionei, no frontend não tem jeito, mas mesmo assim não descarto a possibilidade de me candidatar a vagas de frontend, vai que né...

Agora, posso tentar de alguma forma me prevenir com o backend, escolhendo uma linguagem que tenha uma boa quantidade de vagas, um salário bom e menos concorrência em comparação com o JS. Com isso, posso me candidatar a vagas de backend tendo uma certeza maior e, futuramente, me candidatar à minha meta, que é o fullstack.

Então, por isso a pesquisa densa, saber qual linguagem de backend combina com o frontend (stack padrão: HTML, CSS, JS, React...) e que tenha pelo menos características próximas dessas:

Tenha uma boa quantidade de vagas, um salário bom e menos concorrência em comparação com JS.

E para isso, existem várias opções... Java (Spring Boot), Ruby (Rails), C# (.NET), Python (Django)...

É isso, acabei falando demais kkkk! Acho que depois vou postar isso no tabnews como uma publicação. Obrigado pela atenção!

1

Olha!
Vamos lá!

Quer emprego rápido, mas não ganhando tão bem assim?
PHP. PHP move 80% da web, isso quer dizer muita coisa boa!
E ta cheio de vagas. Se saber algo mais legado ganha mais :)
80% da web é emprego até morrer kkkk

Quer um emprego melhor?
JAVA, java ainda domina o corporativo e sistema por ai,
Aqui no Brasil tem bastante vagas JAVA.

Sobre CRUD. Desculpa te informar. TUDO é CRUD!
A coisa nova tem CRUD lá! Quando não é mais de um CRUD na coisa "nova".

WordPress domina mais de 50% da WEB.
Você pode vender plugins, templates e vender outras coisas relacionadas!

1

Exatamente esse ponto onde "tudo é CRUD" que quero tocar.
O que me inspira fazer um CRUD em PHP ao invés de JAVA. Entende?

Embora muita gente possa não concordar, mas inspirações são essenciais na carreira de uma pessoal. Então quando vejo apenas coisas antigas e coisas antigas em Java, obviamente começo a ir para o lado de java. Por que PHP parece, sim, ser mais rápido para conseguir emprego, mas e la na frente? Onde posso trabalhar? Existe evolução na carreira em PHP? Esse é meu ponto, com Java pode ser a mesma situação, no entanto, o futuro que o java me faz enxergar é a possibilidade de sair do país, mesmo que eu nem consiga isso, mas é algo que me motiva ficar no java e não no PHP.

Sobre WordPress, realmente sei a capacidade que ele tem, mas também sei que não preciso escrever uma linha de código sequer para trabalhar com WordPress. Poderia se quisesse? Sim. Mas não é viável, o tempo que uma pessoa leva para escrever um código PHP outra leva o mesmo tempo para elaborar um layout arrasta e solta… Então, não acredito que seja muito viável.

1

mas inspirações são essenciais na carreira de uma pessoal.

Inspirações são importantes no começo, depois é disciplina!
Se for esperar apenas por inspiração, não se faz nada nunca!
Na minha visão é um pouco bobo essa visão. Parece visão de piá de prédio
Eu sou da roça, trabalhei colhendo fumo(esse mesmo fumo de cigrarro)
A inspiração era pagar as contas pra não passar fome! kkkkk

O que va mover alguém sempre pra frente é a disciplina.
Inspiração só move no começo!
E nem to dizendo que não é bom ter,** é bom sim.** Mas isso passa logo no começo.

O que me inspira fazer um CRUD em PHP ao invés de JAVA. Entende?

Quem sabe não passar fome e ter um teto? kkkkkk

Existe evolução na carreira em PHP

O que quer dizer com evolução?
Toda carreira de programador quase sempre é a mesma:
Estagio, jr, pleno, senior, depois de senior aqui pode mudar.
Ai depende do que a pessoa quer, ela pode ser gerente, de projeto,
gerente se setor ou subir mais ainda pra diretoria

java me faz enxergar é a possibilidade de sair do país

Se PHP domina 80% da web e tudo esta dirigindo pra ser web.
Como que PHP não da possibilidade de sair do Brasil?
Não tem lógica kkkk

não preciso escrever uma linha de código

Se você trabalhar com front eu concordo.
Mas é no back que esta o dinheiro!
Por isso falei de plugins, manutenção e tal.

Claro, se você quiser ser empreendedor/freelancer!
O que nem todo mundo quer!

1

Uma coisa importante!

Nada te impede de começar com um e mudar pro outro mais tarde!

Você pode começar com o que da emprego e experiencia mais rápido.
Mesmo que ganhe menos e depois já com experiencia e bagagem mudar pra outro.

Isso acontece muito alias!

1

Leva uma coisa pra vida: A inspiração é a mãe do fracasso, se você depender de inspiração pra qualquer coisa pode ter certeza que você não vai conseguir. Em um dia você fica inspirado pra fazer algo, e nos próximos 300 essa inspiração não aparece.

Só você pode tomar essa decisão, além do mais você não precisa ficar preso a uma ou outra linguagem, vá experimentando! E assim que escolher uma pra focar, vai com disciplina e constância porque são elas que vão te fazer aprender.

1
1

Fala Rafael, blz?
Eu estive na mesmíssima situação há 1 ano e meio.

Comecei a minha carreira em janeiro de 2020. Era uma empresa que focava em diferentes serviços, como criação de sites em Wordpress e desenvolvimento de sistemas próprios... Sou muito grato pela oportunidade que tive lá, aprendi muito (quebrei bastante a cabeça kkkkkkk)
Vamos lá, o PHP é relativamente fácil de aprender. Ele te dá uma noção de POO, e isso é bem importante na área. Além disso, nesses sistemas próprios eu trabalhei com 2 frameworks, o CodeIgniter e o Laravel. Foi muito bom entender como funcionava um framework e com o Laravel eu passei a construir minhas primeiras API's. Sobre trabalhar com Wordpress, não desejo pro meu pior inimigo kkkkkk.

Mas sendo sincero, não era algo que eu via tanto futuro. Na minha percepção, os códigos PHP sempre eram bucha. Difícil de se achar em um projeto legado. Esquece debug quando você trabalha com PHP kkkkkk é só no echo "aqui". Além disso, eu via colegas meus trocando de emprego para grandes empresas (eles tinham iniciado a carreira com Java) e também sabia da existência de boas empresas na minha cidade que trabalhavam com Java.

Por isso eu comecei a pesquisar vagas nessa stack. Depois de uns meses troquei de emprego e fui pra uma empresa que usava JavaEE. E o que eu vi foi mais do mesmo. O código não era tão organizado quanto eu pensava, mas era legado, então OK sabe. Mas foi nesse lugar que eu aprendi a debuggar um código, passar linha por linha, entender o que estava acontecendo... Curti demais o aprendizado. E aí eu pergunto, qual tua sensação ao estudar o Java? Você curte?

Depois que me identifiquei com a linguagem, mudei novamente de empresa, e agora uso coisas mais novas, como Spring. Estou contente e gosto do que faço. Sem contar que como estou mais acostumado com Java, consegui pegar mais fácil outra linguagem tipada que é usada aqui na empresa, o Golang.

Acredito que consegui dar meus 10 centavos.
Abraço!

1

Cara embora eu não tenha experiência profissional como Dev, muito menos com PHP é exatamente o que enxergo com essa linguagem.

Cara, acho muito legal a proposta do Laravel, vejo vídeos sobre CakePHP e confesso, tem horas que bate vontade de estudar a linguagem.

Quanto ao java eu já coloquei na minha cabeça que minhas primeiras oportunidades com toda certeza serão com sistemas legado. No entanto, é onde vejo mais futuro e sem falar que embora o código seja legado, acredito que o pagamento seja maior por trabalhar com algo que pouca gente tem vontade de trabalhar.

Estou indo para java por causa dessa “complexidade”, pois acredito que aprendendo java corretamente, me trara mais facilidade para migrar no futuro para um Kotlin, Go e até mesmo para um PHP.

Você pode falar um pouco mais sobre sua experiência com JavaEE? Tem algum projeto que você participou que acha legal falar?

1

Trabalho a 2 anos com o Java e apesar de ser um pouco mais verboso, adoro essa linguaguem e a sua evolução. Tem muita vaga tbm, ja PHP eu acabo não vendo essa crescente. Sou desenvolvedor Fullstack trabalho com Java e React. Indico muito.

1

Sua entrada no mercado foi com Java? Sei que cada caso é um caso, mas o que você achou e acha sobre o mercado Java e o Futuro. Você enxerga oportunidades trabalhando com java?

1

Opah, sim maninho entrei desenvolvendo em Java. Sempre tive dificuldades com o Back-end e ate hoje enfrento meus gaps kk mas o Java esta evoluindo e é muito usado ainda, se voce der um google vai ver que as empresas grandes tem um java no meio. O Netflix utiliza Java por exemplo, então eu acho que vale muito. Essas novas versões do Java esta melhorando muito a sintaxe, isso é ótimo. Espero ter ajudado, php como comentei nao vejo muita vaga mas no LinkedIn ta lotado de Java. Abração

0

Não estou com tempo para dar uma resposta melhor, e sempre falo que você deve decidir por você e não contar com pessoas aleatórias na internet porque elas não perderão nada com a sua escolha, ou até acham que ganharão se você for mais um para a bolha delas.

O que eu posso ajudar é que acho seus prós e contras, em sua maioria, não fazerem sentido ou não compartilho da sua percepção, em alguns casos vejo o exato oposto. Então se vai decidir baseando-se nelas ou em sugestão de pessoas que não tem compromisso como você, pode jogar uma moeda que o resultado pode ser tão bom quanto.

Eu me aprofundaria mais, e tomaria uma decisão em fatos reais e que são relevantes. O que pode abrir portas para outras coisas.

Ou pode ser escolher o que gosta mais, o que muitas vezes é o que funciona, mesmo sendo uma escolha tecnicamente pior.

Só reforço para não confiar na sua percepção. Ela provavelmente te levará para seu gosto, só que não ache que foi uma decisão técnica.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Se eu escolhesse a linguagem que eu mais gosto então continuaria com Javascript indo para Node e React.

Não gosto muito de pessoas que ficam em cima do muro. Não me importo se as pessoas querem me levar para a bolha tech delas, a questão é que quero pontos de vista diferentes sobre as duas tecnologias e no final tomar minha própria decisão.

Se você tem uma percepção diferente sobre meus prós e contras fico feliz em te ouvir, pois isso me dará uma nova percepção sobre a cultura por volta das linguagens.

Fale seus prós e contras.
Se coloque em meu lugar.
Imagine qual decisão você tomaria e por quê.

0
1