Executando verificação de segurança...
3

Acho importante trazer dados. Uma breve pesquisa no Google me levou a um artigo no Wikipedia sobre Jornada de trabalho. Pode não ser uma referência excelente, mas ele traz dados de que a jornada de trabalho diminuiu com o avanço da tecnologia:

Com a revolução industrial veio um aumento do tempo de trabalho durante o ano, entre outros fatores pela iluminação artificial e o êxodo rural. Nos Estados Unidos, a jornada média era de 70 horas semanais ao fim do século XVIII, de 60 horas ao fim do século XIX, e de 50 horas no início do século XX. Em 1926, a Ford e outras empresas adotavam uma jornada de 40 horas. Em 1938, o presidente Franklin Roosevelt sancionou uma lei estipulando uma jornada máxima de 40 horas, sendo a média à época de 42 a 27 horas de acordo com o setor. No século XXI, na França a jornada é de 35 horas. No Brasil, a jornada de trabalho é regulamentada na constituição de 88 e pela CLT, sendo o limite normal 8 horas diárias, correspondentes a 44 horas semanais.

Carregando publicação patrocinada...
1

A contradição ainda existe visto que nossa evolução tecnológica avançou em muito desde os períodos de 70h, um outro colega mencionou sobre trabalho vivo e o trabalho morto que poderia reorganizar os trabalhadores justamente para trabalharem menos

1

Não existe contradição se a jornada de trabalho diminuiu conforme a tecnologia avançou. E outro ponto, existe o debate da tecnologia causar demissões em massa no futuro por não precisar mais de humanos trabalhando. Você sabe me dizer se o tecno-capitalismo considera isso positivo ou negativo?

Apenas para dar um exemplo: com caminhões autônomos ganhando mais espaço, isso pode causar o desemprego de caminhoneiros.

Me parece que o termo para isso é technological unemployment (desemprego tecnológico).

1

Mas está aí! uma pessoa não deveria trabalhar de caminhoneiro, não é um trabalho qualificado. Uma coisa que o capitalismo produz são funções alienantes de trabalho. Talvez seja positivo que a tecnologia ocupe áreas que possam ser automatizadas e nos deixe livres para tarefas criativas, ténico-cientificas, investigativas, administrativas, artisticas, curadoras e educativias.

1

Como pode você defender igualdade mas rebaixar o trabalho de caminhoneiro apenas por não necessitar estudos. Você acha que em um outro sistema não teríamos caminhoneiros? Os caminhões já seriam inventados autônomos?

1

Não desqualifico os caminhoneiros, penso que lixeiros, entregadores de comida como qualquer outra classe não deveria receber salários muito diferente das demais funções. Me refiro ao projeto de sociedade na qual estamos inseridos. O capitalismo introduziu o trabalho alienante e muitas vezes produzindo demandas artificiais.